quarta-feira, 24 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4573: Tabanca Grande (154): António Tavares, ex-Fur Mil da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72

1. Mensagem de António Tavares, ex-Fur Mil da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72, com data de 12 de Junho de 2009:

Caros amigos,

Acabei de ler vários escritos sobre a Guiné que desconhecia existir em blogue.
Parabéns aos autores pelas fotos, textos e suas memórias.
Obrigado por me terem lembrado e visto HOMENS, alguns já falecidos.

Em 1970/72 estive em Galomaro, dentro e fora do arame farpado tendo viajado por Bafatá, Bambadinca, Nova Lamego, Saltinho e muitas tabancas.

Tive sorte de nunca ter dado um tiro apesar de ter estado sob fogo e tido muitos sustos!

Amiga G3 saíste da minha mão virgem e limpa conforme te recebi e com toda a certeza que me agradeceste o descanso que te dei durante 23 meses embora muitas vezes estivesses engatilhada para me ajudar!

Amiga G3 foi desumano o transporte para Bambadinca dos nossos amigos defuntos caídos na emboscada da noite de 01-10-1971... e no regresso trazer 6 urnas para reserva...
(*)

Amiga G3 vamos pertencer a uma Tabanca Grande, diferente das outras onde estiveste mas é bom recordar a História e Estórias dos ex-combatentes.

As histórias:

- Assisti no mercado de Bafatá à algazarra e disputa dos guineenses para comprar por 2$50 pesos uma iguaria que era uma enorme cabeça de macaco.

- O cão no Batalhão que uivava antes do hastear e do arriar da bandeira.

- Tratava todos pelo nome mas o Comandante do Batalhão reuniu os Oficiais e Sargentos para dar uma reprimenda porquanto os Soldados tratavam-se pelo número e não pelo nome.

- O Gen Spínola dizia que os nossos Soldados eram os melhores do mundo mas não tinham comandos à altura deles.

Enfim!… a guerra não era minha/nossa - milicianos - e infelizmente cheguei à triste conclusão de que os serviços prestados àquele bom Povo foram em vão.

Envio uma fotografia do nosso 16.º Convívio, na Covilhã em 06-06-2009, agradecendo a todos os meus ex-camaradas as alegrias e tristezas compartilhadas e passadas juntos.

Com um abraço do,
António C S Tavares
Fur Mil SAM
CCS/BCAÇ 2912
Galomaro
1970/72



2. Mensagem resposta enviada ao nosso camarada Tavares no dia 13:

Caro Camarada
Obrigado pelo teu contacto
Depois de lermos o que escreveste, só podemos convidar-te a aderires à nossa Tabanca Grande, assim se chama o nosso Blogue.

Como poderás verificar pela nossa apresentação, no lado esquerdo da nossa página, somos uma tertúlia de ex-combatentes da Guiné que mais não quer que deixar estórias, ou histórias, contadas na primeira pessoa, aos nossos vindouros, para que a nossa memória não seja esquecida. Não nos move sentimentos de saudosismo, mas não queremos ser esquecidos. O nosso sacrifício pode ter sido em vão, na realidade aquela terra não era nossa, mas não temos que nos envergonhar por termos respondido à chamada.

A prova de que não deixámos inimigos na Guiné, hoje Guiné-Bissau, é a maneira como somos recebidos, mesmo por aqueles que nos combatiam.

Caro camarada, se quiseres contribuir com as tuas histórias e as tuas fotografias, manda-nos uma foto do teu tempo de tropa e outra actual, tipo passe de preferência, em formato JPEG.

Vendo a fotografia de grupo que mandaste, julgo reconhecer um amigo que está à direita da foto, com calças claras e cabelo branco. Será o Francisco Figueiredo, ex-Fur Mil?

Caro Tavares, somos quase vizinhos, moro em Leça da Palmeira e devo ter sido teu contemporâneo nas Caldas da Rainha (Abril de 1969/6.ª Companhia do Cap Curado). Fui para a Guiné em Abril de 1970 e regressei em Março de 1972. Estive 22 meses em Mansabá.

Fico a aguardar as tuas notícias.
Um abraço
Carlos Vinhal
Co-editor do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné


3. Mensagem de António Tavares com data de 17 de Junho:

Caro Carlos Vinhal,

Agradeço o convite, que desde já aceito!

O Francisco M L Figueiredo, ex-Cabo Escriturário, foi um dos camaradas do Porto que reuni dentro de uma tenda fechada - o depósito de bebidas - para festejar o meu aniversário… e saímos todos muito alegres e contentes que foi preciso levarem-me ao abrigo e deitarem-me... tal foi a festança!.

Apesar dos maus momentos passados gostei da Guiné pelo que vi, ouvi, senti e aprendi com os guineenses e todos os que não queriam aquela guerra mas foram obrigados a ir.

Tenho lido algumas coisas sobre a Guiné e sou associado da A.P.V.G. e da Liga dos Combatentes, respectivamente com os n.ºs 21 898 e 63 146… o que desconhecia era o vosso blogue e o que os seus diversos escritos fielmente descrevem.

Fui incorporado, no R.I. 5, Caldas da Rainha, na 4.ª Comp.ª, com o n.º 615/69, em 08JAN69.

Nasci em 13JUL48, sou reformado, casado, moro na Foz do Douro e trabalhei no Porto e em Matosinhos numa Companhia de Seguros.

Fui sócio do Leixões SC e no campo de Santana assisti a tiros num jogo entre o Leixões SC e o Sporting CP e à queda de neve noutro jogo com o Vitória Guimarães.

Estudei na Escola Industrial e Comercial de Matosinhos, actual João Gonçalves Zarco.

Com este historial de pessoas, entidades e localidades é quase certo que já nos cruzamos aqui ou na Guiné onde estive, 23 meses e 22 dias, de 01-05-70 a 23-03-72.

Um abraço do,
António C S Tavares


4. Mensagem de CV para António Tavares no mesmo dia:

Caro camarada
Ao olhar a tua foto actual, pensei, conheço esta cara perfeitamente. De repente fez-se luz. Eras funcionário da Companhia de Seguros existente na esquina da Rua Brito Capelo com a Rua Tomás Ribeiro. Fui vosso segurado durante muitos anos. Conheço o vosso colega A. O. desde infância.
Somos contemporâneos da Escola Industrial e Comercial de Matosinhos, mas não tenho presente como eras então.
Eu era do Curso de Formação de Montador Electricista e entre outros tive como colegas, o João (bébé do Leixões), julgo que ex-combatente da Guiné; o Veiga Pereira que jogou hóquei no Leixões, ex-combatente na Guiné (CCAÇ 2405); Carlos Veiga, que morava em frente ao Campo de Santana, primo do outro Carlos Veiga que jogou no Leixões e no Sporting; António Maria, que mora agora em Leça da Palmeira, ex-combatente na Guiné (Esq Rec Fox 2640); Lima Ferreira, ex-combatente na Guiné (BENG 447) e o Soeiro, julgo que também ex-combatente na Guiné. E mais não lembro.

Sou da segunda incorporação de 1969 das Caldas, como já te disse e depois fui para Vendas Novas. Ainda fiz Minas e Armadilhas, fui parar à Madeira 4 meses e finalmente 23 na Guiné.

Caro Tavares, não prometo apresentar-te à tertúlia esta semana, porque tenho isto tudo numa barafunda por causa do encontro de sábado, mas para a semana ficas apresentado.

Um abraço e muito obrigado, mais uma vez, por te teres dirigido a nós
Carlos Vinhal


5. Mensagem do dia 20 de Junho de António Tavares:

Caro Vinhal,

Com tantas coincidências tinha a certeza que nos conhecíamos!

O A.O. foi meu colega de trabalho e de estudos, à noite no SPI, na Escola Comercial Oliveira Martins, na Rua do Sol, no Porto… como via mal ficava à frente e tapava a visão aos outros colegas! (1)

Eu tenho o Curso Comercial e frequentei uma turma mista, naquele tempo havia diferenciação nas escolas – femininas e masculinas!

Na Comercial as meninas ficavam nas carteiras da frente e só depois os rapazes.
A escola Industrial e Comercial estavam divididas pelo edifício da antiga Biblioteca Florbela Espanca, onde estava o Director Eng Machado Gouveia, e um palacete na Rua Conde Alto Mearim – Comercial - e posteriormente unificou-se no actual local.

O jornal Matosinhos Hoje n.º 617, de 29-06 a 05 de Julho de 2005, trazia um suplemento sobre os 50 Anos da Escola Industrial e Comercial de Matosinhos, actual Escola Secundária João Gonçalves Zarco, onde constam várias histórias de alunos e o nome de conhecidos professores, contínuos e alunos.

Agradeço a substituição da foto da recruta por esta até porque foi tirada no dia do meu aniversário, conforme escrito no verso, antes da festança descrita no anterior e-mail.

Um abraço e um óptimo convívio,
António C S Tavares


6. Comentário de CV:

Caro Tavares, sê bem-vindo à nossa Tabanca.
Podes instalar-te à vontade. Poderás verificar que o Concelho de Matosinhos, em particular, e o Grande Porto, de modo mais abrangente, estão muito bem representados no nosso Blogue. Estás portanto em família. Não quero com isto dizer que os outros camaradas não mereçam a nossa especial amizade. Claro que sim. Não diferenciamos, sexos, postos militares, antigos e actuais, idade, habilitações literárias, posições na sociedade e tudo o mais que possa interferir numa saudável e franca camaradagem. Une-nos mais que qualquer outra coisa o termos pisado o chão da Guiné, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Ter sido grande operacional ou Escriturário não faz grande diferença. Cada um viu a Guiné e a Guerra conforme o local, época e especilaidade. Todas as experiências são válidas.

És nesta tertúlia, mais um camarada que conheço de longa data, curiosamente não me lembro de ti na Escola, porque como descreves, ela estava dividida em dois edifícios, tu num lado e eu noutro, mas lembro-me de te ver no teu local de trabalho, onde ia com alguma frequência.

Lembro-me perfeitamente do Director Eng.º Machado Gouveia, substituído, aquando da inauguração do edifício actual, pelo Dr. Fortes Lima, que curiosamente tinha ido de Director de uma escola secundária de Bissau para Director da Escola de Matosinhos. Ouvi muitas histórias da Guiné contadas por ele, sem imaginar que um dia iria lá parar.

Sobre o teu Batalhão há alguns postes já publicados por camaradas teus. Para procurares, basta que na janela de pesquisa escrevas "CAÇ 2912" e clicar em Pesquisar no Blogue.

Caro Tavares ficamos à espera das tuas histórias, mesmo sem tiros, eu também não disparei contra ninguém, felizmente.

Recebe, da tertúlia, o abraço fraterno de boas-vindas, do qual sou portador, para ti.
CV

(1) - O nosso comum amigo A.O. mede só 2,04 metros de altura. Eu e o Tavares pouco mais somos que pigmeus junto dele.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 12 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2529: PAIGC: Emboscada a forças do BCAÇ 2912, na estrada Galomaro-Bangacia (Duas Fontes), em 1 de Outubro de 1970 (Luís Graça)

Vd. último poste da série de 18 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4550: Tabanca Grande (153): Cherno Baldé (n. 1960), rafeiro de Fajonquito, hoje engenheiro em Bissau...

6 comentários:

Unknown disse...

Tavares impressionou-me a forma como te apresentaste nesta tabanca.
Por incrivel que pareça, já nos devemos conhecer desde pequeninos. Até 71 quando fui p/ Guiné, depois fiquei por Lisboa.
Bastará consultares o meu perfil a partir da m/foto.
Um abraço muito grande, bem vindo sejas.
Carlos Filipe
ex CCS BCaç3872 - Galomaro/71
galomaro@sapo.pt

Juvenal Amado disse...

Tavares
Quando encontramos um camarada que passou por Galomaro, é como se encontrassemos uma pessoa da mesma terra no estrangeiro.
Eu sou do Bat 3872 que te foi render.
Também já cá tinhamos o Vasco Joaquim que pertenceu à tua companhia.
Bem vindo e um abraço
Juvenal Amado

Anónimo disse...

Olá Tavares , um grande abraço para ti, e ainda bem que apareceste para te juntares a nós.
Vasco J Joaquim da CCS/BCAÇ 2912

Unknown disse...

Caro Tavares
Oportunista como sou, venho deixar-te uma mgs. Estás próximo da nossa outra Tabanca, a de Matosinhos, onde todas as quartas-feira, a partir do meio dia se reune uma cambada que nem imaginas. E alguns são Galomarenses.
Aparece.

Antonio Tavares disse...

Camarada,

Ontem - Domingo - fui comer umas sardinhas à Marisqueira da Av.Serpa Pinto, junto à dos Pobres.

Trabalhei aí 22 anos; o meu pai era Matosinhense!

Concerteza que vos vou visitar, mas tenho de saber onde é o encontro.

Um abraço.

Unknown disse...

Caro Tavares
Não tem que enganar
Restaurante Milho Rei, na esquina da Herois de França com a Av. da Republica, aí em Matosinhos.
Quartas feiras, todas, a partir das 11,30 já lá está malta na bicha com medo que as sardinhas nao cheguem.
Esperamos-te. Entretanto vai dando uma vista de olhos pelo nosso blogue Http://tabancapequenadematosinhos.blogspot.com/ para te ires aclimatando.
Um abraço