quinta-feira, 9 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4659: Parabéns a você (12): Dia 9 de Julho de 2009 - Joaquim Peixoto, ex-Fur Mil da CCAÇ 3414 (Sare Bacar, Cumeré, Brá, 1971/73)

Guiné > Zona Leste > Contuboel > Tabanca dos arredores > CCAÇ 2479 (1968/69) > Um instruendo, de etnia fula, cuja identificação se desconhece... A placa rodoviária assinala alguns das povoações, mais importantes, mais próximas, incluindo Sare Bacar (39 km), mesmo na fronteira com o Senegal (vd. carta de Paunca), onde esteve o nosso aniversariante de hoje, o Joaquim Peixoto, professor do 1º ciclo do ensino básico... É uma pequena lembrança dos nossos editores que aproveitam, para lembrar ao Peixoto, a necessidade de ele mandar "notícias e fotos" lá da terra (Sare Bacar)... Parabéns ao Peixoto que entra para o Clube dos SEXA, Suas Excelências.

Foto: © Renato Monteiro (2007). Direitos reservados


1. Hoje dia 9 de Julho de 2009, entra no clube dos sex... agenários o nosso camarada Joaquim Peixoto (*), ex-Fur Mil da CCAÇ 3414, Sare Bacar, Cumeré, Brá, 1971/73.

O nosso camarada Joaquim Peixoto não foi apresentado formalmente à Tertúlia, já lhe fiz ver que é considerado clandestino, mas foi um dos presentes no nosso Encontro deste ano em Ortigosa.

A propósito da sua presença no nosso Encontro, fez estas declarações:

20 DE JUNHO DE 2009, Quinta de Paúl, Monte Real, Leiria

Dia inesquecível para mim!

Foi a primeira vez que partilhei um convívio com antigos camaradas da Guiné. Tive imensa pena de não encontrar camaradas da minha CCAÇ 3414.

As lembranças, boas e más, de uma guerra já passada vieram ao de cima e acordaram um turbilhar de ideias que pairavam na minha cabeça.

O mau, vivido num clima de medo a uma temperatura quase em ebulição, onde um rebelde e intruso mosquito teimava em picar as nossa peles ainda tão tenras, quase de meninos... Um barulho estranho, no sussuro da noite, despertava-nos dos nossos sonhos quase infantis. Um numero infinito de vivências e emoções estão guardadas na caixa negra do nosso ego.

Esse mau deu lugar a uma alegria imensa, onde pude recordar os bons momentos (que também os houve) e partilhar com os camaradas as experiências vividas há mais de 30 anos.

Foi um emaranhado de emoções, foi um recordar de situações, foi um convívio magnífico cheio de calor humano.

As conversas convergiam no mesmo sentido: A GUINÉ. Outros assuntos não tinham aqui lugar.

De longe a longe, parecia que o cheiro a terra barrenta nos entrava pelas narinas e recordava o cheiro inegualável de Bissau, Bafatá, Sare Bacar e tantas outras...

Cerrando os olhos, por breves momentos, as formas perfeitas das bajudas apareciam como num ecrã virtual.

Foi bom. Foi perfeito. Espero voltar.

Obrigado a ti, Luis Graça. Obrigado ao Carlos Vinhal, ao Virgínio Briote, ao Magalhães Ribeiro e ao Mexia Alves.

Obrigado a todos que trabalharam e organizaram este convívio.

Obrigado a todos os camaradas presentes. Obrigado a todos quantos ainda hoje recordam os momentos passados em agonia.

Joaquim Peixoto



Depois destas palavras bonitas, Joaquim, considera-te membro de pleno direito da nossa Tabanca.
Agora, mais a sério, tens de participar mais activamente no Blogue. A tua primeira intervenção, há dois anos, foi para falares do teu malogrado camarada Fernando Ribeiro e, daí para cá pouco ou nada escreveste. Lembro-te que é da responsabilidade de todos deixar um testemunho para memória futura. Contamos contigo.

A Tertúlia deseja-te uma longa vida junto da tua bajuda Margarida e restante família, sempre plena de alegria e saúde.




Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O Joaquim Peixoto, assinalado com um círculo a vermelho, na segunda fila, entre o Manuel Amaro, à esquerda, e o Manuel Traquina à direita... O Joaquim Peixoto (que esteve em Sare Bacar, na zona leste, junto à fronteira com o Senegal (carta de Paunca), vive em Penafiel, é casado com a Margarida, que também veio ao nosso encontro... Ambos são professores do 1º ciclo do ensino básico...

Guiné > Zona Leste > Sare Bacar > CCAÇ 3414 (1971/73) > O Fernando Ribeiro, de pé, ao lado do seu amigo Joaquim Peixoto (hoje professor do ensino básico, em Penafiel). Morreu em Julho de 1973, na estrad de Binta-Faria, já no final da sua comissão.
"Algum tempo depois de regressarmos da Guiné, fizemos um almoço em Coimbra e fomos depositar um ramo de flores no cemitério em Condeixa. Haveria muito a dizer deste amigo que nos deixou tão cedo. Envio também uma fotografia em que estou com ele. (O Fernando está de pé.) Chamo-me Joaquim Carlos Peixoto, vivo em Penafiel, sou Professor do 1º Ciclo do ensino básico" (JP).

__________

Notas de CV:

(*) Vd. postes de:

22 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1774: A morte do Fernando Ribeiro: eu ia nessa fatídica coluna e era seu amigo (Joaquim Peixoto, CCAÇ 3414)

16 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4039: O Prémio: Sirvam , em nome da Pátria, uma bica quente a estes rapazes!, dizia o Gen Spínola... (Joaquim Peixoto)

21 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4557: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (3): Um dia caloroso, em que fizemos novos amigos (Joaquim e Margarida Peixoto)

Vd. último poste da série de 30 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4607: Parabéns a você (11): Dia 30 de Junho de 2009 - Manuel Maia, ex-Fur Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4610

6 comentários:

Luís Graça disse...

"Como a minha namorada era Professora Primária (como ainda hoje gosta de ser chamada), incentivou-me a tirar o curso de Professor.

"Em boa hora o fiz, porque foi sempre muito gratificante trabalhar com crianças. Profissão que abracei com gosto e profissionalismo. Ao longo destes 30 anos de trabalho, raras foram as faltas e sempre por motivos justificados.

"A vida foi mudando, o regime político alterou-se, o nível de vida subiu, mas as marcas, o pesadelo, os traumas, o estigma de guerra, esse continua implacável dentro das mais profundas entranhas" (...).

As palavras são do Joaquim, nosso camarada, que andou por Sare Bacar, mesmo junto à fronteira com o Senegal (vd. carta de Paunca) e qu já está connosco desde Maio de 2007 (embora, como diz o nosso editor de serviço, não tenha sido apresentado como deve ser à Tabanca Grande: poer exemplo, não tínhamos uma fotografia dele, actual...).

Tive o grato prazer de o conhecer pessoalmente, a ele e à sua Margarida, por ocasião do nosso último encontro, na Quinta do Paul. Parece que temos um encontro aprazado lá para Agosto, no norte, na nossa Quinta de Candoz,no Marco de Canaveses... (Eles vivem em Penafiel, sendo portanto nossos vizinhios)... As nossas mulheres descobriram outras afinidades e desatarama outros nós das suas redes de memórias...

Daqui vai um grande Alfa Bravo (abraço) para o Joaquim, que se junta hoje ao clube dos SEXA, Suas Excelências...

Quero dizer-lhe da minha admiração pela profissão que escolheu e, do meu apreço pela sua presença neste blogue, que nos honra a todos nós, seus camaradas da Guiné.

Parabéns, Joaquim! Que tenhas um bonito dia. Entretanto, manda-nos notícias e fotos de Sare Bacar (!). E até Agosto! Um beijiho também da Alice para ti e para a Margarida. Vocês são um casal encantador. Vamos ter mais tempo para conversar daqui a um mês...

Luís

Joaquim Mexia Alves disse...

Aqui fica para o Joaquim um abraço camarigo de parabéns do Joaquim!

JOSÉ BORREGO disse...

Aqui fica um abraço de parabéns para o camarada Joaquim, com votos de muita saúde e longa vida, deste José que esteve em Paúnca, ali ao lado de Sare Bacar em 1972.

MANUEL MAIA disse...

CARO JOAQUIM,

JÁ SÓ TE FALTAM QUATRO DÉCADAS PARA O CENTENÁRIO.
NESSE DIA ESPERO QUE ME CONVIDES PARA UMA TAÇA DE "CHAMPAGNE",REAL,DO VERDADEIRO,DO FRANCÊS...TALVEZ UM "DON PERIGNON"...
POR AGORA CONTENTEMO-NOS COM O VIRTUAL, QUE ABRO AGORA PARA TI E TODA A TABANCA.

PARABÉNS

MANUEL MAIA

Anónimo disse...

Caro Joaquim
Dum SEPTA para um SEXA...aceita os
parabéns por esta entrada num Clube de maior responsabilidade...por isso também ficas devedor de passares a escrito as tuas recordações daqueles tempos...de brasa e dos locais e gentes que tenhas conhecido.
Não o fazendo, continuarão as gerações presentes e futuras convencidas de que andámos todos a passar férias pela África suportadas pelos contribuintes.
Passa um bom dia na companhia de todos aqueles que te são queridos.
Abraço
Jorge Picado

Anónimo disse...

Joaquim e Margarida: Desejo-vos um resto de dia feliz. Parabéns ao Joaquim. Alice