sexta-feira, 24 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4735: Tabanca Grande (164): Mário Gualter Rodrigues Pinto, ex-Fur Mil da CART 2519, Buba, Mampatá e Aldeia Formosa, 1969/71


1. Mais um camarada nosso se junta à Tabanca Grande. O seu nome é Mário Gualter Rodrigues Pinto, ex-Fur Mil At Art da CART 2519 - "Os morcegos de Mampatá", Buba, Mampatá e Aldeia Formosa, 1969/71. As fotos habituais, uma do seu tempo de tropa e outra de
hoje, já ele enviou como se pode ver.


O Mário Pinto diz que tem muitas fotos dos tempos da Guiné e é autor de um blogue, com notícias das actividades passadas e das presentes da sua companhia, tendo indicado o seu endereço: http://cart2519osmorcegosdemampata.blogspot.com/2009/07/general-spinola.html


Em 12JUL2009 o Pinto deixou, no poste P4673, um comentário que a seguir se apresenta:

Caro José Teixeira,

Tenho seguido com atenção as tuas recordações da Guine.

Também estive em Buba, Mampatá e Aldeia Formosa, em 1969/71.

Pertenci á CART 2519 - Os morcegos de Mampatá, por isso vivo com intensidade as tuas recordações.

Já agora se estiveres interessado em saber algo mais sobre a minha companhia, vai ao Blogue: www.cart2519osmorcegosdemampata.blogspot.com

Um abraço,
Mário Pinto

Usando o mesmo poste P4673, o nosso Camarada Zé Teixeira, no dia a seguir, 13JUL2009, ripostou com a seguinte mensagem:

Camarada Mário Pinto,

Sendo Mampatá a primeira terra na minha segunda Pátria, deixa-me considerar-te meu conterrâneo.

Só estive em Mampatá cerca de 6 meses integrado no meu Grupo de Combate, única força ali estacionada a par do pelotão de milícias, comandado pelo grande Aliu Baldé e pelo querido amigo Hanadú, que faleceu o ano passado em Buba, com fama de "maribu" (santo muçulmano).

Depois fui até à Chamarra. Mampatá ficou-me no coração, pelas suas gentes amorosas.

Já dei uma espreitadela ao teu blogue fiquei triste ao saber que a Cia. dos lenços azuis, que me foi buscar a Buba e com quem vivi grandes aventuras, tenha encerrado a sua vida nessa zona com mais duas mortes.

Agora só falta convidar-te a fazer parte da grande Tabanca Grande, pois com certeza tens muita coisa para contar.
Quando puderes dá uma volta pelo site da minha Companhia: http://empada.no.comunidades.net/

Abraço fraterno do,
Zé Teixeira dos "Colhões Negros de Mampatá".

2. Com a devida vénia reproduzimos a seguir uma pequena e curiosa história retirada do blogue do Mário Pinto:

General Spínola

Caros camaradas,

Foi por diversas vezes que tive encontros no mato com o "Homem do Monóculo".

Uma, em particular, foi em Uane, quando me encontrava a fazer protecção a uma coluna vinda de Buba, para Aldeia Formosa.

Deixou o meu grupo de combate Mampatá, ainda de madrugada, com a missão de picar a estrada e fazer protecção a uma coluna de abastecimento, que vinha de Buba - prática normal da nossa CART 2519 -, de 15 em 15 dias, indo ao encontro dos nossos camaradas de Nhala (companhia que neste momento não consigo identificar).

Feita a junção, emboscávamo-nos nas imediações, junto ao trilho de Uane, que era imenso.

Encontrava-me eu nessa função, quando começei a ouvir dois helicópteros vindos na minha direcção.

Chamei o radiotelegrafista e mandei-o entrar em contacto com os hélis, informando-os da nossa posição. Qual não foi o meu espanto, quando recebo ordem para fazer segurança apertada, ao perímetro, pois o COM-CHEFE ia descer.

- O homem é maluco! - disse eu.

Apresentei-me como era da praxe e o mesmo perguntou-me a minha patente.

- Furriel - disse eu.

- Então não há oficial.

- Não, meu General, o meu Alferes encontra-se na Metrópole, de férias.

Espante-se, o General não sabia que os Furriéis Milicianos comandavam o pessoal do pelotão, nas ausências dos Comandantes de pelotão...

Mário Pinto
Fur Mil CART 2519

Foto: © Mário G. R. Pinto (2009). Direitos reservados.
____________
Nota de M.R.:

(*) Vd. último poste da série em:


3 comentários:

MANUEL MAIA disse...

CARO MÁRIO VASCO,

BEM-VINDO À TABANCA.
VENHAM DAÍ MAIS HISTÓRIAS DA NOSSA GUINÉ.
UM ABRAÇO

MANUEL MAIA

Carvalho disse...

Amigo Mário Pinto:
Estive em Mampatá desde Julho de 1972 a Agosto de 1974 - C.Art.6250. A minha companhia rendeu a companhia dos Açorianos que por sua vez rendeu a dos Morcegos. Foram vocês os morcegos que construiram a 1ªescola de Mampatá.Estive lá em Março com outros camaradas da 6250.Não sei onde moras mas seria óptimo vires almoçar, numa quarta feira, a Matosinhos, com malta que esteve na Guiné.
Um abraço
António Carvalho-Telm 919401036

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada
António Carvalho

è sempre um prazer contactar com um camarada da Guiné, mas de MAMPATÁ tem sempre um sabor especial porque convivemos com as mesmas pessoas e lugares comuns.
Eu vivo no Barreiro Distrito de Setúbal, por isso como vez é impossivel ir almoçar com vosco o que daria grande prazer.
Mas se alguma vez vieres para o Sul entra em contacto porque terei muito prazer em te receber.
o meu contacto;
Telm. 931648953

um abraço
manda sempre

Mário Pinto