sábado, 22 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4851: Parabéns a você (21): José Luís Vacas de Carvalho, ex-Alf Mil Cav, CMDT do Pel Rec Daimler 2206 (Os Editores)

No dia 22 de Agosto do ano da graça de 2009, faz anos o nosso camarada José Luís Vacas de Carvalho, ex-Alf Mil Cav que comandou o Pel Rec Daimler 2206 que andou por Bambadinca e arredores nos anos de 1970/71/72. Boa parte da Tertúlia conhece o camarada Vacas de Carvalho desde o I Encontro da Tertúlia em Montemor-o-Novo, mais propriamente na Ameira. Daí para cá só faltou este ano, por uma boa causa familiar, felizmente. Granjeou grande simpatia pelo que se notou a sua ausência e a da sua viola. Onde estiver e se acompanhado de outros intrumentistas, que os temos e bons, há sempre bom fado. De acordo com os registos no blogue, pode-se ouvir várias letras adaptadas (atapetadas, como diria um amigo meu) à nossa experiência de vida na Guiné, acompanhadas pela música de conhecidos fados de Lisboa. Bonito de se ver. E então se forem cantados pelo vozeirão do nosso camarada Mexia Alves... Tem, Vacas de Carvalho, um sentido de humor apurado, prova provada a mensagem que se segue: Mensagem do J. L. Vacas de Carvalho, com data de 22 de Outubro de 2006: O que se passou na Ameira faz-me lembrar um ditado árabe que passo a escrever: ??????? ??????? ?? ?????? ?????? ??????. ???????? ???????? ? ??? ??? ?????? ???? ??????? ( ???? ????? ??? ??? ? ???? ?????? ? ??? ????? ?????????? ???? . ????? ?????????? ?????? ?????? ?? ????? ??????????? ????? ?? ?????? ????? ???? ?????????? ?? ???? ??????? ? ????? ??????? ?? ????? ?????. ???? ??????? ? ??????? ??? ??????? ?? ??? ???????? ???????? ??? ????? ?????????? ???????? . ??? ??????? ???? ?????? ??? ?????? ???? ??????? ( ???? ????? ?????????? ??? ????? ? ?????????????? Creio que isto nos assenta que nem uma luva. Pensem nisso... Um abraço Zé Luis Ao nosso aniversariante de hoje, deixamos os mais sinceros votos de que este dia se repita mais umas vezitas, poucas, talvez umas 40, para não pedir muito, cheios de boa disposição, para tirar da viola aqueles sons tão portugueses do Fado de Lisboa. Que pela vida fora esteja sempre acompanhado por quem mais o ame, seja familia ou amigos, entre os quais nos consideramos. Fotos ao acaso: O Alf Mil Cav J. L. Vacas de Carvalho, comandante do Pel Daimler 2206 (Bambadinca, 1970/72). Era (é), além de um companheirão, um exímio cantor de fado e tocador de viola... (LG)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xitole > 1970 > Coluna logística ao Xitole... Pessoal em cima de um Daimler, do Pel Rec Daimler 2206 (Bambadinca, 1970/71). Da esquerda para a direita: O Fur Mil Op Esp Humberto Reis (CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71), o Alf Mil Cav Vacas de Carvalho, comandante do Pel Rec Daimler 2206, o Fur Mil Enf Godinho (CCS do BART 2917, Bambadinca, 1970/72) e, por fim, o Fur Mil At Inf T. Roda (CCAÇ 12)

Fão, Esposende > 1994 > Encontro da malta de Bambadinca (1968/71): CCS do BCAÇ 2852 (1969/71), CCAÇ 12 (1969/71), Pel Daimler 2206 (1970/71) e outras unidades adidas. Na foto, da esquerda para a direita, o Reis, o Sousa, o Carlão e o Vacas de Carvalho. Fotos: © Humberto Reis (2006) Direitos Reservados

Guiné-Bissau > Zona Leste > Estrada Xime - Bambadinca > Carreira de tiro > 1971 > O Alf Mil Cav José Luís Vacas de Carvalho, comandante do Pel Daimler 2206, foi também instrutor de tiro de "duas ou três companhias de milícias", numa altura em que aumentava a escalada da guerra e se intensificava o esforço de africanização das NT. "Eu estou atrás do General Spínola. Ao meu lado direito está (parece-me) o Fabião e logo a seguir o Polidoro Monteiro. E atrás, de óculos escuros, parece-me ser o Tomé". Foto: © J.L. Vacas de Carvalho (2006) Direitos reservados

10 de JUNHO de 2009, DIA DE PORTUGAL > Encontro Nacional de Combatentes, em Belém, junto ao Forte de Bom Sucesso > Vacas de Carvalho à direita da foto. O Jorge Cabral cercado pela PE. Foto: © Mário Fotas (2009). Direitos reservados

Lisboa, Belém, Forte do Bom Sucesso > 10 de Junho de 2009 > Mini-encontro do pessoal da Tabanca Grande > O Mário Fitas e o J. L. Vacas de Carvalho (uma família que mandou, pelo menos, três dos seus homens para a guerra. Foto: © Luís Graça (2009). Direitos reservados

Ameira, 2006 > Vacas de Carvalho dedilha a sua viola sob o olhar e ouvidos atentos dos circunstantes.

Pombal, 2007 > Vacas de Carvalho em conversa com alguns camaradas

Monte Real, 2008 > Vacas de Carvalho e David Guimarães acompanham Mexia Alves
__________ 

 Notas de CV: 

Sobre J.L. Vacas de Carvalho, vd. postes de:










11 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

Ó Zé Luís, sou o primeiro!!!

Fizeste falta "comócaraças" este ano em Monte Real...

Calcula tu que nem sequer bebi uma cerveja...sem companheiro de cerveja como tu nem a "amarelinha" sabe à mesma coisa...sem desprimor para todos os que estiveram presentes!

Então "arrecebe" lá este forte e apertado abraço camarigo de parabéns e bebe uma "bejeca" à minha conta que eu farei o mesmo à tua!

Anónimo disse...

Companheiro Camarada Amigo !

Abraço Grande com os Votos

de Saúde!

Jorge Cabral

Anónimo disse...

É claro tinha de ser!

Pois!... Pois!...

O Jaquim com as amarelinhas e o Cabral com as Bajudas! O das amarlinhas nem dormiu e o das bajudas onde andou até altas horas da manhã? Lá na planície diz-se: "Ca granda trempe".

Já chega de "conversa de chapéu de chuva"!

Zé Luís, para ti o desejo que haja saúde, amor e dinheiro para muitos mais anos comemorares este dia com todos aqueles que amas.

Aí vai é claro tem de ser do tamanho do Cumbijã o AB da amizade e fraternidade.

Mário Fitas

Luís Graça disse...

Zé Luís:

Aqui do restaurante panorâmico da Amieira - Marina, no Alqueva, com uns tórridos 40 e muitos graus (pior que na Guiné!), um chicoração valente. Daqui até Juromenha, são 30 km... Até Montemor, são muitos mais. Liguei o Kanguru para te dar um abração e, ao mesmo tempo, saber do meu filho, João, que está a tocar na Croácia, com o grupo dele, os Melech Mechaya.

Fazes aqui falta, com a tua viola... O próximo9 encontro do nosso blogue podia ser aqui por estas bandas... É uma paisagem deslumnbrante. Estou num turismo rural, a Horta dos Torrejais, perto de Moura... Ontem, à noite, em Moura, dei de caras, na rua, com o Godinho, foi Fur Mil Auto Mecânico da companhia do Victor Junqueira, e esteve no nosso último encontro, na Ortigosa... Está reformado da EDP, mora do Seixal, mas é aqui de de Moura, onde tem casa... Como vês, o mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande... Mais logo vou até Mourão... Imagina que te encontro! Os camaradas da Guiné são isso mesmo, camaradões. Que tenhas um belo dia, com os teus manos, filhos e netos. Luís (e Alice)

José Martins disse...

Caro Vacas de Carvalho

Estou em sintonia com o texto do proverbio árabe, e aqui envio umn forte abraço.

José Martins

paulo santiago disse...

Oh Zé Luís
Grande abraço de parabéns...que
continuemos com esta troca de
msg's por muitos anos...com saúde.
Tu,és um daqueles de que tenho
gratas recordaçôes...aqueles
Sábados em Bafatá...
Aparece ali uma foto daquela
carreira de tiro,situada para lá do
Undunduma,a caminho do Xime...estou
a ver-te com a vara com uma cápsula de Brownning...aquelas
instruções de tiro nocturno...
eramos novos e...meio malucos...
Vou beber uma cervejinha por ti...
à tua saúde
Grande abraço
Santiago

Anónimo disse...

Amigo Vacas de Carvalho,

Feliz aniversário e que Deus permita que nos voltemos a encontrar, em muitos 10 de Junhos e Encontros Tertulianos Nacionais.

Há Camaradas que trocam tudo e dizem que os 10 de Junho, em Belém/Lisboa, são dias de celebração, festa????

Nunca percebi! Festa de quê?

Eu penso que, isso sim, e por esse motivo nos deslocamos uns tantos, todos os anos, a Lisboa, são dias de romagem e homenagem anual aos nosso Camaradas falecidos em África, junto às placas que perpetuam os seus nomes.

Se é um dia festivo é-o muito triste.

Mas hoje não, é dia de festa de aniversário.

Desejo-te uma grande festa, com um abraço Amigo do Magalhães Ribeiro.

Anónimo disse...

Apesar do atraso aqui ficam os meus Parabéns e um grande abraço amigo.
Até ao próximo convivio, se não for antes.
Raul Albino

Hélder Valério disse...

Caro amigo Vacas de Carvalho, embora com atraso, não quero deixar se expressar o meu desejo de que tenhas passado um dia feliz e que o mesmo se possa repetir por mais alguns anos, aqueles que conseguires "aguentar"...
Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Vacas de Carvalho

Atrazados mas...parabens e muitos mais a festejarmos.

Realmente aquele teu escrito em "árabe" dá muito que pensar!!!???

Um abraço

Luis Faria

Anónimo disse...

Mensagem de 24 de Agosto de 2009, enviada pelo J.L. Vacas de Carvalho:

"Parecendo que não já passaram 40 anos desde essas maluquices, que lembramos com saudades. Foi bom ter vos conhecido. Um abraço a todos. Zé Luis"

Postado por L.G.