sábado, 29 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4877: Estórias do Fernando Chapouto (FERNANDO SILVÉRIO CHAPOUTO) (1): As minhas memórias da Guiné 1965/67 – O embarque no Niassa

1. Do nosso Camarada Fernando Chapouto, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAÇ 1426 (1965/67), Geba, Camamudo, Banjara e Cantacunda, publicamos neste poste a primeira parte das suas memórias, referente ao embarque da sua Companhia no navio Niassa e à sua tranquila 1ª patrulha:

Camaradas,

Embarquei no dia 18 de Agosto de 1965, junto com a minha Companhia, com destino à Guine no navio Niassa, em Lisboa.

Foto no Cais da Rocha Conde de Óbidos, onde se pode ver, ao fundo, a ponte sobre o Rio Tejo, então ainda em fase de construção.

Nesta foto lá ia eu, em pleno mar alto, a jogar ténis de mesa

Chegamos a Bissau no dia 24 do mesmo mês, de madrugada ainda a dormir.

Quando acordei, levantei-me e fui espreitar pela janela.

O barco estava parado, em frente ao cais de Pidjiguiti, e apenas vi nativos.

Fixei-os bem (só negros) e, de repente, pareceu-me que a “alma” me caiu aos pés, mas logo pensei na missão a cumprir e que nada tinha a temer já que acreditava, com a minha fé, que o meu destino só a Deus pertence.

Durante a manhã desembarcamos e fomos para o quartel de Santa Luzia, junto ao Quartel-General.

No primeiro dia no quartel de Santa Luzia andei com o camuflado

Mais tarde mudei de farda e estreei a de piriquito (a minha Companhia foi uma das primeiras a usá-la na Guiné)

Permanecemos naquele aquartelamento até meados de Outubro, como companhia de intervenção.

Durante este período efectuamos vários patrulhamentos e operações.

PRIMEIRA PATRULHA DE RECONHECIMENTO

Ao quarto ou quinto dia, o comandante de pelotão chamou-me e disse-me que, no dia seguinte, ia fazer um patrulhamento a uma tabanca para os lados do aeroporto, com a minha secção.

Um patrulhamento por um piriquito que tão mal conhecia a zona!?

Perguntei: - Uma secção?

- Não há problemas, aqui em volta não há nada e a viatura já está tratada.

Fui dormir. De manhã, a seguir ao pequeno-almoço, chamei os meus soldados para se equiparem transmitindo-lhes que íamos sair.

Eu já estava pronto e como me disseram que não havia nada a temer, fui equipado com a máquina fotográfica. Arranjamos um guia e lá fomos visitar as tabancas referenciadas na carta.

Felizmente correu tudo bem. Falou-se com os chefes das tabancas e tiraram-se umas fotografias com as bajudas, após o que regressamos ao quartel.

Ali tive de fazer um relatório do que se passou. Como não era escritor, nem possuidor do dom de fácil e boa prosa, pedi ajuda ao Fur Mil Vaqueiro.

O relatório lá acabou por sair, seguindo o caminho habitual.

Conclui que, para começar as minhas actividades operacionais, não estava nada mau.

Foto da minha secção na 1ª patrulha nos arredores de Bissau. Da esquerda para direita: Soldados Matos e Guerreiro, Eu, 1º Cabo Alfredo, um soldado nativo (que nos serviu de guia) e o Soldado Leonel (fins de Agosto de 1965)

Foto das bajudas mexendo o milho (1ª patrulha nos arredores de Bissau)

Aqui as vêm-se as bajudas pilando o arroz numa Tabanca (1ª patrulha nos arredores de Bissau)

Mal eu adivinhava que o pior ainda estava para surgir.

Um forte abraço do,
Fernando Chapouto
Fur Mil Op Esp/Ranger da CCaç 1426

Fotos e legendas: © Fernando Chapouto Direitos reservados.
_________
Notas de MR:

Este é o primeiro poste desta série.

Vd. último poste do autor em:

2 comentários:

Valentim Oliveira disse...

Não é concidencia mas este nosso camarada Fernando embarcou no dia 18 de Agosto no navio Niassa o mesmo que atracou no Cais da ROCHA
e que me deu boleia da Guiné para Lisboa,ou mais concretamente ao Batalhão de Cavalaria 490 que desembarcou no dia 15 de Agosto de 1965.Um abraço Fernando" tu foste e eu vim!!!era assim a puta da vida naqueles tempos"mas ainda cá estamos para contar as istórias por lá passadas.

Anónimo disse...

Boa tarde!
sou filha de um ex combatente, e ando á procura de antigos camaradas do meu pai.Sei que embarcou para a Guiné tambem a 18 de Agosto de 1965.O meu pai chama-se José Heliodoro. Se alguem poder dar algumas informaçoes agradecia.
Tenho algumas fotos dele e dos camaradas dessa altura.
Obrigado