terça-feira, 15 de setembro de 2009

Guiné 63/74 - P4951: Parabéns a você (26): Manuel José Ribeiro Agostinho, Escriturário no QG/CTIG, 1968/70 (Os Editores)

15 de Setembro é dia de aniversário do meu particular amigo e camarada da Guiné Manuel José Ribeiro Agostinho (*), ex-Soldado Radiotelefonista, Condutor Auto e Escriturário, QG/Bissau, 1968/70.

Ribeiro Agostinho, além de ser um conceituado empresário é um activista de tudo o que se relacione com os ex-combatentes da Guiné no Concelho de Matosinhos, particularmente da freguesia de Leça da Palmeira. A ele se devem iniciativas como um pequeno Memorial aos combatentes mortos na Guerra do Ultramar existente no Cemitério n.º 1 de Leça da Palmeira e os Convívios anuais dos ex-combatentes da Guiné do nosso Concelho. Ainda encabeça um pequeno grupo de pressão, junto do actual Presidente da Câmara, no sentido de se erguer algo que lembre o esforço da juventude do Concelho de Matosinhos na Guerra Colonial.

Não só pela nossa amizade, mas principalmente pela sua dedicação às diversas iniciativas que encabeça, venho desejar ao Ribeiro Agostinho um dia de aniversário muito feliz, junto da sua esposa Elisabete, das suas encantadoras filhas e netinhas, assim como dos restantes familiares e amigos.

Ribeiro Agostinho está no nosso Blogue desde o dia 25 de Março deste ano. Dizia-nos ele então:

Meus caros amigos Luís Graça, Virgínio Briote e Carlos Vinhal:

Começo por os saudar e dar os parabéns pelo vosso trabalho que é merecedor dum grande aplauso. Saúdo também toda a enorme tabanca que faz parte deste BLOGUE, a que aderi como visitante quase diário, desde que tomei conhecimento dele num Convívio de Ex-combatentes da Guiné em Esmoriz, já lá vão cerca de 3 anos. Não tenho participado por ter uma vida muito activa, mas como o tema (*) era convidativo, aqui estou... mas vou começar pelo princípio.

Agora há que fazer as apresentações da praxe, então aí vai:

MANUEL JOSÉ RIBEIRO AGOSTINHO, ex-Soldado de Infantaria com a Especialidade de Radiotelefonista/Condutor Auto, (Escriturário).

No CTI da GUINÉ estive sempre em BISSAU, mas lá iremos mais tarde.

Sou natural de LEÇA DA PALMEIRA, terra onde resido. Sou casado com a ELISABETE, temos duas filhas e duas netinhas.

Junto as minhas fotos como ditam as regras.

Sobre a minha mobilização para a GUINÉ, começo por fazer uma introdução, o início da incorporação que me levou a tirar a recruta em Espinho (GACA-3), sendo de seguida recambiado para Lisboa (BC-5) para tirar a especialidade de Radiotelefonista, para vir depois novamente para o Porto (CICA-1) tirar a carta de condução de Ligeiros, para depois ainda no Porto seguir para o (RC-6) tirar a carta de Pesados. Depois destas especialidades todas, voltei a Lisboa ao BC-5.

Voltei a ser colocado no Porto no (RI-6), onde começou a etapa da minha vida militar que teve reflexos futuros.

[...]


Deixo algumas fotos de cerimónias onde Ribeiro Agostinho esteve presente.

I Convívio de ex-combatentes da Guiné de Matosinhos, 03MAR07 > Ribeiro Agostinho, na foto em segundo plano, mas em primeiro na organização deste Convívio

II Convívio de ex-combatentes da Guiné de Matosinhos, 12ABR08 > Ribeiro Agostinho acompanhado dos seus inseparáveis colaboradores, António Maria (nosso tertuliano) e José Oliveira.

III Convívio de ex-combatentes da Guiné de Matosinhos, 07MAR09 > Ribeiro Agostinho e o senhor General Carlos Azeredo

Leça da Palmeira, 10JUN07 > Ribeiro Agostinho no uso da palavra, no dia em que se descerraram as placas evocativas dos mortos da freguesia na Guerra Colonial, no Cemitério n.º 1, local.

10JUN08 > Ribeiro Agostinho no uso da palavra no dia da romagem ao Cemitério n.º 1 de Leça da Palmeira, lembrando os camaradas mortos na Guerra Colonial

Ortigosa, 20JUN09, IV Encontro Nacional > Ribeiro Agostinho e sua esposa Elisabete estiveram prsentes. À esquerda da foto, José Eduardo (nosso tertuliano) e sua esposa Maria da Conceição, idos também de Leça da Palmeira

Ortigosa, 20JUN09, IV Encontro Nacional > Para provar a sua disponibilidade para ajudar, aqui está Ribeiro Agostinho colaborando com o Mexia Alves na difícil tarefa de conferir os Euros
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 29 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4098: Tabanca Grande (129): Manuel José Ribeiro Agostinho, ex-Sold Radiotelefonista, Condutor Auto e Escriturário, QG/Bissau, 1968/70

Vd. postes de acontecimentos de iniciativa de Ribeiro Agostinho de:

13 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1846: 10 de Junho: Cerimónia no Cemitério nº 1 de Leça da Palmeira (Carlos Vinhal)

11 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2928: Comemorações do dia 10 de Junho de 2008 (1): Leça da Palmeira, Matosinhos (Carlos Vinhal)

7 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1570: Almoço-convívio de camaradas de Matosinhos (Albano Costa / Carlos Vinhal)

18 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2772: Convívios (54): II Encontro de ex-Combatentes da Guiné do Concelho de Matosinhos, 12 de Abril de 2008 (Carlos Vinhal)

14 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4030: Convívios (100): III Encontro dos ex-combatentes da Guiné do Concelho de Matosinhos, dia 7 de Março de 2008 (Carlos Vinhal)

Vd. último poste da série de 10 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4928: Parabéns a você (25): Tony Grilo, nosso camarada radicado no Canadá (Editores)

6 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Manuel Agostinho
Neste teu dia, quero desejar-te as maiores felicidades e que o mesmo se possa repetir, com toda a qualidade, por todo o tempo que desejares.
Parabéns e um abraço
Hélder S.

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro Manuel Agostinho

Aqui fica o meu forte e camarigo abraço de parabéns por este dia!

Luís Graça disse...

Que tenhas um belo dia!!! E até um próximo encontro. Luís

José Marcelino Martins disse...

Manuel Agostinho

Aqui vai "aquela abraço fraterno" e que daqui a um ano possa repetir os votos de um dia bem passado

José Martins

Anónimo disse...

Manuel Agostinho,

Um dia feliz!

Que te seja dado tudo o que desejares.

Um abraço,

Mário Fitas

MANUEL MAIA disse...

CARO RIBEIRO AGOSTINHO,

UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS.
OXALÁ TENHAS O CARINHO DA FAMÍLIA E A PRESENÇA DOS AMIGOS NESTE DIA DE ANOS.

TUDO DE BOM.

MANUEL MAIA