segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Guiné 63/74 - P5024: Da Suécia com saudade (13) (José Belo, ex-Alf Mil, CCAÇ 2381, 1968/70) (13): Portugal é um país de tolerância e humanismo

1. Mensagem de José Belo (*), ex Alf Mil Inf da CCAÇ 2381, Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70, actualmente Cap Inf Ref, a viver na Suécia, com data de 14 de Setembro de 2009:

Caros Amigos e Camaradas!

Tão perto, e tão longe, dos fuzilamentos contínuos da guerra civil espanhola, Portugal libertou-se das ditaduras do antes e depois... sem um único fuzilamento, com tudo o que isso significa de tolerância e humanismo.

Estive presente na Assembleia do MFA, nas instalações da Manutenção Militar, em Lisboa aquando do rescaldo do 11 de Março, a tal em que alguns camaradas militares, mais exaltados, mas poucos, pediam o fuzilamento dos que bombardearam o RALIS, causando mortos.

O pêndulo movimentou-se, e, aquando do 25Nov75, numa reunião no Regimento de Comandos, foram de novo sugeridos fuzilamentos, mas agora para alguns da chamada esquerda do MFA.

Em AMBAS(!!!) as ocasiões, a esmagadora maioria dos presentes repudiou vivamente estas sugestões.

E, apesar de um Camarada e Amigo, militar-poeta, ter escrito:

- Quando reacontecer Abril... na madrugada anterior, prendam-se todos os cravos(!), quero continuar a acreditar que os nossos tão, injustamente ironizados, brandos costumes, mais não são que o fantástico resultado de uma maneira de estar na vida, tão característica do nosso querido Portugal!

Um abraço amigo do
José Belo
Estocolmo 14/9/09
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 16 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4965: Os Nossos Enfermeiros (6): Os Nossos Anjos da Guarda (Joseph Belo)

Vd. último poste da série de 20 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4709: Da Suécia com saudade (José Belo, ex-Alf Mil, CCAÇ 2381, 1968/70) (12): O meu tecto mais não é que o soalho do vizinho

4 comentários:

Antonio Graça de Abreu disse...

Pois é, meu caro José Belo...
Quando estamos ou vivemos fora de Portugal é que damos mais valor ao nosso desgovernado (Sócrates, mas os outros também) Portugal!
E gostamos delapidadamente da nossa terra. Eu tenho oito anos (dois na Guiné) de vida longe da "ditosa Pátria",-- palavras de Camões -- a sentir e a olhar Portugal com os "telescópios da alma" -- palavras de Eça de Queirós.
E gosto muito de Portugal. Apesar dos brandos costumes, o problema são os portugueses.
Um abraço,
António Graça de Abreu

MANUEL MAIA disse...

CARO JOSÉ BELO,

PARAFRASEANDO O GRAÇA DE ABREU,O PROBLEMA SÃO OS PORTUGUESES...

A PROVÁ-LO ESTÃO OS INSPIRADORES,(AS MUSAS...)DOS SANGUINÁRIOS AGOSTINHO NETO,SAMORA MACHEL E LUIS CABRAL,ENTRE OUTROS...

FORAM DETERMINADOS PORTUGUESES COM O SEU COMPORTAMENTO VERGONHOSO E IRRESPONSÁVEL QUEM "CARREGOU" NOS GATILHOS DOS PELOTÕES DE FUZILAMENTO PARA ROUBAR A VIDA DE MILHARES DE PORTUGUESES AFRICANOS INCLUINDO CRIANÇAS.

NÃO SEI SE ALGUNS DELES ESTIVERAM NO RALIS AQUANDO DOS ACONTECIMENTOS QUE RELATASTE.

UM GRANDE ABRAÇO PARA TI E TODOS OS PORTUGUESES NA DIÁSPORA QUE NAS MAIS DÍSPARES PROFISSÕES,ENGRANDECEM O PAÍS COM A QUALIDADE DOS SEUS CONHECIMENTOS, E A IMAGEM DE ENTREGA AO TRABALHO COM QUE SE DISTINGUEM DESDE TEMPOS IMEMORIAIS.

VÓS SOIS O QUE TODOS NÓS GOSTARÍAMOS DE TER SIDO MAS A QUEM FALTOU O EMPREENDORISMO DOS MAIS AFOITOS,DOS GAMAS E CABRAIS COM QUE A FORTUNA VOS DOTOU.
REPRESENTAIS O PORTUGUÊS O PORTUGUÊS LHANO E NOBRE DE ANTANHO QUE O MUNDO CONHECEU ANTES DOS VENTOS DA HISTÓRIA NOS "PRESENTEAREM" COM OS MIGUEIS DE VASCONCELOS DOS SEC.XX E XXI.

BEM HAJAM!

MANUEL MAIA

Anónimo disse...

QUIS DIZER EMPREENDEDORISMO.

Anónimo disse...

Caro Antonio Graca de Abreu! O poeta Ruy Belo(nao meu familiar)escreveu:-O meu país?O meu país é o que o mar nao quer! Outro poeta,este militar profissional(por muito que isto de militares profissionais/poetas seja contra-natura)escreveu:-E,um dia acorda-se sentindo que o nosso Portugal dos navegantes mais nao é que.....pequena gaiola cheia de enfatuados periquitos que se julgam em pleno Amazonas por o dono lhes ter colocado verdejante ramo de salsa nas grades! Depois de já mais de trinta anos de "exigrado" na Suécia,para onde vim,já nem jovem,nem ingénuo,e apesar de saber que fui,sou,e serei um desses passarinhos coloridos,quero continuar a acreditar numa ideia de portugalidade que lá vai sobrevivendo tantos,e tao dísparos acontecimentos maugrado alguns(muitos?poucos?alguns?demasiados?)portugueses.Gostar delapidadamente(é um termo fantástico!)do nosso distante Portugal nao será um pouco como gostar dos nossos Pais?Por muitos,e graves defeitos que possam ter sao únicos! Um abraco com amizade do José Belo. (P.S. aqui do outro extremo da Europa pergunto-me:-Quem é o Sócrates referido?)