sábado, 3 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5046: Parabéns a você (31): Hélder Sousa, ex-Fur Mil TRMS TSF, Piche e Bissau (1970/72) (Editores)

Neste dia 3 de Outubro de 2009, está de parabéns, por somar mais um ano à sua curta vida, o nosso camarada Hélder Sousa (*) (ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72), a quem, por este meio, toda a tertúlia vem dar o testemunho da sua alegria, associando-se não só ao Hélder, mas a toda a família e amigos mais próximos.

Prometemos marcar encontros sucessivos nos próximos anos, neste mesmo dia e local, assim ele nos continue a considerar seus amigos e camaradas.


O Hélder Sousa, entrou na nossa Caserna virtual em 10 de Abril de 2007, assim:

Sr. Professor e camarada da Guiné:

Peço desculpa de entrar desta maneira no seu (teu) endereço mas penso que é desta forma que se contacta o blogue.

Sou leitor assíduo do Luís Graça & Camaradas da Guiné, desde finais de Fevereiro, altura em que encontrei, comprei e li o livro Diário da Guiné do António Abreu e, através da informação lá disponibilizada, tomei conhecimento do blogue.

A Guiné sempre provocou em mim um misto de atracção e de nostalgia mas não me tinha dado ao trabalho de procurar coisas que afinal estão por aí e já há bastante tempo e com bastante qualidade.

Chamo-me Hélder Valério de Sousa, vivo actualmente em Setúbal, fui Furriel Miliciano de Transmissões, do STM, cumprindo a comissão de serviço na Guiné entre 9 de Novembro de 1970 e 10 de Novembro de 1972, tendo estado cerca 7 meses em Piche (contemporâneo do BCAV 2922) e o resto da comissão ao serviço do Centro de Escuta e de Radiolocalização do Agrupamento de Transmissões da Guiné.

Das minhas leituras do blogue devo começar por dizer que concordo inteiramente com os estatutos do mesmo. Penso até que só mesmo com enquadramentos colectivos com essa abrangência e ao mesmo tempo com esses compromissos, se pode criar e manter uma ampla plataforma de entendimento onde as diferenças se assumam mas se respeitem.

Não estou ainda a fazer um pedido formal para ser aceite como membro da Tertúlia porque não tenho ainda cumprida uma outra condição para ser membro e que se prende com as fotografias. Tenho que resolver essa lacuna pois tenho que procurar as fotos antigas e essas andam guardadas em algures.

Sendo assim, então qual o motivo deste contacto? Simples, como está previsto o almoço/convívio em Pombal (e não no, conforme recomendação expressa), a pergunta é se, não sendo membro, se pode participar e, caso sim, se se deve enviar a comunicação para o editor do blogue (para poder testemunhar que embora não sendo tertuliano de facto, já tem contacto preliminar no sentido de se efectivar) ou para o organizador do almoço (Vítor Junqueira).

Saudações e até breve.
Hélder Sousa


É caso para dizer que o nosso camarada Hélder foi atraído pelo estômago e ficou preso pela camaradagem reinante na Tabanca.


Nem sempre temos a oportunidade de neste dia homenagear os nossos progenitores, mas desta feita temos a sorte de possuir uma foto do senhor Ângelo Ferreira de Sousa, pai do Hélder.

Cabo Verde > Ilha de São Vicente > Mindelo > Ângelo Ferreira de Sousa (1921-2001), natural de Vale da Pinta, Cartaxo, ex-1.º Cabo n.º 816/42/5.

Foto editada por CV

O Helder Sousa no seu quarto em Bissau... Sinais dos tempos: um poster do Che Guevara, um ícone da juventude da época

Hélder Sousa, Fur Mil Trms TSF, algures na Guiné no exercício das suas funções

Bissau > Hélder Sousa, no quarto. Na mesinha de cabeceira, os inseparáveis livros

Na foto, Hélder Sousa com os camaradas Fernando Roque e Nelson Batalha

Fotos: © Hélder Sousa (2008). Direitos reservados.

Nesta foto tirada no III Encontro Nacional, pareço acusar o Helder de algo, apontando-lhe o dedo, mas ele aponta para a sua esquerda indicando talvez o verdadeiro culpado

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.

Será o meu companheiro Inácio o verdadeiro culpado? Que estarão os dois a conspirar?

Foto: © José Armando F. Almeida (2008). Direitos reservados.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. postes de:

11 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1652: Tertúlia: Três novos candidatos: José Pereira, Hélder Sousa e Jorge Teixeira

17 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2272: As nossas (in)confidências sobre o Cupelom, Cupilão ou Pilão (Helder Sousa / Luís Graça)

14 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2438: História de vida (10): O Último Adeus ou as peripécias da minha partida no N/M Ambrizete (Helder Sousa)

6 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2509: Estórias de Bissau (15): Na esplanada do Pelicano, a ouvir embrulhar lá longe (Hélder Sousa)

19 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2556: Estórias de Bissau (16) : O Furriel Pechincha: apanhado ma non troppo (Hélder Sousa)

9 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2828: Convívios (56): CCS/BCAV 2922, Piche, Buruntuma, Canquelifá (Helder Sousa)

10 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3430: Bibliografia de uma guerra (36): No ocaso da Guerra do Ultramar, de Fernando Sousa Henriques. (Helder Sousa)

28 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3809: Os últimos dias do destacamento de Copá, Janeiro/Fevereiro de 1974 (Helder Sousa / Fernando de Sousa Henriques)

11 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3871: Em busca de... (65): Pessoal de Copá, 1ª Companhia do BCAV 8323/73 (Helder Sousa)

23 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3926: Efemérides (17): Piche, 22 de Fevereiro de 1971 ou... Carnaval, nunca mais! (Helder Sousa)

4 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P3981: Histórias em tempos de guerra (Hélder Sousa) (1): Aprender a ser solidário

13 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4025: Histórias em tempos de guerra (Hélder Sousa) (2): "Conta-me como foi" ou há mesmo coincidências

29 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4095: O trauma da notícia da mobilização (5): Depoimentos (Magalhães Ribeiro/Hélder Sousa/David Guimarães/Juvenal Amado/César Dias)

22 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4235: Histórias em tempos de guerra (Hélder Sousa) (3): Recordar aos poucos ou circuncisão espectacular

10 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4316: Histórias em tempos de guerra (Hélder Sousa) (4): A bazuca em rajada

29 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4436: O poder aéreo no CTIG: uma pesquisa de Matthew M. Hurley, Ten Cor, USAF: tradução de Miguel Pessoa (4): Alguns comentários

7 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4474: Histórias em tempos de guerra (Hélder Sousa) (5): Os meus livros

15 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4531: A Tabanca Grande no 10 de Junho (13): Tertuilianos éramos mais de 30… (Hélder Sousa / Xico Allen)

17 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4544: Blogoterapia (107): Olhar, pensar e sentir a Guiné - Ontem e hoje (Hélder Sousa)

27 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4593: Controvérsias (22): As influências dos grandes mestres (Hélder Silva / José Brás)

11 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4811: Informações adicionais ao Poste 4800 (Hélder Sousa

9 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4926: Meu pai, meu velho, meu camarada (12): 1º cabo Ângelo Ferreira de Sousa, S. Vicente, 1943/44 (Hélder Sousa)

Vd. último poste da série de 29 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5026: Parabéns a você (30): Manuel Moreira, ex-1.º Cabo Mec Auto da CART 1746, Ponta do Inglês e Xime, 1967/69 (Editores)

18 comentários:

Antonio Graça de Abreu disse...

Parabéns, Hélder.
E já agora obrigado pela tua referência a mim e ao meu Diário da Guiné que te ajudou, por bem, a chegar ao blogue.
Dez mil abraços,
António Graça de Abreu

Juvenal Amado disse...

Caro Hélder
Neste dia desejo-te as maiores felicidades junto dos teus.

Um abraço de parabéns

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Parabéns Parabéns Parabéns

Abração

Jorge Cabral

Joaquim Mexia Alves disse...

Camarigo Helder

Aqui fica o meu apertado abraço de parabéns.

Ausente por motivos diversos motivos desta Tabanca nos últimos dias, estendo este abraço, se mo permites aos outros camarigos que entretanto fizeram aniversários.

Anónimo disse...

Com que então foste atraído à nossa Tabanca pelo estômago...Eu já tinha desconfiado em Peniche, mas na próxima semana vou estar mais atento.
Se crescer um bom vinho e um bom champanhe da tua festa de hoje não te esqueças de levar para o local combinado...
Um grande abraço de parabéns do
Vasco.

Vasco A.R.da Gama

Anónimo disse...

Camarada & Amigo Hélder,

Embrulhado nas rotinas profissionais diárias, que muito tempo, além do normal, ainda me ocupam, têm-me escapado alguns aniversários de outros bons Amigos & Camaradas nossos, pelo que, aproveito esta oportunidade para me penitenciar e pedir as devidas desculpas.

Hoje sábado abri o blogue e, antes que me esqueça, aqui deixo esta mensagem:

O meu maior desejo neste teu aniversário, é que junto da tua querida família sejas muito feliz e que esta data se repita por muitos e fertéis anos, plenos de saúde, felicidade e alegria.

Que por muitos mais e bons anos, este clube de Camaradas & Amigos te possa enviar mensagens idênticas às que lerás nestes comentários.

São os meus melhores desejos deste teu Amigo.

Um grande abraço do,
Magalhães Ribeiro

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Helder Sousa

Votos de Parabens e felecidades neste dia de anos para ti e todos os teus

Um abraço amigo


Mário Pinto

Colaço disse...

Parabéns por mais este e até ao próximo.
Um abraço Colaço.

MANUEL MAIA disse...

CARO HELDER,

PARA TI QUE SEI QUE SABES QUE SEI AQUILO QUE SABES,VAI UM GRANDE,GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS
NESTE DIA EM QUE TE APROXIMAS UM ANO DO CENTENÁRIO A QUE ESPERO CHEGUEMOS TODOS.
BEBE UMA TAÇA DE SAÚDE.
MANUEL MAIA



UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS NESTE DIA EM QUE FICAS UM ANO MAIS PERTO DOS CEM.

Anónimo disse...

Ao Hélder Sousa, vai um Abraço forte com votos de Parabéns por mais um ano e Felicidades pela vida fora.
Manuel Moreira

amilcar Ventura Furriel Mil da 1ª Comp. BAT. CAV. 8323 disse...

AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ HELDER DE SOUSA.
PARABÉNS A VOCÊ
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO HELDER
UMA SALVA DE PALMAS.
E DE QUE HOJE A UM ANO EU TE ESTEJA NOVAMENTE TE CANTANDO OS TEUS PARABÉNS.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DO MUNDO.

Anónimo disse...

Caro Helder,
Levanto bem alto a minha coca-cola americana - o cheirinho do John Walker é contigo - num voto que esta data se repita, com saúde, por muitos e bons anos.
Um abraço,
José Câmara

Luís Graça disse...

Camarada:

Hoje, teu dia de festa, muitos parabéns, os meus calorosos parabéns, daqui da Lusa Atenas, Coimbra, onde estou de fim de semana... (É uma vergonha, um universitário como eu vir publicamente confessar isto, mas a verdade é que só agora consegui arranjar um fim de semana para vir conhecer Coimbra, a pé, com tempo e vagar, e não de carro, a correr, oara o Porto ou para Lisboa... E sobretudo, conhecer a velha universidade, instalada em 1537 na medieva Alçova Real que acolheu os nossos reis da 1ª dinastia... Amigos e camaradas, vale a pena pagar os 7 eurinhos de ingresso, para visitares a biblioteca joanina, e todos os demais edificios que são visitáveis, inclkuindo o 'cárcere universitário', que funcionou até 1832!...

Coimbra está carregadinha de história, é um sanduiche de cultura, são muitos os sedimentos que afinal explicam também o que fomos e somos... Surpreendente, fantástico, também, é o trabalho do IPAR, nestes últimos dez anos, devolvendo à cidade de Coimbra e aos portugueses o antigo Convento de Santa Clara, a Velha; como português, tenho orgulho nesse trabalho dos nossos arqueólogos; fantástica também a recuperaçáo do Mondego e das suas margens... que inveja faz Coimbra a outras cidades da nossa terra que não saibem estimar tão bem o seu património, natural e cultural)...

Mas, passando o teu dia, que eu espero tenha tão ou mais feliz do que eu meu, de turista, tenho uma provocação a fazer-te... Um dia ainda hás-de ir para o 'segredo' contar como é que um gajo como tu, do reviralho, vilafranquense, amigo do Alves Redol, que cola um poster do Che Uevara no quarto em Bissau, como é que um gajo como tu vai parar às transmissões, e apanha uma especialidade 'esquisita', como essa de TSF!... (Imaginava-a só para meninos bem comportados, sem cadastro,com boa formação moral e cívica...).

Conclusão, apressada, minha: Os gajos da PIDE/DGS já não chegavam para as encomendas, ou então havia óbvios problemas de articulação entre a PIDE/DGS e a 'secreta' do Exército...

Brincadeira à parte, tu honras o nosso blogue, a nossa Tabanca Grande, da mesma maneira que de certo honraste a tua Pátria, que está sempre acima dos governos e dos regimes... Um Alfa Bravo. Luís

Anónimo disse...

Caro Hélder

Parabens.
Que este dia de aniversário te traga muita felicidade e alegria junto de todos os que te são queridos e que se volte a repetir por muitos mais anos

Um abraço
António Paiva

Anónimo disse...

Caro Helder,

Gostava de te dizer muitas coisas neste dia, e falar sobre a amizade que criá-mos.

Mas estou na minha Planície.

Estou na minha terra, e vou já para Campo Maior.

Lembrei-me do teu aniversário.Tive sorte pois encontrei material emprestado para estar contigo.
Irei beber e fazer uma saúde recordando-te, pois a minha filha mais nova também faz anos hoje.

Um grande AB de parabens! Um dia feliz com os que te são queridos.

Mário Fitas

Anónimo disse...

Parabéns Caríssimo Camarada e Amigo;
Que tenhas passado um dia feliz com quem te é querido.
Boa saúde e tudo de bom para ti e para os teus.

Perdoa-me a abusiva utilização do teu espaço: como ando nos últimos tempos aos saltos, ora aqui ora acolí,procurando ler o blogue, mas ... vou cometer a indelicadeza:
- A todos os camaradas aniversariantes de Outubro os meus Parabéns e votos de óptima saúde.

Para ti Camarada um forte abraço e outro que envolva fraternalmente toda esta Tertúlia.
Torcato

Hélder Valério disse...

Meus caros amigos
Sendo eu um bocado sentimental não podia deixar de ficar sensibilizado com as vossas manifestações de simpatia.

Deste modo quero fazer um agradecimento colectivo a este ilustre grupo de novos amigos que o Blogue proporcionou, quer aos que aqui postaram os seus comentários, quer aos que me escreveram directamente, quer também aos que me telefonaram.

Sem dúvida que o Blogue é grande e possui o mérito em pôr em contacto toda esta enorme quantidade de gente boa.

Ao António Graça quero-lhe dizer que não precisa agradecer as referências que lhe faço. São justas e merecidas! Nem sempre estou de acordo com ele mas quem quer unanimismos? Recebo os "dez mil abraços" e formulo o desejo que "cem mil flores desabrochem, que cem mil flores floresçam".

Ao Juvenal Amado agradeço os seus votos com a certeza que são retribuidos.

Ao incortornável "alfero" Jorge Cabral digo que o "abração" foi aceite e que se mantém de pé a intenção do almoço, apenas aguarda a melhor oportunidade.

Ao "camarigo" Mexia Alves não vou repetir o que já lhe tenho dito, que fico mais enriquecido por o ter conhecido, que o considero um amigo indefectível, com um coração enorme, muitas vezes ao pé da boca, é certo, mas sempre franco e leal. É verdade, também não estou sempre de acordo com ele mas são as diferenças que nos completam.

Ao Vasco, grande Vasco, amigo recente, sempre lhe digo que essa ideia de ser "atraido pelo estômago" é pura invenção do Carlos Vinhal, que é um criativo...

Ao Magalhães Ribeiro, homem generoso e de constante trabalho solidário, quero agradecer os votos formulados e prometer que serão retribuídos.

Ao Mário Pinto, homem também generoso e activamente solidário, agradeço as suas felicitações.

Ao Colaço, que também admiro, agradeço igualmente as felicitações.

Ao "vate" Manuel Maia (não é o único, aliás, em termos de poesia, o nosso Blogue está recheado de valores) sempre lhe digo que "agora já sei que ele sabe que eu sei que ele sabe" mas que o que importa é agradecer os seus votos mas com uma dúvida: porquê até aos cem?

Ao Manuel Moreira os meus agradecimentos com a certeza de que serão retribuídos.

Ao Amílcar Ventura os meus agradecimentos pelos "parabéns cantados".

Hélder Valério disse...

Continuação do comentário anterior que parece era muito longo e tive que o "partir"...

...

Ao José Câmara, homem que costuma emprestar ao Blogue frescura, humor, bom senso e notícias de outras paragens, agradeço a referência ao brinde da "coca-cola com o whisky" em homenagem aos tempos da Guiné, mas confesso que agora já só muito raramente bebo dessa "água suja do imperialismo" devido a recomendação médica.

Ao Luís Graça, ao também incontornável Luís Graça, responsável por esta "coisa" que é o nosso Blogue, quero agradecer todas as suas palavras e dizer de forma explícita de como as estimo. No entanto fazes cada pergunta! E estavas à espera de respostas, era? Querias um "postzinho", não? Tem calma, amigo, ainda andam por aí muitos "piratas" desejoso de reescrever a história ao seu modo...

Ao António Paiva, homem do HM de quem leio sempre com grande respeito e emoção as suas histórias, quero agradecer as suas palavras.

Ao Mário Fitas, grande "Mamadu", temos então mais algo em comum para além da nossa amizade... tens então uma filha a fazer anos no "meu" dia... pois então, agradecimentos pelos teus votos e já agora te peço que endereces os meus à tua filha.

Ao Torcato Mendonça, homem da planície, da beira-mar, das serranias, de Portugal, os meus agradecimentos pelos seus votos e pelos abraços fortes pessoais e que envolvam fraternalmente toda esta Tertúlia.

A todos e também aos que não se expressaram por este meio, os meus agradecimentos.
Hélder S.