quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5072: Direito à Indignação (1): Abaixo de cão, isto é uma vergonha! (Mário Pinto)


1. O nosso Camarada Mário Gualter Rodrigues Pinto, ex-Fur Mil At Art da CART 2519 - "Os morcegos de Mampatá" (Buba, Aldeia Formosa e Mampatá - 1969/71), enviou-nos uma mensagem de revolta e indignação.

Camaradas,


ABAIXO DE CÃO - ISTO É UMA VERGONHA


Acabo de receber uma carta da Segurança Social, que me informa sobre o suplemento especial de pensão, que mereço como ex-Combatente desta Lusa Pátria.

Fiquei estupefacto pelo modo de cálculo para a sua atribuição, dado que o mesmo me corta, e creio que a todos os Camaradas em geral, em relação ao ano anterior, cerca de 50% do valor
recebido. Isto é uma injustiça indigna e revoltante de todo o tamanho, que nos é prestada pelos nossos (des)governantes em relação a nós - Veteranos de Guerra.

Nós, os que estivemos na Guiné, por não termos cumprido 24 meses de comissão, somos descriminados em relação aos nossos Camaradas, que cumpriram esse tempo neste e noutros teatros de Guerra, nomeadamente os que tiveram em Luanda, que para o efeito continuam a ver contado o seu tempo a 100%.

Estes “senhores” criaram a Lei n.º 3/2009, de 13 de Janeiro, nítida e objectivamente para nos
prejudicar.

Isto é duma injustiça de carácter maquiavélico, dando-me vontade de mandar estes políticos governantes meterem o subsídio num sítio, que eu agora não digo pelo respeito aos nossos leitores e Amigos.

Se não fosse eu dar aos míseros Euros (leia-se esmola) que vou receber, outro destino mais benéfico, acreditem meus amigos que eu o faria.

É revoltante como estes politicozecos de m... nos continuam a tratar assim… abaixo de cão.

Como vários camaradas nossos já aqui têm afirmado, é necessário cerrar fileiras para fazermos ouvir a nossa voz.

Vamos em frente!

Contem comigo!

Haja quem toque a reunir as tropas!

Certo que não estarei sozinho, alinharei na primeira linha!






Um abraço,
Mário Pinto
Fur Mil At Art


Imagens: Mário Pinto (2009). Direitos reservados.

11 comentários:

MANUEL MAIA disse...

CARO MÁRIO,

DE FACTO ESTES POLITICOZECOS SÃO MESMO DE MERDA!

SÃO DESONESTOS,MALANDROS, INCOMPETENTES,CÍNICOS,MENTIROSOS, CRÁPULAS,ESCÓRIA DO PIOR,
ESCUMALHA DA MAIS RELES,ACÉFALOS...

COMO SE PODE ASPIRAR A TER UM PAÍS MODERNO E DESENVOLVIDO QUANDO
AS GENTES QUE O GOVERNAM SÃO DESTE NÍVEL?

CADA VEZ É MAIS URGENTE PÔR EM PRÁTICA O QUE O LÚCIO NETO E EU PRÓPRIO TEMOS SUGERIDO,OU ENTÃO SEGUIR A LINHA DE PENSAMENTO DO ANTÓNIO MATOS .
URGE É AGIR!
UM ABRAÇO
MANUEL MAIA

Anónimo disse...

Caro Mário,

Conta comigo!

Também recebi essa trampa de carta!

E eu que até conheço alguns e ajudei!

Que levem tudo, porque cá ficará. Eles também morrem.

E para castigo como diza o cigano Romão: "Como os Grilos"!

Estou contigo.

Mário Fitas

Anónimo disse...

Caro Mário Pinto!.
E resto da "Tabanca" também!.
Eu já esperava isto!
E não é pelo "corte de quase 50%," dado que a miserabilidade do agora Suplemento(mudaram-lhe agora o nome, mas não lhe mudaram o cariz de miserabilidade)é por demais ultrajante e vexatório, para que seja levado a sério. Mas é pela clara demonstração(mais uma) do que, representamos,do que esta classe política que nos governa, que nos tem governado nos últimos anos(e não excluo nenhum dos Clubes políticos principais-sim é o que eles são-Clubes políticos de elites)que se julgam acima dos outros, fadados para altos voos,bem cheirosos, bem vestidos q.b.,bem remunerados,(duvido que alguns, com todas as benesses e mordomias, e contando só as que sabemos, ou que alguma fuga de informação traga à tona, duvido dizia eu, que algum deles, agora, ou depois na "Dulce Vita" do após
poder, embolse menos de 9 ou 10 milhares de Heróis). - Fora o que escorre diz-se na gíria.
E fomos nós, a n/geração, sim a geração que fez(foi obrigada a fazer)a guerra, que a suportou no seu máximo, física e psicológicamente, que pagou com sangue suor e lágrimas, que afinal, geração danada a nossa, generosa até ao fim, acabou por fazer o 25 de Abril de 1974 libertador, de que me continuo a orgulhar, e de que jamais me demarcarei,porque o acto libertador que de facto foi, não tem nada a ver, nem tem culpa de algumas coisas que foram feitas e continuam sendo feitas, se calhar, por políticos, ou aprendizes disso, filhos, seguidores, 2ª. geração, o que quizerem, se calhar direi eu, dos que não fizeram a guerra, dos que fugiram,- e nem todos pudemos fazê-lo é preciso relembrar - enfim, parafraseando um camarada "camarigo" daqueles que não sairam nem entraram pela barra do Tejo, mas sim por Vilar Formoso, ou outra fronteira qualquer, mas depois do "Boi pegado".
E nesta linha de raciocínio, que não me parece de todo,"desmiolada", poderíamos argumentar/sustentar que, afinal quem lhes abriu as portas, a eles, - estes novos senhores do poder - fomos nós, foi a n/maldita(para eles claro) geração de Ex-combatentes, "apanhados do clima" que não merecem mais do que desprezo, ostracismo, olhar de soslaio, Suplementos Especiais de Pensão(que rico nome, o Assessor/Assessora que o inventou, deve vir a figurar na História deste País, além claro de um chorudo prémio de desempenho)voltando ao SEP, não merecemos mais do 100,00 Euros.
Quando é que acordamos gente?
Somos, dizem eles, mais de trezentos mil, com familiares e amigos, e outros eventualmente a sensibilizar, se calhar vamos para o dobro, não são votos que cheguem, para fazer estancar esta pouca vergonha?.
E mais não digo!.
F.Godinho

José Marcelino Martins disse...

Caros Camaradas
de todos os tempos, de todos os TO.

abram em
ligadoscombatentes.org.pt

entrem e vão até Revista do Combatente.
abram, clicando, a revista de Setembro último e na página 5.
Está a carta enviada a todos os partidos com assento parlamentar e, em caixa, vejam como são tratados os combatentes, pelos políticos que temos.

Unknown disse...

Caros Camaradas

Eu ainda não os consegui perceber.
Quando este subsidio foi instituído
toda a gente percebeu que era uma esmola. Por isso mesmo eu nem sequer me ralei a concorrer a ele. O que devia ter sido feito era todos não terem concorrido ao mesmo e assim mostrassem ao governo que não andavam a pedir. Agora o que é que vão fazer.Nada. É aceitar e cara alegre.
Quanto à carta que o nosso camarada
José Marcelino Martins aconselha a ler e assinada pelo Sr Tenente General Joaquim Chito Rodrigues à
uma coisa nela em que não concordo.
Diz o signatário da carta a breve
trecho:
Esse número vê-se continuado pelos
que hoje se batem nas operações de
reposição da Paz ao serviço do País.
Mas onde é que se viu isto? Nós quando fomos para o Ultramar fomos mobilizados e para defender uma coisa que nessa altura era nossa.
Fomos para a tropa e perde-mos os nossos salários (Eu nessa altura ganhava 1074$00 e fui ganhar $80 centavos )Os que vão hoje para esses países vão voluntáriamente e
a olhar para o vencimento que vão
auferir e não vão defender nada nosso.Se o Sr Tenente General está a pensar nos Oficiais e Sargentos do Quadro então tem razão pois esses não perdiam nada e esse era
o emprego deles. A tropa de agora não tem nada a ver com a do nosso tempo, em nada é comparável.
Armandino Alves

manuel amaro disse...

Caro Mário,

Tens toda a razão.
Nem é pela porcaria do valor mas pela injustiça da decisão.

Nem interessa saber se foi ignorância ou má-fé.
São jovens, não fizeram tropa, mas podiam, pelo menos, aconselhar-se com quem sabe.

Não digo mais nada para não magoar os camaradas que votaram nos autores da decisão.

Que lhes faça bom proveito.

Um Abraço

Manuel Amaro

Anónimo disse...

Caríssimos

Porque ha muita gente que lê o blogue e não tem conhecimento deste tema das pensões, importará esclarecer que os tais 75euros ou 100 euros ou 150 euros de pensão atribuida aos combatentes é o montante ANUAL e NÃO MENSAL, como alguns amigos meus pensavam.

Quanto à carta publicada no número de Setembro/09 da revista "Combatente", órgão da Liga dos Combatentes, de que o José Martins faz referência:
- Da apresentação introdutória consta que foi enviada ANTES DAS ELEIÇÕES e na sequência do deliberado no Congresso dos combatentes;
- A linguagem utilizada corresponde à designada por "politicamente correcta";
- Que efeito prático terá (teve) para qualquer partido ser-lhes dito que foram cerca de um milhão de combatentes (quantos ainda estão vivos para votar?) e que, por causa deles, sofreram cerca de seis milhões de familiares?
- A referência aos actuais militares que, voluntariamente e, por vezes, continuamente (e bem remunerados) se deslocam AGORA para missões militares no estrangeiro (em que zonas?), está ABSOLUTAMENTE fora do contexto do que estamos falando;
- Finalmente e quanto à "caixa" impressa no final da carta, da qual consta que devemos agora esperar o que constará(?) do futuro-próximo progama do Governo, poderia ter sido transcrita a frase que, segundo é dito, consta do CD que o PS enviou à Liga dos Combatentes, com o seu programa eleitoral.
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Filhos da P... com P grande.

Já repararam na data da carta?
29 Setembro, dois dias depois das eleições. Estiveram á espera.
É preciso descaramento.

Não esquecer que no dia 11 há mais e quem vai pagar as favas,
desgraçadamente vão ser os autarcas.

Continuamos a ser F...
Continuamos a ser humilhados.
Desculpem a indignação.
Não sei como expressar mais esta revolta.

Se antes não dava para um café por dia, agora nem meio paga (0,274€)

Já pensaram encher o gabinete do ministro (o incivil Severiano, que ainda por cima e curiosamente é filho dum militar) de tubos de vaselina?
Talvez desse mais utilidade ao suplemento que fez aprovar.

Estamos á espera de quê?
300/400MIL que "ainda" somos é mais que suficiente para formar um "exército".
AO ASSALTO.
O Parlamento espera por nós.
É preciso dar um passo á frente.
Começa a ser demasiado tarde.

TENHO ORGULHO DE SER PORTUGUÊS
MAS VERGONHA DESTE PORTUGAL

UM ABRAÇO SENTIDO

cumprim/jteix

Anónimo disse...

Caros camaradas ex-combatentes

O Dec. Lei inicial sobre os ex-combatentes, começou logo torto à nascença. Manchado de injustiça.

Certamente, a maior parte dos camaradas, desconhece que algumas categorias de cidadãos portugueses ex-combatentes (como foi o meu caso), ficou EXCLUÍDA do mesmo.

Porque raio de carga de água os:

-Empregados bancários
-Advogados e solicitadores
-Empregados da Rádio Marconi
-Emigrantes nalguns países

foram DEIXADOS DE FORA no referido Dec.Lei???
Quem pode explicar isto???
Nós fizémos parte das centenes de milhar de jovens da nossa geração que ESTIVEMOS LÁ, onde doía...

Só agora, em Janeiro de 2009, é que foi feita uma rectificação ao Dec. Lei, onde nós, finalmente, fomos incluídos...(INCRÍVEL)...

Quanto ao resto, concordo com parte do que foi dito, designadamente nos seguintes aspectos:

-Não há nem houve qualquer reconhecimento pelos sacrifícios que a nossa geração passou na Guerra Colonial.

-O Suplemento Especial de Pensão é uma migalha atirada aos pardais.

-A actual ida de contingentes de tropas portuguesas para outros países, é absolutamente distinta do que se passou connosco, quer em termos históricos,quer em termos sociais quer em termos militares.

Um abraço para todos os camaradas ex-cobatentes

José Pires Vermelho
Ex-Furriel Milº CCAÇ 3520 - Cacine
CCAÇ 6 - Bedanda
CIM - Bolama

Anónimo disse...

Caro Mário Pinto e restantes camaradas,
Maia uma vez hoje não vou votar, faço parte daqueles quqrenta e tal por cento dos cidadãos que não querem eleger mais um monte de merda ambulante, já basta pagar-lhes e ainda por cima principescamente (o que 'e uma contradição nesta merda de REPUBLICA. Mas se atentarmos bem POLÍTICOS E BANDIDOS são as classes mais bem pagas e se calhar mais unidas no panorama do nosso pobre e miserável PORTUGAL. Por este andar nem o filho da puta do ouro, que o outro gamou aos judeus , através dos alemães serviu para ele nem para o país e muito menos para os portugueses de então. Esses pobres coitados é que nunca levaram nada, a não ser porradinha e trabalhinho.Agora porque não gostam de trabalhar ou porque não há trabalho,(O partido socialista) encarregou-se de destruír os últimos postos que restavam das más governações anteriores, isto é, principalmente depois dos anos 90, altura em que imensas famílias europeias estavam falidas, TODA A GENTE SABIA ATRAVÉS DA IMPRENSA), POIS NO NOSSO RICO PAÍS ABRIU-SE O CRÉDITO PESSOAL ás famílias portuguesas na niossa banca para que pudessem ficar tão ou mais endividadas que as do resto da Europa chamada adiantada.Só me resta dizer que qualquer merceeiro de qualquer rua de qualquer cidade do nosso pobre País teria feito melhor do que os nomes mais sonantes que passaram por primeiro ministro.

Anónimo disse...

Se calhar o BOTAS foi merceeiro em Santa COMBA Dão, antes de se formar em Coimbra. Como ele não pertencia à máfia política europeia ou transatlântica que hoje está em vigor, como nunca entrou nesse covil o pobre diabo foi considerado pelos outros de estar orgulhosamente só e consequentemente marginalizado quer exterior quer interiormente. Mas mesmo sendo uma besta juntou dinheiro e ouro e criou todos os postos de trabalho necessários e nunca fez campanha a prometer nada a ninguém, a não ser uns tabefes no focinho e umas mangueiradas coloridas, (não confundir com as coisas coloridas que existem actualmente, que vão até às relações).Que filha da puta de sina a nossa, é no fado é nas fodas é nos filhos duma mãe que não tem cama certa que nos governam. NÃO TEMOS SORTE NENHUMA", por este andar qualquer dia até a Nossa Senhora de Fátima nos deixa entregues a nós mesmos.
E para finalizar porque não presentear os merdas dos políticos que não devem ser muito diferentes do lote dos que criaram esta aberração de lei em 13 de Janeiro de 2009, com anossa presença lá em Lisboa um ano depois em 13 de Janeiro de 2010 dizendo-lhes que não admitimos que filho da puta nenhum toque no OSSO LIMPINHO BEM POLIDO, pareceu-me até envernizado, que o PORTAS nos atirou. RAFEIRO QUE SE PREZA NÃO DEIXA NINGUÉM TOCAR NO SEU OSSO.
Um grande abraço para todos do camarada e amigo
ADRIANO MOREIRA -Fur.Enf.CART. 2412
BIGENE,BINTA,GUIDAGE E BARRO
1968/70