sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Guiné 63/74 – P5086: Convívios (168): XIV Encontro/Convívio Anual dos ex-Combatentes da Guiné, da Vila de Guifões – Matosinhos (Albano Costa)



1. Mensagem do nosso camarada Albano Costa, ex-1º Cabo da CCAÇ 4150, Cumeré, Bigene e Guidaje, 1973/74, com data de 9 de Outubro de 2008:




14º Encontro/Convívio Anual dos ex-Combatentes da Guiné da freguesia de Guifões – Matosinhos que, segundo as suas palavras foram uma freguesia e um concelho, de onde partiram muitos Combatentes, não só para a Guiné, como para as outras frentes da Guerra Colonial/Guerra do Ultramar.

Camaradas,

Dia 5 de Outubro de 2009, é sempre o dia eleito, desde o ano de 1996, para que os ex-combatentes da Guiné, da Vila de Guifões (Matosinhos), realizem o seu Encontro/Convívio Anual.

Este ano foi celebrado o 14º, na localidade de Pataias – localidade perto de Leiria.

Logo de manhã cedo, foi feita a formatura no centro de Guifões, seguindo rumo em dois autocarros com destino ao Santuário de Fátima, onde se fez uma paragem de cerca de 60 minutos, que cada um, sem programa, desfrutou a seu bel prazer.

Em seguida encaminhamo-nos para um restaurante na zona, onde almoçamos e aí passamos o resto do dia num ambiente habitual de sã e alegre confraternização, que incluiu uma tarde animada, com música ao vivo, que nós latinos muito gostamos e que fará sempre parte das nossa festas.

Estiveram presente 79 pessoas, 35 dos quais ex-Combatentes, pois a festa é também para os nossos familiares, confraternizando e recordando, um pouco, sobre o que foram os seus períodos de guerra, que quer se queira quer não, é sempre um momento alto destes convívios. Pelo meio, falou-se de tudo um pouco num ambiente, como atrás mencionei, imensamente salutar e de grande camaradagem.

De salientar que sempre esteve presente o nosso pároco local - Américo de S. Rebelo -, visto que também ele esteve na Guiné (como Capelãoo), bem como o nosso Presidente de Junta e sua esposa, da jovem Vila de Guifões, que amavelmente presenteou todos os participantes (um brinde a cada homem e uma rosa a cada senhora), o que muito nos sensibilizou.

Para terminar o folguedo foi cantado o Hino Nacional.

Um abraço,
Albano Costa
1º Cabo da CCAÇ 4150

Fotos: © Albano Costa (2009). Direitos reservados.
Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.

___________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:


Sem comentários: