sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5116: Em busca de... (98): Pessoal da açoriana CAÇ 3326 - Os Jovens Assassinos de Mampatá (1971/73) (António Amaral Brum, Ontário, Canadá)



Guiné > Região de Tombali > Mampatá > CART 6250 , Os Unidos de Mampatá (1972/74) > Um foto aérea de povoação e aquartelamento... A unidade de quadrícula anterior terá sido a CCCAÇ 3326 (1971/73, Mampatá e Quinhamel) a que pertenceu o nosso camarada António Amaral Brum, há 36 anos emigrado no Canadá.


Foto: © José Manuel Lopes (2008). Todo os direitos reservados .


1. Texto do editor L.G.:

Recebi ontem um telefonema do Canadá, da esposa do nosso camarada António Amaral Brum, de origem açoriana, ex-Sold da CCAÇ 3326 – Os Jovens Assassinos de Mampatá (sic), e que teve como comandante o Cap Mil Art José Carlos Paulo Carvalho, militar e homem que ele muita admirava, e de quem gostaria de ter o contacto telefónico.

Esta subunidade, composta por militares açorianos, partiu para a Guiné em 21 de Janeiro de 1971 e regressou em 17 de Janeiro de 1973. Esteve em Mampatá e Quinhamel. É contemporânea das:

(i) CCAÇ 3325 (Guileje, Nacra; Cap Inf Jorge Saraiva Parracho);

(ii) CCAÇ 3327 (Brá, Bachile, Bassarel, Tite, Bissau; Cap Mil Art Rogério Rebocho Alves);e

(iii) CCAÇ 3328 (Bula, Ponta Augusto, Barros, Bula) (esta última, com cinco comandantes).

Todas elas foram mobilizadas pelo BII 17 (Ponta Delgada), com excepção da última que veio do Funchal (BII 19).

O telefone do nosso camarada Brum é o 905 664 1497 (telemóvel ? nº fixo ?). Não tenho a certeza de ter percebido bem o apelido, mas pareceu-me ser Brum. Vive em Hamilton, Ontário (possivelmente, é preciso marcar o prefixo do Canadá e da região, para contactar com ele pelo telefone).

O Brum gostaria muito de encontrar antigos camaradas, em especial o Fur Mil Martinho (ou Martins ?), bem como o Portugal, para além do seu antigo capitão (que chegou inclusive a convidá-lo para vir trabalhar com ele no Continente).

Está há 36 anos no Canadá. Há 14 teve um acidente de trabalho na fábrica onde trabalhava, e que lhe provocou traumatismo craniano (“brain injury”). Está reformado, e faz a sua vida normal, conduz o seu carro, etc.

Falei com a esposa, açoriana, com sotaque cerrado de S. Miguel. Disse-me que queria muito fazer uma surpresa ao marido. Voltou hoje a falar-me… Não conhece Lisboa. Julgava que eu tinha uma base de dados com todos os contactos de todos os militares que passaram pela Guiné, e que logo ali lhe daria o telemóvel do ex-Cap Mil Paulo Carvalho. Alguém lhe deve ter dito que eu também falava numa rádio… Meu Deus, onde já vai o nosso blogue!…

Pareceu-me ser uma pessoa simples e uma esposa dedicada… Pedi-lhe para me mandar fotos, digitalizadas, do marido. Vai pedir à filha, que sabe trabalhar com a Internet. A última vez que o casal veio aos Açores foi há 10 anos. Insistiu comigo para pôr à frente do nº da companhia o nome de guerra por que eles eram conhecidos – Os Jovens Assassinos de Mampatá

Amigos e camaradas, quem pode dar uma ajuda a este nosso camarada da diáspora portuguesa ? (*)

_____


Nota de L.G.:


(*) São escassas as referências à CCAÇ 3326 no nosso blogue:




3 comentários:

Luís Graça disse...

Diz o António Carvalho:

ascarvalho1972@iol.pt


Esta companhia de açoreanos foi rendida pela minha - Cart 6250, em Agosto de 1972.

Eu lembro-me apenas dos nomes do capitão (Carvalho) e do nome do furriel enfermeiro (Real). Não tenho os seus contactos.

Luís Graça disse...

Escreve o Mário Gualter Rodrigues Pinto:


Caro camarada Luis Graça

A única informação que posso prestar é que foi esta Companhia que rendeu a minha Cart 2519 em MAMPATÁ Março de 1971.

Eu fui dos últimos elementos a sair de Mampatá porque fiquei a mostrar o Sector à CCAÇ 3326.

Lamento não poder prestar mais indicações


Um abraço


Mário Pinto
pintanof@gmail.com

Anónimo disse...

Olá camaradas,
Tenho algumas notícias.
Na minha área conheço o Manuel Fortuna, faialense da freguesia da Feteira, que fez parte dessa companhia.
Ele vive em Taunton, MA. Vou-lhe passar a informação.
Os Fur. Mils. Portugal e Martinho faziam parte da companhia.
Aproveito a oportunidade para informar que o quartel de formação das companhias referidas foi o BII17, com sede em Angra do Heroísmo, Terceira.
Um abraço do,
José Câmara