sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5146: Humor de caserna (15): O fim dos Ui!Ui!... e o milagroso comprimido LM do Zé Teixeira (José Belo)

Esta é a singela página principal do sítio, na Net, dos Maiorais de Empada, a malta da CCAÇ 2381 (1968/70), declarados inimigos dos Ui!Ui! do Rio Grande de Buba... Editor: José Teixeira. Colaboradores: José Belo e J. Manuel Samoco.

A CCAÇ 2381 teve como unidade mobilizadora o RI 2 (Abrantes). Partiu para a Guiné em 1/5/1968 e regressou à Metrópole em 3/4/1970. O seu comandante original, Cap Mil Inf Jacinto Joaquim Aidos, continua a frequentar os encontros anuais. O próximo convívio está marcado para o dia 1 de Maio de 2010 nas Grutas de Santo António, pero de Fátima.

1. Novo texto do José Belo, ex Alf Mil Inf da CCAÇ 2381, Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70, actualmente Cap Inf Ref, a viver na Suécia há mais de três dezenas de anos...

Como bom Ui!Ui! que é, raramente se deixa fotografar... A foto que dele temos publicado, é de tão má qualidade que eu hoje resolvi não voltar a inseri-la... Até por razões de segurança do nosso querido amigo e camarada José Belo (os Ui!Ui! sempre foram muito apreciados no norte da Europa, com destaque para a Finlândia, que como toda a gente sabe faz fronteira com a Suécia...), pelo que optámos por deixar em branco o espaço reservado à chapa de identificação (LG).

2. O Fim dos UiUi! (*)
por José Belo

Caros Amigos e Camaradas:

Para não cair na tentação de criar um, menos conveniente, folhetim quanto aos estranhos, excessivos, por vezes contra natura, hábitos sexuais dos Ui!Ui! do sul da Guiné, que iria sair fora do âmbito de algumas profundas formações morais e militares de muitos dos camaradas (com o consequente arrastamento de sérios problemas para os editores do blogue com o Patriarcado, e mesmo a Nunciatura), resolvi, a bem de todos, encerrar definitivamente o assunto.

Sinto, no entanto, como profundo dever, compartilhar a técnica recomendada pelo Laboratório Militar (anos 70/71) quanto à obtenção de uma perfeita pele de Ui!Ui!

O facto da pelagem destes animais atingir valores comerciais muito elevados (não esquecer que existiam especialistas internacionais na casa Gouveia de Bissau com o fim único de exportar as mesmas para a Finlândia), a 2ª Repartição do Estado Maior de Bissau utilizou (abusivamente?) grande parte das verbas destinadas à Campanha por uma Guiné Melhor para subsidiar um estudo por parte de conhecido laboratório alemão quanto ao melhor isco para Ui!Ui!

Diz-se que, em muito oportuna intervenção, o então Capitão Almeida Bruno convenceu o Comando Chefe a não gastar enormes verbas com laboratórios internacionais para serem obtidas técnicas a serem utilizadas pelos simples dos bandos armados. E qual era o defeito do Laboratório Militar?

Bem haja meu General, porque a resposta científica para o problema foi deste modo muito mais rápida, profunda e eficiente,ou não fosse um laboratório.....militar! (ainda hoje me pergunto: Como se dirá desenrrascar em alemão?)

A sugestão recomendada pelos nossos era, obviamente, baseada nos célebres comprimidos LM. Quem os não recorda com saudade? Os tais utilizados para diarreias, gonorreias, e tudo o que de eias afligia as nossas tropas no vasto império africano, e não só. Como muito inteligentemente salientou a repartição de logística do Estado Maior em Lisboa, este medicamento sofisticado estava distribuído por tudo que era bolsa de enfermagem no nosso exército.

Cito NEP do Comando Chefe da Guiné para as Unidades existentes nas zonas do habitat dos Ui!Ui!, com instruções a serem rigorosamente seguidas pelas mesmas:

(i) Espalhar criteriosamente os comprimidos LM na parte mais escura das margens do tarrafo.

(ii) Aguardar o mais próximo possível dos comprimidos a chegada dos animais. (Recomenda-se a utilização das árvores mais próximas, tendo em conta os devidos cuidados a ter caso nelas se encontrem pendurados alguns guerrilheiros [Vd. foto à esquerda]. Estes costumam chatear-se com isso!)

(iii) Os animais, depois de uma demorada observação dos comprimidos, viram-se uns para os outros, e, em gesto reguila, levam a pata dianteira esquerda à pálpebra inferior do olho direito em típico gesto significativo de Queres ver estes chicos-espertos?!

É nesse momento que, apontando ao branco dos olhos, se devem abater os enormes Ui!Ui! sem produzir os tais buracos desnecessários na pele.

PS - Não quero terminar sem pedir as desculpas devidas a dois Camaradas:

(i) Ao Zé Teixeira, o nosso doutor da mata, pelas quantidades de comprimidos LM abusivamente desviados pelos Furriéis e por mim, do seu posto de enfermagem. Ele que os contava todos ao despertar,e os colocava em impecável formatura sobre a secretária ao recolher! O nosso ingénuo alibi quanto a um possível aumento de casos de gonorreia resultantes de intensivas campanhas nocturnas psico-sociais, não foi de modo algum aceite por um expert na sanidade das bajudas de Mampatá.

(ii) Ao meu companheiro de colégio lisboeta Mexia-Rambo-Alves (**) por não lhe ter feito chegar às mãos os azimutes da zona em que os Ui!Ui! viviam, por simples e miserável inveja, de que ele com as minibazucas de bolso compradas na estranja (as minhas eram marca Sagres da Manutenção) viria a abater os maiores exemplares de entre os Ui!Ui!

Um abraço amigo do José Belo.

Estocolmo 20/10/09

3. Comentário do Zé Teixeira, a pedido dos editores:

Um pouco de graça faz bem para baixar a tensão de alguns camaradas. Confesso que não conhecia esta veia do Belo.

Vou tenta explorar os LM - os tais comprimidos que davam para tirar dores de unhas encravads até às dores de cabeça, passando pela composição do 1214, o célebre composto à base de tintura de iodo e LM, um excelente remédio para caspa. Melhore que as meias da Casa Baiona, pois estas só davam da ponta dos pés até à porta da c...

Amanhã digo alguma coisa

Abraço.
José Teixeira
____________

Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste da série:

20 de Outubro de 2009 >Guiné 63/74 - P5135: Humor de caserna (14): Curiosidades zoológicas: Os Ui!Ui!, animais nocturnos, do tarrafo do Rio Grande de Buba (José Belo)


(...) É sem dúvida um dos animais de maior porte e com a mais bela pelagem escura de todos os que vivem no Sul da Guiné. O seu habitat natural limita-se a um triângulo que, grosso modo, tem os vértices em Empada-Buba-Mampatá, sendo as suas maiores concentrações junto às margens do rio grande de Buba.

Animal nocturno, extremamente tímido, e de muito difícil observação, é só nos períodos do ano em que as águas põem a descoberto enormes quantidades de ostras (alimento favorito dos Ui!Ui!) que os mesmos se conseguem abater. As suas peles, pela sua qualidade e beleza, vendem-se caro. Servem de perfeitos cobertores, casacos, tapetes, ou simples decorações. (...)


(**) Vd. poste de 19 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5132: Humor de caserna (13): Rambo uma vez, rambo para sempre (Joaquim Mexia Alves)

3 comentários:

Luís Graça disse...

Ui!Ui!...Agora percebo a razão por que lhe chamam o Esquilo Sorridente... O homem, lá na outra encarnação, gostava de ajudar os outros a serem felizes...

O Alexandre Fleming, um rapaz inglês do tempo do meu avô, tinha feito uma descoberta importantíssima, em 1928, a da penicilina e das suas propriedades antibióticas... o que lhe valeu o Prémio Nobel da Medicina, se não estou em erro, em 1945...

E como a "bala mágica" foi tão amiga dos Maiorais... (Ainda me lembro o meu pai contar que houve camaradas dele, expedicionários na Ilha de S. Vicente, Cabo Verde, dele que se suicidaram, uns, tentaram o suicídio, outros, por terem dado cabo da "ferramenta", numa época em que não havia a "bala mágica", só aparaceu nos anos 50...).

Em contrapartida, o Zé Teixeira, o médico pé descalço dos Maiorais terá descoberto, em pleno mato, sem laboratório nem nada, apenas com o pobre material português, o famoso comprimidinho azul a que mais tarde se chamaria Viagra... O homem hoje poderia estar podre de rico, se tivesse patenteado o feito científico...

Zé, esta faceta da tua história de vida deveria ser contada na série O Segredo de... Mesmo que tenhas dada uma caixa de comprimidos LM ao turra lá da tua zona, estás perdoado... A gente só quer que contes a história direitinha, sem te engasgares como o Amílcar...

Anónimo disse...

Muito grato pelo cuidado em deixar em branco o espaco reservado á chapa de identificacao.Mas,e como poderás compreender depois de leitura CUIDADA(!) do E-mail que enviei ontem(22/10) para a Tabanca Grande......já é tarde! Os Servicos Secretos Militares Finlandeses já me contactaram de madrugada.E os gajos sao cada "gorila"! Adeus até ao meu regresso?!? J.Bravo/Eco/Lima/Oscar.

Anónimo disse...

Muito grato pelo cuidado em deixar em branco o espaco reservado á chapa de identificacao.Mas,e como poderás compreender depois de leitura CUIDADA(!) do E-mail que enviei ontem(22/10) para a Tabanca Grande......já é tarde! Os Servicos Secretos Militares Finlandeses já me contactaram de madrugada.E os gajos sao cada "gorila"! Adeus até ao meu regresso?!? J.Bravo/Eco/Lima/Oscar.