sábado, 24 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5149: Direito à indignação (8): Fomos forçados como presidiários a cumprir pena no degredo (Jorge Teixeira/Portojo)

1. Mensagem de Jorge Teixeira* (Portojo), ex-Fur Mil do Pelotão de Canhões S/R 2054, Catió, 1968/70,com data de 22 de Outubro de 2009:

Tropa, quer dizer Forças Armadas Portuguesas.
E cada vez me repugna mais dizer ou escrever estas palavras "Forças Armadas Portuguesas".

Desde a criação de uma lei em Fevereiro de 2002 de uma pensão para antigos combatentes, de que só alguns tiveram conhecimento e de como dela se poderia auferir, até à Lei publicada em 2009, fica demonstrado como os Presidentes da República, que aprovam as leis do País, os governantes que fazem as leis, bem como os deputados da Assembleia da República tratam a escória dos militares que em nome da Pátria una e indivisível, foram forçados como presidiários a cumprir pena no degredo em África, desde 1961 a 1974, por períodos de dois anos, uns pouco menos e outros um pouco mais.

Já somos poucos os sobreviventes desse tempo. Dizem-me que cerca de 300.000. Muitos com diversos problemas de saúde, mas esperam os nossos queridos governantes que nos despachemos depressa para o outro mundo, pois aqui já andamos a mais.

Bem isto ao caso por mais uma vergonhosa afronta (como se diz em alguns partidos tipo PCP e satélites, também eles metidos nesta estória) que esses chamados governantes - Presidente da República, Governo, Deputados - infligiram à atrás dita escória negreira de terras de África. Refiro-me à tal pensão generosa, que inicialmente recebiam alguns de nós. Cerca de 120 euros anuais. Com o tempo foi-se actualizando essa esmola. Para alguns, como disse, pois a maior parte perdeu automaticamente esse direito. Ou por desconhecimento da Lei, como terá sido o meu caso, segundo me foi dito, ou por que não sei... Acho que a partir de certa altura deixou de ter validade a Lei.

Não fazendo deste caso, um assunto individual - que o não é pois há camaradas que são tão ignorantes como eu e portanto não recebem esta misericordiosa pensão - a nova lei, a tal de 2009, veio pôr os pontos nos iiiisss. Isto é, reviram a lei de 2002, cheia de incongruências, segundo disseram, e toca de gamar uns euros, que nalguns casos é superior a 40%. Quer dizer que há pessoal a receber menos de 100 euros anuais.

Se meter os papeis pela terceira vez e me for considerada a esmola, parece que receberei cerca de 130 euros anuais. Não sei se estarei cá se isso acontecer. Mas agora vou mesmo chatear e prometo encher as caixas do correio desses Ministérios e dos Serviços das Forças Armadas e de Ligas militares - mesmo as não controladas pelo governo - e Segurança Social, enfim tudo que for sítio onde recebam correio electrónico. Vão todos gozar com a pqp. E deixem os velhos em paz de uma vez.

Só de passagem: Alguém ouviu ou leu a comunicação social, comentaristas, partidos, referir-se a este tema ?

Jorge/Portojo
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 17 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4967: Agenda Cultural (26): Museu Militar do Porto (Jorge Teixeira/Portojo)

Vd. último poste da série de 19 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5133: Direito à indignação (7): Esmiuçando o Complemento Especial de Pensão e o Acréscimo Vitalício de Pensão (José Manuel M. Dinis)

5 comentários:

Anónimo disse...

Camarada e amigo Portojo não são as Forças Armadas Portuguesas que tiveram ou têm a culpa do que quer que seja. Não pelo contrário tiveram o condão de nos fazerem encontrar em determinada altura e determinado sítio, ao fim e ao cabo foram o elemento congregador das nossas amizades. Agora os políticos esses sim são sempre os causadores de tudo que é mau à superfície da terra.Já reparaste que os da nossa juventude que eram a maior merda do mundo, fizeram com que nos encontrassemos, os actuais que são a maior merda do Universo considerando todas as galáxias, mesmo as que desconhecemos, estão a querer fazer com que nos manifestemos.
Agora pergunto eu, por que não nos manifestamos em força? Por quê não lhes pedimos satisfações? Vamos a eles.
Um grande abraço para ti e para todos do camarigo
ADRIANO MOREIRA - FUR. ENF. CART. 2412 - BIJENE BINTA GUIDAGE E BARRO
1968/70

MANUEL MAIA disse...

CARO JORGE,

GOSTEI DO TEU DESABAFO,E ,SOBREMANEIRA,DA TUA FRASE: "VÃO TODOS GOZAR COM A PQP".

É ISSO TUDO!

CLARO QUE A COMUNICAÇÃO SOCIAL,OS COMENTARISTAS E OS PARTIDOS POLÍTICOS NÃO SE REFERIRAM A ESTE ROUBO.

PUDERA...SÃO FARINHA DO MESMO SACO,OU ENTÃO COMO OS DOIS PRIMEIROS ESTÃO A SOLDO DOS TERCEIROS,NÃO QUISERAM OU PUDERAM DESAGRADAR AOS SEUS AMOS...

MAS JÁ SOMOS DEMASIADO CRESCIDOS PARA TEMERMOS ESSA GENTE!!!

É TEMPO DE USAR O VERBO CORRECTO,OU SEJA,NUNCA O... SOLICITAR A V.EXAS( COMO GOSTAM DE FAZER COM OS SALAMALEQUES E ESPÍRITO DE SUBSERVIÊNCIA,OS DIRIGENTES DAS
LIGAS E ASSOCIAÇÕES DE VETERANOS),MAS ANTES : É TEMPO DE SE FAZER JUSTIÇA PELO QUE EXIGIMOS RESPEITO,ACESSO AOS HOSPITAIS MILITARES,E REFORMA AOS 60 ANOS SEM PENALIZAÇÕES.
CHEGA DE TER MEDO DESTA GENTE SEM DIMENSÃO QUE SE INSTALOU NAS CADEIRAS DO PODER.

MARCHEMOS PARA LISBOA!
SE OS PROFESSORES O FIZERAM,PORQUE RAZÃO CONTINUAMOS QUEDOS E MUDOS?

ESPERO QUE A MENSAGEM PASSE...

Anónimo disse...

Esqueci-me de dizer que a classe poítica se defende e complementa de modo a salvar a pele, portanto seja qual for o cargo que desempenhe vai sempre para o partido, não interessa o PAís, A NAÇão, a PÁTRIA E O POVO esse então é mais lixo do que no regime anterior. Em relação aos jornalistas sejam do ramo que forem é tudo igual ao litro.
Por incrível que pareça a palavra acima POITICA NÃO FALTA O L é mesmo assim, vem de POIO OU SEJA MERDA. Parece-me agora sim amelhor maneira de terminar o meu comentário.
Mais um grande abraço,
ADRIANO MOREIRA

Jose Marcelino Martins disse...

Remeto para o comentario que fiz no post p5150.

José Martins

Unknown disse...

Recebi este email de um nosso camarada, que também me informou que o Correio da Manhã, creio que do dia 12 corrente, se referiu ao assunto. Não deu para meter aqui.

Caro Combatente

Recebi um Email com o seu desabafo, com 95% de razão os restantes 5% são derivado aos seus desconhecimentos sobre a as Lutas de muito poucos, Também Combatentes, têm lutado pela Dignidade de todos os Combatentes, principalmente dos mais desprotegidos e abandonados socialmente.

Solicito que leia um pouca da História da ACUP que envio e aconselho a Navegar na Internet, procurando Combatentes Sem Abrigo ou em ACUP Combatentes do Ultramar.

Vou-lhe enviar uma Noticia do Correio da Manhã de 12 de Outubro de 2009, para analisar, que há Associações, que estão sempre presentes nas grandes lutas pela Defesa dos Direitos e Dignidade dos Combatentes do Ultramar Português.

ACUP a Associação dos Soldados e Cabos Milicianos.


Com os melhores cumprimentos,

José Nunes (ACUP)