sábado, 7 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5227: Memória dos lugares (51): Ponte Carmona sobre o Rio Corubal (Carlos Silva)



1. Mensagem de Carlos Silva, ex-Fur Mil da CCAÇ 2548/BCAÇ 2879, Farim, 1969/71, com data de 6 de Novembro de 2009:

Amigos,
Assunto - Série Pontes.
Já falámos de várias pontes: Ponte dos fulas, Ponte Alferes Nunes, Ponte Mansoa, Ponte Craveiro Lopes, mais conhecida por Ponte do Saltinho, Ponte João Landim, Ponte S. Vicente, etc.
Mas não falámos sobre a Ponte Carmona sobre o Rio Corubal, situada a meia dúzia de quilómetros do Xitole.

Por esse motivo, acabo de publicar no meu site www.carlosilva-guine.com uma página dedicada às CART 2413, CART 2716/BART 2917 e CART 3492/BART 3873, a que pertenceram entre outros o Carvalheira, o David Guimarães, o Mexia Alves e o Álvaro Basto. A página contém essencialmente fotos da Ponte Carmona, sobre o rio Corubal, que - presumo - poucos Xitoles que por lá estagiaram, conhecem.- Refiro-me àquele Monumento ali perdido, àquela preciosidade, àquela maravilha arquitectónica.







E digo isto, porque na altura do Simpósio Internacional de Guileje mostrei as duas fotos do David Guimarães e nem a Sra. Ministra Isabel Buscardini nem o nosso amigo Pepito conheciam aquele tesouro e este ano propus-me viajar de propósito até lá com outros camaradas para ver aquela preciosidade com os meus olhos.
Pois até agora não vi nem ouvi referências a tal monumento exceptuando as 2 fotos do David Guimarães, [tiradas em 2001].








Deste modo e dado que amanhã os nossos camaradas das Companhias acima vão reunir-se em Monte Real [, hoje dia 7, conforme anúncio, aqui publicado pelo J. Mexia Alves] agradeço que publiquem um poste fazendo referência à página do meu Site para visualizarem tal preciosidade da nossa arquitectura, e para se possível lançar o repto aos mesmos se alguma vez fizeram patrulhamentos para o lado da situação da ponte, se ouviram falar nela, se sabem em que data foi construída e quem é o seu autor de projecto, por que razão ficou inacabada oi se sofreu alguma derrocada, enfim… se sabem o historial dessa magnífica ponte.













ççççççççç
Claro que estas dúvidas colocam-se a qualquer tertuliano ou não.
Junto anexo uma pequena selecção fotos das que publiquei (cerca de 120, distribuídas por 30 páginas, o que era muito material para o Blogue).
Com um grande abraço amigo
Carlos Silva
Fur Mil CCAÇ 2548/BCAÇ 2879

Fotos:© Carlos Silva (2009). Direitos reservados.



Guiné > Xitole > 1970 > Vista aérea do Xitole (aquartelamento, posto administrativo e tabanca) © Humberto Reis(2006)
___________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:

Sem comentários: