domingo, 8 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5237: Memória dos lugares (53): Rio Corubal: As três pontes... (C. Silva / P. Santiago / M. Dias / Luís Graça)

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > 3 de Março de 2008 > Saltinho, na Estrada Bissau - Mansoa - Bambadinca-Saltinho - Quebo - Gandembel - Guileje > Seminário Internacional de Guileje (Bissau, 1-7 de Março de 2008) (*) > No regresso de visita a Guileje e Cantanhez > A antiga Ponte Craveiro Lopes, em cimento armado, inaugurada em 1955.

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > 3 de Março de 2008 > O rio Corubal, a jusante da ponte do Saltinho, formando um belíssimo espelho de água, rodeado de margens ainda luxuruiantes, como no tempo da guerra colonial. (No meu tempo, em 1969, o Saltinho passou a ser reabastecido através da estrada Bambadinca-Mansambo-Xitole-Saltinho, depois de reaberto o troço entre Mansambo e Xitole).

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados



Guiné-Bissau > Região de Bafatá > 3 de Março de 2008 > A margem esquerda do Rio Corubal vista da antiga ponte Craveiro Lopes, no Saltinho. Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Saltinho > 3 de Março de 2008 > A margem direita do Rio Corubal vista da antiga ponte Craveiro Lopes.

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Saltinho > 3 de Março de 2008 > Praia fluvial, na margem direita do Rio Corubal vista da antiga ponte Craveiro Lopes. A 100 metros, erguia-se o antigo aquartelamento do Saltinho, onde esteve entre outros o nosso camarada Paulo Santiago, comandante do Pel Caç Nat 53, adido à CCAÇ 2701, na época de 1970/72.

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Saltinho > Ponte Craveiro Lopes > 3 de Março de 2008 > Assinalada, a vermelho, a antiga "passagem submersível do Saltinho" (**)

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados


Guiné > Zona Leste > Saltinho > 1970 > Vista áerea do aquartelamento do Saltinho, vendo-se a ponte Craveiro Lopes e a montante, do lado direito, a famosa "ponte submersível" ou "passagem submersível do Saltinho". Foto tirada antes do início da construção do reordenamento de Contabane, na outra margem do rio Corubal. Segundo o nosso camarada Paulo Santiago, que aqui esteve a comandar o Pel Caç Nat 53 (170/72), a construção do Reordenamento de Contabane começou em Dezembro de 1970 (obras orientadas pelo Alf Mil Valentim Oliveira,comandante do 4º Pelotão da CCAÇ 2701, e supervisioandas pelo Major Azeredo, de Bissau) (***).

Foto: © Paulo Santiago (2006). Direitos reservados


Guiné > Zona Leste > Saltinho > CCAÇ 2710 / Pel Caç Na 53 > 1970 > Aquartelamento do Saltinho. Ao fundo, no rio, assinalada com seta a vermelho a "passagem submergível do Saltinho".

Foto: © Paulo Santiago (2006). Direitos reservados


Guiné > Zona Leste > Sector L5 (Galomaro) > Saltinho > 1972 > Vista aérea do Rio Corubal, da ponte Craveiro Lopes , e 4 arcos (, construída em cimento armado e inaugurada em 1955), e do aquartelamento do Saltinho (na margem direita, instalações hoje transformadas em unidade hoteleira)... A montante da ponte, pode-se ver restos da "passagem submersível", em uso até 1955 (seta a amarelo), e de que nos fala o Mário Dias (**).

Foto: © Álvaro Basto (2007). Direitos reservados

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > 3 de Março de 2008 > Saltinho > Seminário Internacionalde Guileje (Bissau, 1-7 de Março de 2008) > No regresso de visita a Guileje e Cantanhez > Lavadeiras do Rio Corubal, a montante da antiga Ponte Craveiro Lopes... Assinalada com seta a vermelho, restos do troço da famosa "passagem submergível do Saltinho".

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados



Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Sector de Xitole > 1o de Março de 2009 > O nosso camarada Carlos Silva, na sua última viagem à Guiné, andou no encalce desta "jóia arquitectónica", a antiga Ponte Carmona (***)... Com um guia local, de catana na mão, a abrir caminho, num antiga picada que ia do Xitole até à ponte (assinalada, de resto, no mapa do Xitole)... O Carlos ficou fascinado com a beleza desta obra de engenharia...

Recorde-se que o Carlos Silva, hoje advogado e dirigente da Ajuda Amiga, foi Fur Mil da CCAÇ 2548/BCAÇ 2879, Farim, 1969/71. (Vd. a sua página, Guerra da Guiné 63/74, por Carlos Silva > 68/70 CART 2413 Xitole. Pelas suas, esta ponte encurtava a distância entre o Xitole e Buba, "talvez uns 50 kms").

A antiga Ponte Marechal Carmona, sobre o Rio Corubal, a sul do Xitole, é de construção anterior à Ponte Craveiro Lopes, no Saltinho, a montante... Pela concepção de engenharia e tipo de materiais usados - arco romano, pedra talhada, balaustradas, etc. - esta ponte parece ser bastante anterior à Craveiro Lopes (mais moderna, com utilização de cimento armado)... É capaz de ser de final dos anos 30, possivelmente inaugurada em 1939, pro ocasião da visita do Carmona (Vd. Memórias de África).

Por outro lado, recorde-se que António Óscar de Fragoso Carmona (1869-1951) foi presidente da República Portuguesa, durante a Ditadura Militar e Estado Novo, desde 1926 a 1951 (ano da sua morte, sucedendo-lhe Craveiro Lopes).

Se não estou em erro, o Presidente Carmona visitou a Guiné (e a África Ocidental Francesa) em 1939 no seu périplo por África. É o primeiro presidente da República Portuguesa a visitar as possessões ultramarinas (incluindo Angola). Em 1955, seria Craveiro Lopes a repetir essa visita presidencial e, mais tarde, já em plena guerra colonial, Américo Tomás, em 1968. (Salazar, como é sabido, nunca poria os pés em África). Por outro lado, a Guiné vai beneficiar do I Plano de Fomento, no início da década de 1950: muitas das obras públicas (incluindo infra-estruturas de comunicações e transportes) datam desse tempo.

Foto: © Carlos Silva (2009). Direitos reservados.

Angola > Ponte Marechal Carmona, sobre o Rio Zambeze, em Cazombo. Foi inaugurada em 1932 (É uma obra de engenharia típica dos anos 20).

Fonte: CCAÇ 115 (Angola, Maio de 1961/Julho de 1063) (Com a devida vénia ao webmaster, NOCA).


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Sector de Xitole > 10 de Março de 2009 > A antiga Ponte Marechal Carmona, sobre o Rio Corubal, de há muito em ruínas... Já não era usada no tempo da guerra colonial... O primeiro camarada nosso a falar dela foi o David Guimarães que a revisitoiu em 2001. Para ter o nome do Marechal Carmona, deve ter sido inaugurada antes da sua morte, ou seja, anteriormente a 1951... Por razões técnicas ou outras, um segmento da ponte ruiu, inviabilizando a sua utilização.

Foto: © Carlos Silva (2009). Direitos reservados.

Guiné-Bissau <> Sector de Xitole > A antiga Ponte Marechal Carmona, sobre o Rio Corubal, a sul do Xitole, em ruínas.

No mapa do Xitole (Serviços Cartográficos do Exército, 1956), a "ponte em ruínas" vem devidamente sinalizada, no Rio Corubal, a cerca de 4,5 km, a sul do Xitole, entre os ilhéus Saido (jusante) e os rápidos de Cusselinta (a montante)...

Foto: © Carlos Silva (2009). Direitos reservados.

Guiné- Bissau > Região de Bafatá > Sector de Xitole > 10 de Março de 2009 > Vista, da margem direita (lado do Xitole), da antiga Ponte Marechal Carmona, sobre o Rio Corubal, a montante do Xitole (cerca de 5 km a sul). Segundo o Carlos Silva, a ponte terá ficado inacabada por razões de deficiência na concepção ou construção ou então umas ou mais das secções terá ruído, possivelmente na sequência de uma cheia no rio... A vermelho assinala-se o segmento da ponte que caíu ou nunca chegou a ficar concluído, junto à margem esquerda.

Foto: © Carlos Silva (2009). Direitos reservados.

"Xitole 28- o que resta da Ponte Marechal Carmona"... Janeiro de 2006 > Foto de Rui, participante da Expedição Humanitária Portugal/Guiné-Bissau 2007, organizada pela Associação Humanitária Memórias e Gentes. Fonte: Rui's Public Gallery > Picasa Web Albuns > Xitole (Com a devida vénia...)


1. Resposta do Mário Dias (Srgt Comando Ref, Brá, 1963/66), à minha pergunta sobre a loocalização da ponte submersível do Saltinho do teu tempo (anterior à ponte Craveiro Lopes, inaugurada em 1955):

Caro Luís:

Tanto quanto sei e me recordo, a tal "ponte submersível", que na realidade era conhecida por "passagem submersível do Saltinho" (**), pois não era na realidade uma ponte mas sim uma espécie de dique que na época da maior caudal ficava submerso, situa-se um pouco a montante da ponte Craveiro Lopes, construída já em meados da década de 50 precisamente para manter a travessia do Corubal transitável durante todo o ano. A sua localização encontra-se na carta militar 1/50.000, folha de Contabane.

O David Guimarães é um "sortudo" pois conheceu a tal ponte Carmona cuja existência eu desconhecia (**). Quando fui para a Guiné, no início dos anos 50, já a travessia do rio já se fazia pela passagem submersível que, suponho, foi construída precisamente por a anteriormente existente (Carmona) ter ruído. O motivo do colapso deve ter sido por causas naturais. Não sei pois nunca ouvi ninguém falar sobre o assunto.

Um grande abraço para todos os moradores da tabanca.

Mário Dias

Guiné > Mapa de Contabane > Pormenor Aparece, a tracejado, a jusante da nova ponte do Saltinho, uma linha curva, a tracejado, que também pode ser uma "passagem submergível" como um dique... A "passagem submergível de Saltinho" era a monante (e não a jusante) da ponte Craveiro Lopes. Terá sido erro dos serviços cartográficos ?

(O Mapa de Contabane é resultante do levantamento efectuado em 1959 pela missão geo-hidrográfica da Guiné – Comandante e oficiais do N.H. Pedro Nunes A fotografia aérea é da aviação naval (Abril de 1956. Restituição dos Serviços Cartográficos do Exército. Fotolitografia e impressão: Litografia de Portugal, Lisboa, 1962. A edição é do da Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar, do antigo Ministério do Ultramar, s/d. Digitalização efectuada na Rank Xerox, 2006. Cortesia do nosso camarada e amigo Humberto Reis).

2. Mensagem do Paulo Santiago, com data de 8/11/2009:

Estava para te enviar um mail sobre as pontes. Quando estive no Saltinho (***) havia duas pontes, uma, a conhecida Craveiro Lopes, que ainda lá se encontra, outra, ligeiramente a montante, chamada de submersível, como bem diz o Mário Dias.

Actualmente esta ponte submersível (na época das chuvas) desapareceu, havendo uns ténuos vestígios. Na foto em anexo, já publicada no blogue, vê-se em fundo a tal ponte que só aparecia na época seca.

Abraço
P. Santiago


3. Mensagem do Carlos Silva, com data de ontem:

Luís

Como sabes, sobre o Saltinho e sobre a Ponte Craveiro Lopes, visitada pelo então General durante a Construção em 1955, tenho dezenas de fotos.

Não sei se a Ponte Carmona no Xitole, foi iniciada antes da Ponte do Saltinho. Em que te baseias para produzir tal afirmação?

Quanto à ponte submersível que o ex-Fur Carvalheira da CCArt 2413 me falou em 2007 e os locais também me falaram e creio que até estive à entrada dela, tenho em casa um livro antigo que ainda não li e que fala dessa ponte.

Mas a minha cabeça, por enquanto anda muito baralhada e não me recordo qual é o livro, porque sobre a Guiné tenho mais de 200 e talvez mais de 50 para ler. Mas foi uma aquisição recente num alfarrabista. Tenho de ver.

Sobre a Ponte Alf Nunes vou ver se retomo o trabalho, pelo menos já descobri quem foi o Alf José Nunes e presumo o porquê de lhe ter sido dado o nome à ponte, ´pois faleceu durante um massacre junto daquele local ou no Caheu, mas estou com dúvidas na interpretação que faço.

É um Trabalho que estou a fazer em conjunto com o Jorge Picado. Mas o tempo não dá para tudo.

Quanto à Ponte Carmona, como sabes foi uma curiosidade que partiu das fotos do David Guimarães e que mostrei a ti, ao Pepito e à ministra , quando estivemos na Ponte Balana [ em 1 de Março de 2008, por ocasião do Simpósio Internacional de Guileje], e que eu pensava, que fosse essa, mas que não era.

Contudo cheguei lá e tive um enorme prazer e é pena que não esteja assinalado na Estrada do Xitole, a existência daquele monumento e que não se abra uma picada para lá.

Já sugeri isso ao Pepito, este ano em Março, no convívio que tivemos em casa dele e que ele até enviou uma reportagem para o Blogue.

É uma pena, os guineenses não aproveitarem o seu património histórico. Tenho salientado essa situação junto das mais altas personalidades do País incluindo o falecido Nino.

As fotos que vou publicando e tenho milhares, é numa perspectiva de dar a conhecer à malta, o que podemos visitar na Guiné, tentando enquadrá-las nas respectivas localidades onde tivemos aquartelamentos.

Tenho pena de não ter tempo para levar este trabalho a bom termo.

Um grande abraço

Carlos Silva

4. Também um leitor do nosso blogue, S. Nogueira, antigo pára-quedista, me mandou hoje o seguinte mail a propósito das pontes do Corubal:

Assunto - Pontes vistas

Amigo Luís, a propósito do interessante P5227 (***) seria curioso investigar/desvendar qual a ponte que julgo ter visto do ar, no triângulo Geba-Corubal-Estrada Bambadinca-Xitole(eventualmente a leste desta estrada) e onde nem passava o rio por baixo nem a estrada por cima.

Era uma ponte nova, em betão, com uns vinte ou trinta metros de comprimento, isolada e sobre-elevada na bolanha e que se encontrava sobre a bissectriz do ângulo formado por um rio e por uma estrada, a uns 50 m do seu cruzamento e numa encenação impensável.

Se calhar sonhei...

Boa noite
S. Nogueira

__________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 9 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2621: Uma semana inolvidável na pátria de Cabral: 29/2 a 7/3/2008 (Luís Graça) (3): Pequeno-almoço no Saltinho, a caminho do Cantanhez

(**) Vd. postes anteriores da série Memória dos Lugares:

7 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5228: Memória dos lugares (52): Rio Corubal: afinal, havia... 3 pontes !? (C. Silva / D. Guimarães / M. Dias / Luís Graça)

7 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5227: Memória dos lugares (51): Ponte Carmona sobre o Rio Corubal (Carlos Silva)

Vd. também postes da I Série:

26 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLXXVI: As pontes sobre o Rio Corubal (Mário Dias)

26 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLXXIX: As pontes sobre o Rio Corubal: rectificação (Mário Dias)

(***) Vd. poste de 19 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1192: Memórias de um comandante de pelotão de caçadores nativos (Paulo Santiago) (3): De prevenção por causa da invasão de Conacri

Sem comentários: