quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5253: Gavetas da memória (Carlos Geraldes) (11): A Enfermeira Josefina

1. Mensagem de Carlos Geraldes, ex-Alf Mil da CART 676, Pirada, Bajocunda e Paúnca, 1964/66, com data de 10 de Novembro de 2009:

Caro amigo:
Volto novamente ao vosso convívio com mais um conto em que misturo realidade e ficção. Não digo que os factos terão ocorrido tal e qual são narrados, mas também não digo que não tenham ocorrido em parte. A pairar deixo uma capa de ironia e benevolência para amenizar um pouco o ambiente da nossa Tabanca, por vezes tão cru e sanguinolento.

Um grande abraço do
Carlos A. G.


A Enfermeira Josefina

Protegido do sol dentro da tasca do velho Paiva, comerciante ranhoso com quem, de vez em quando, metia conversa só para que ele não pensasse que eu tinha a mania da grandeza por causa dos galões de alferes que trazia nos ombros, reparei que pelo outro lado da rua passava alguém estranho, que não me parecia ter ainda visto por estas bandas.

- Quem é aquela tipa? - Falei, eu, para o lado sem deixar de fitar a estranha aparição.

- Quem, aquela gorda? Não conhece? É a enfermeira que veio do Gabu para trabalhar no Posto, com o Chefe Barbosa. Coitado, agora que já não pode com uma gata pelo rabo, como se costuma dizer, é que lhe aparece isto - casquinou o depravado do Paiva que em tudo metia patifarias e sexo.

- Mas porquê, aquilo dá?

- Ai, isso não sei, meu alferes, antigamente diziam que sim, agora não sei. Parece que o marido a deixou. Vive só com a mãe. Para falar verdade, já está um bocado fora de prazo não está? Agora é mais banhas que outra coisa. Mas com a carestia que por aí há…, não sei se me entende. Não é de desperdiçar, pois não? - riu-se o Paiva que também se julgava um tipo cheio de piada.

Acabei de beber o whisky, desencostei-me preguiçosamente do balcão e vim até à porta, apreciar a nova habitante da aldeia que sem se dar conta da curiosidade que despertava nos basbaques, continuou imperturbável a caminhada em direcção à parte de cima da aldeia. A curiosidade era impossível de refrear e, para me certificar melhor, resolvi ir perguntar a quem deveria estar mais ao corrente do que se passava: o M. Soares gerente de uma das quatro casas comerciais que para ali estavam desterradas sem se saber porquê e para quê, tão perdidas como agulhas em palheiro.

Atravessei a rua afugentando dois ou três cães que me impediam a passagem e entrei pela outra loja, toda pintada de vermelho e branco. M. Soares acabava de atender um velho gila seu conhecido que lhe tinha trazido notícias e molhos de folhas de tabaco para mascar, vindo do Senegal. Pelo tom do discurso do matreiro comerciante e pelo resignado sorriso do velho contrabandista, pareceu-me que mais uma vez o Soares acabava de fazer um habitual acto de caridade com que costumava alimentar a sua já enorme popularidade entre a população local.

Depois de arrumar a mercadoria que tinha acabado de comprar, virou-se para mim com um enorme jarro de vidro na mão, cheio de água com rodelas de limão e cubos de gelo, que pousou no balcão.

- Sirva-se nosso alferes. O Demba acabou agora mesmo de fazer limonada. É o melhor que há para acabar com este calor dos diabos! – e enquanto dizia isto, alinhou logo dois copos limpos na nossa frente.

- Obrigado, não digo que não, mas você já sabe da novidade? Parece que temos por aí gente nova. Uma tal enfermeira que veio do Gabu. Não a viu passar?

- Ah! A enfermeira Josefina? Sim, já é habitual aparecer por aqui. Dantes vinha mais vezes, agora é que a não via há muito tempo. Vinha mesmo a calhar, não? Cuidado! Aquilo é gente difícil, por qualquer coisa de nada arranja sarilhos. Manga deles!

- Não, não! - disse eu logo muito depressa. - Foi só por mera curiosidade. Mas, diga-me, a que propósito é que a Administração a mandaria agora para aqui? Será porque, com a chegada da tropa, agora que a aldeia já tem médico, não querem deixar de marcar presença também?

- Se calhar foi por isso mesmo, alferes. Bem pensado. Aquilo lá em baixo, no Gabu é uma seita de manhosos. Têm medo que vocês lhes tirem os fregueses - respondeu o Soares com uma ampla gargalhada que se espalhou até ao outro lado da praça. E embrenhou-se numa emaranhada explicação dos meandros da Administração Civil aos quais não consegui dar muita atenção, convencido como estava que, de agora em diante, o futuro daquela gente e daqueles lugares estava, irremediavelmente, entregue ao poder da tropa, das nossas armas. Nesta guerra a autoridade civil estava condenada a passar para segundo plano. Tinha perdido o poder por completo.

Mas para não nos esquecermos da realidade social e política em que estávamos inseridos, convinha, de vez em quando, procurar entender e estar a par do quotidiano local. Um pouco de bisbilhotice faz sempre bem. Além de servir de distracção ajuda de certo modo a manter a segurança.

Aqui, neste caso particular, ninguém sabia dizer, ao certo, o porquê de ela ter vindo aqui parar. Apenas se sabia que era cabo-verdiana, enfermeira auxiliar e parece que, divorciada de facto. De pele cor de café com leite, roliça, denunciando propensão para a obesidade, resultado de uma juventude já muito vivida, sabia, no entanto, rebolar as ancas com uma sensualidade tão natural que até fazia ferver, em banho-maria, o sangue dos homens sedentos de fêmeas há longo tempo.

Quando soube que havia uma nova força militar estacionada no quartel da tropa em Pirada, não demorou muito a conseguir ocupar o lugar vago no posto médico da povoação, tornando-se desde logo unha e carne com o alferes médico, insinuando-se com aquela vozinha suave, quase inaudível, sempre disponível para o auxiliar em tudo o que fosse necessário. Daniel, o nosso alferes médico, ficou radiante pois, além de ter agora uma maior ajuda, a presença de uma enfermeira no posto médico era essencial para atender com mais facilidade e segurança as mulheres e as crianças que constituíam a maioria dos pacientes.

Agora, isso quase lhe permitia pôr a funcionar em pleno o mísero consultório médico anexo ao Posto do Chefe Barbosa, ali no meio do mato profundo da Guiné, onde nunca chegavam os progressos da ciência, quanto mais os da medicina. Sentia-se um verdadeiro Dr. Schweitzer salvando os pobres indígenas das garras das doenças que os afligiam há séculos. Para a soldadesca então, era uma verdadeira bênção celestial, tão desprovidos andavam eles de visões femininas que até pareciam vir a dar em malucos, no meio de tanto fula, com aqueles costumes fundamentalistas que os árabes têm de esconderem constantemente as mulheres de qualquer olho cobiçoso vindo de fora do clã familiar.

Sempre que a Josefina passava diante do portão da caserna, os que por ali se encontravam, até se esqueciam do que estavam a fazer, deixando geralmente o colega a falar sozinho. Comiam-na, literalmente, com os olhos.

Mas ela não dava qualquer hipótese. Apenas falava ao furriel enfermeiro, num tom o mais profissional possível, sem lhe proporcionar grandes intimidades e, claro está, com o alferes médico. Com este, desfazia-se em sorrisos e atenções.

Por mais que os soldados pusessem a correr os mais escandalosos e escabrosos boatos sobre a conduta moral dela, ansiosos por uma escandaleira bem cabeluda, nunca chegaram a provar nada de palpável e as más-línguas foram obrigadas a meter a viola no saco.

Foi então que, num desses dias, sem mais nem menos, o Antunes, o furriel enfermeiro, aproveitando o ensejo de poder falar comigo a sós, veio dizer-me que a Josefina queria falar comigo. Eu que fosse ter à casa onde ela morava com a mãe, ao fim da tarde, rematou misteriosamente.

- Mas para quê? - Respondi intrigado.

- Meu alferes, parece que ela, amanhã, se vai embora e quer fazer uma festa de despedida. Convidou o doutor é claro, e a mim, porque lhe vou providenciar umas garrafas de cerveja e whisky da messe. Queria convidar também o alferes Carvalho, mas como ele foi para Bissau, por causa daqueles problemas com as gasolinas, lembrou-se de si, talvez, não sei… Venha que não se vai arrepender, de certeza. Até vai haver baile!

Um bocado a medo lá concordei, embora naturalmente desconfiado com o inesperado do convite. O que quereria de mim? Teria engraçado comigo? Sei lá!
Quando ao fim da tarde, depois de ter arranjado uma desculpa qualquer para não aparecer ao jantar na messe, dirigi-me à casa que o Antunes me tinha indicado, mesmo ao pé do poço, à entrada da tabanca. Era uma casa rectangular coberta de folhas de zinco que se diferenciava bem das outras, tradicionais, redondas e cobertas de colmo.

O alferes médico e o furriel Antunes já lá estavam em amena cavaqueira, bebericando whiskies e cervejas. Josefina assim que me viu, com um ar meio envergonhado, tratou logo de me arranjar uma ampla cadeira de encosto dizendo-me que estivesse à vontade, que não reparasse na modéstia da casa e outras banalidades mais ou menos em crioulo ou num português atrapalhado para se fazer entender melhor.

- Meu alferes, aqui a senhora enfermeira parece que nos preparou uma caldeirada de cabrito de estalo! - Começou logo por me elucidar o Antunes, no meio de alguns trejeitos maliciosos com a boca.

- O que quer beber, alferes Geraldes, vinho, cerveja ou whisky? - Acudia de lado a cabo-verdiana, inclinando-se oferecida sobre a mesa, posta com pratos, copos e talheres, demonstrando que, pelo menos, já sabia pronunciar o meu nome.

- Cerveja, cerveja! O que estiver mais fresco, claro - balbuciei procurando parecer o mais descontraído possível, como se aquela cena fosse mais um dos habituais acontecimentos do nosso dia-a-dia. Mas o que estava a acontecer? Isto seria mesmo verdade? Não estaríamos a viver uma cena de algum universo paralelo? Só nos filmes de Hollywood é que se viam coisas assim: …intrépidos aventureiros brancos esfalfados com a sede, a serem apaparicados por gentis donzelas nativas, todas derretidas, debaixo de um providencial alpendre decorado com flores exóticas, papagaios e candeeiros de luz mortiça a proporcionar um inesquecível ambiente de sonho e romance, ao som de um mavioso ukelélé, com um belo pôr-do-sol lá ao longe

Mas neste caso, os bravos aventureiros brancos eram apenas três soldaditos de um exército ferozmente dominador, apavorados com medo até da própria sombra e a donzela era uma anafada e sorridente mulata cor de café com leite que, com a aflição de ter tudo em ordem para agradar às visitas, se esfalfava correndo de um lado para o outro, balançando os fartos seios que se adivinhavam macios sob a bata branca do seu uniforme de enfermeira.

Lá fora a noite caíra de repente e nada se distinguia além da cerca do quintal. Mesmo sem querer comecei a indagar-me sobre o que, de facto, estaríamos a fazer ali. E até porque, pensando melhor, como nos ensinaram nos manuais da anti-guerrilha, afinal estávamos em território inimigo! Em plena noite escura, mais escura que alcatrão derretido, fora das instalações do quartel sem sequer termos trazido uma única arma! Se o inimigo quisesse, poderia acabar connosco, ali mesmo, num abrir e fechar de olhos. E ninguém ficaria a saber. Será que poderíamos confiar naquela mulher? Não estaríamos a ser observados? Não teríamos caído no meio em alguma armadilha?

Mas, enquanto me embrenhava nestas e noutras angustiantes conjecturas, já o médico tinha emborcado uma série de whiskys e galhofava eufórico com o furriel Antunes. Pela cabeça dele é claro que nada de suspeito se poderia passar, o que lhe interessava mesmo, era uma boa farra!

E o furriel alinhava descaradamente! O que poderia eu fazer? Ser um desmancha-prazeres? Não, isso também não! Por isso, desta vez, façamos por esquecer todas as regras, pensei. Mergulhemos de cabeça no abismo! Que se lixasse a segurança!

E assim a noite foi passando. A caldeirada de cabrito estava de facto esplêndida. Picante como mandava a lei gastronómica do país. As bebidas sucediam-se numa velocidade estonteante. As garrafas vazias já rebolavam pelo chão fugindo à decência e ao decoro. Josefina ria-se cada vez mais solta e descomprometida, aligeirando a roupa a pouco e pouco. O calor começava a ser demais…

Sem darmos por isso, quase de repente, estávamos todos bêbados, arrastando as palavras, sussurrando confidências que não se contam a mais ninguém a não ser aos mais íntimos amigos em momentos de grande entusiasmo, quando julgamos estar numa daquelas noites especiais. Daí a pouco já nem sabíamos conversar direito. Berrávamos, e cantávamos a plenos pulmões, alarmando a impávida vizinhança que, na tabanca, se mantinha num significativo silêncio.

Queríamos era gozar, experimentar até ao máximo todas as emoções há muito imaginadas e desejadas, alcançar o esquecimento total, adormecer profundamente para depois acordarmos livres de um pesadelo que nos mantinha como que enfeitiçados.

Foi então que surgiu aquela velha, a suposta mãe talvez, que até ali se tinha mantido escondida lá para dentro, na cozinha. Gritando qualquer coisa num dialecto esganiçado que não se entendia muito bem, começou a invectivar a filha para que nos mandasse embora, que acabássemos com aquela algazarra. E teimava, ralhando cada vez mais alto, abanando-a, puxando-lhe pelo braço para a fazer levantar. Josefina, sentada de pernas abertas numa cadeira, já nitidamente alcoolizada, continuava a encher copos de cerveja uns atrás dos outros sem lhe ligar importância. Mas perante a insistência da velha, que não dava mostras de desistir, levantou-se num repelão e, violentamente, enxotou a megera atirando-a lá para dentro, com dois berros malcriados. Depois virando-se para nós balbuciou com a voz já muito pastosa:

- Pronto, acaba tudo! Ir embora. Agora cá tem mais vianda, cá tem mais bibida! Vai dormir. Vai embora, vai! Nós fica, disculpa, nosso alfero, disculpa… - repetia misturando crioulo e português, enquanto se agarrava indecorosamente ao alferes médico.

Perante uma cena destas, só podíamos concluir que as coisas estavam mesmo a descarrilar. O melhor era dar o fora antes que se fizesse tarde de mais. Fiz sinal ao Antunes dando-lhe a entender que estava na “hora di bai”, na hora da partida.

Mas e o médico? Como de costume, o nosso homem, já não se podia aguentar de pé agarrando-se sem vergonha à anfitriã que, voltando sempre para junto dele, se desfazia em sorrisos e lânguidos olhares como uma qualquer adolescente apaixonada. Era bom de se ver que aquilo não iria ficar por ali. Nem sequer se aperceberam do que se estava a passar quando nós, muito sorrateiramente, começámos a sair à francesa. Batendo cobardemente em retirada, o Antunes e eu deixámos o doutor a curar, sozinho, mais uma das suas valentes carraspanas. A enfermeira que tratasse dele!

Na atrapalhação da saída, conseguimos ainda vislumbrar a Josefina a arrastar o nosso médico para dentro de um mosquiteiro montado numa tosca cama arrumada num dos cantos da sala. Abraçados e muito bêbados, caíram um por cima do outro, arrastando o mosquiteiro na confusão.

Cá fora na placidez total do Universo, terna era noite, como diria o poeta. Para lá do círculo de luz projectado pelo Petromax pendurado na parte de fora da casa, o mundo desaparecia tragado por um enorme manto de veludo negro. Tão negro que nem os nossos próprios pés conseguíamos vislumbrar. Era impossível que assim houvesse uma guerra, com os homens tacteando no escuro, procurando apenas a paz, o descanso e a tranquilidade. Como alegres participantes num jogo de cabra-cega, lá conseguimos chegar às nossas instalações e, num silêncio comprometido, despedimo-nos um do outro.

No dia seguinte, piscando os olhos perante a luz ofuscante do sol da manhã, não pude deixar de ser interpelado pelo M. Soares, o nosso vizinho que, nitidamente à minha espera, como uma verdadeira ave de rapina, não queria perder pitada de uma novidade ou hipotética escandaleira. Do outro lado da rua disparou logo à queima-roupa:

- Ó nosso alferes, então, ontem à noite, hein? Aquilo é que foi uma pândega! Tirou o dente de misérias, seu malandro!

- Quem, eu? Olhe que está enganado, não aconteceu nada, não! Hei! Não se ponha para aí a inventar coisas! Pergunte ao Antunes se não é verdade! -apressei-me a responder-lhe enquanto me escapulia para o quartel, procurando evitar, a todo o custo, mais perguntas sarcásticas. Mas nas minhas costas, a verdade e a ficção fundiam-se já numa onda enorme avançando em todas as direcções, como um furioso macaréu ao subir o rio da foz até à nascente. Não tardou, é claro que, a invencionice e a imaginação fértil de todos nós, originasse todos aqueles mitos e delirantes fantasias que saborosamente ficaram a ilustrar mais um episódio marcante da nossa passagem por estas paupérrimas terras africanas. As grandes façanhas nasceram sempre assim.

Da apaixonada Josefina não soube mais nada, nem nunca mais a vi. Quanto ao alferes médico, esse, continuou alegremente a embebedar-se sem se lembrar de nada.

Inesperadamente, na semana seguinte, fui destacado com o meu Grupo de Combate para Paúnca e por lá fiquei até ao fim da comissão.

Carlos Geraldes,
Viana do Castelo
Nov.2009

Pirada, AGO65 > Cap Barão da Cunha, Cap Tadeu, Alf Médico Duarte e Alf Mil Geraldes
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 8 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5078: Gavetas da memória (Carlos Geraldes) (10): Como descobri o jogo do Ôri

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma história gira... e bem contada!
A 'quadrícula' não era só "post-traumatizante", pois não?
Aliás, apesar da vicissitude e de algum tédio, terá sido enriquecedora quando não divertida.

Obrigado.

S.Nogueira

Hélder Valério disse...

Caro Carlos Geraldes

Mais uma das excelentes histórias de tua autoria a que já me habituei a ler.
A narrativa (e também os diálogos) está com um ritmo tal e completada com os pormenores e reflexões que lhe vais emprestando, que é 'fácil', com alguma imaginação sem muito esforço, 'colocarmo-nos' no contexto dos acontecimentos.
Alguns pormenores então estão soberbamente colocados, como por exemplo a descrição de quão profunda era por vezes a escuridão que nem se viam as próprias botas..
Um abraço
Hélder S.

paulo santiago disse...

Oh Geraldes,continua a abrir as
gavetas,tira para fora essas
histórias muito bem escritas,e bem
expressivas.
Sou teu fã

Abraço
P.Santiago

MANUELMAIA disse...

CARO GERALDES,

O MOVIMENTO QUE IMPRIMISTE À TUA HISTÓRIA CATAPULTA-NOS LOGO PRA SITUAÇÕES ALGO SEMELHANTES.
SÓ UMA COISA ME DEIXOU NA DÚVIDA...

O RAIO DA VELHA APARECEU ANTES OU DEPOIS DE ?

É QUE DEPOIS DA NOVA LIGAR A "REFRIGERAÇÃO"USANDO O SISTEMA DA PERNA ABERTA E APESAR DAS NUTRIDAS E ROLIÇAS CARNES...EM TEMPO DE GUERRA NÃO SE LIMPAM ARMAS...(DIZ O DITADO...)