sábado, 14 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5272: Efemérides (37): Regressaram os restos mortais de mais três heróis de Guidaje, Maio de 1973 (José Martins)

Lisboa > Belém > Monumentos aos Mortos do Ultramar > 91.º Aniversário do Armistício, 86.º Aniversário da Liga dos Combatentes e do 35.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar > 14 de Novembro de 2009 > O regresso dos restos mortais de mais três camaradas, mortos na defesa de Guidaje, Região do Cacheu, Guiné, em Maio de 1973.

Foto: © José Martins (2009). Direitos reservados.

1. Mensagem do José Martins, nosso regular colaborador, ex-Fur Mil Trms, CCAÇ 5, Zona Leste, Região e Gabu, Canjadude, 1968/70:


A propósito das cerimónias de hoje, junto ao Monumento aos Mortos do Ultramar, acabamos de receber, às 18h44, o seguinte mail do nosso camarada José Martins:


Boa tarde,

Estou a chegar a casa depois de ter estado presente nas cerimónias marcadas para hoje!

Primeiros comentários:

Afinal chegaram três urnas! Ainda bem, mas não podemos baixar os braços.

Foi colocada a lápide com os comandos [africanos] mortos após a independência.

Os discursos foram politicamento correctos, mas demasiadamente longos.

Falta passar das palavras aos actos.

Foram tiradas fotos, alem de mim estavam o Virgínio Briote (*) e o José Colaço, que irão chegar ao blogue.

Um abraço

José Martins


2. Mensagem posterior do Zé Martins, enviada em 19h46:


Afinal regressaram todos!

Já estão a caminho de casa, depois de uma ausência prolongada.


(i) Soldado MANUEL MARIA RODRIGUES GERALDES, mobilizado no Regimento de Infantaria nº 15, em Tomar, integrando a 2ª Companhia do Batalhão de Caçadores nº 4512/72, solteiro, filho de António Emílio Geraldes e Ascenção dos Santos Rodrigues, natural da freguesia de Vale de Algoso, concelho de Vimioso:

Morreu em Guidage em 10 de Maio de 1973, vítima de ferimentos em combate rebentamento de uma mina anti pessoal. Foi sepultado no cemitério de Guidaje.

(ii) 1º Cabo GABRIEL FERREIRA TELO, mobilizado no Batalhão Independente de Infantaria nº 19, no Funchal, integrando a Companhia de Caçadores nº 3518, solteiro, filho de João de Jesus Telo e Maria Flora Ferreira Telo, natural da freguesia de Paul do Mar, concelho de Calheta - Madeira:

Morreu em Guidage em 25 de Maio de 1973, vítima de ferimentos em combate durante um ataque inimigo ao aquartelamento. Foi sepultado no cemitério de Guidaje.

(iii) Furriel miliciano JOSÉ CARLOS MOREIRA MACHADO, mobilizado no Batalhão Independente de Infantaria nº 19, no Funchal, integrando a Companhia de Caçadores nº 3518, solteiro, filho de Manuel achado e Delta de Jesus Moreira, natural de freguesia de Ervões, concelho de Valpaços:

Morreu em Guidage em 25 de Maio de 1973, vítima de ferimentos em combate durante um ataque inimigo ao aquartelamento. Foi sepultado no cemitério de Guidaje.

Agora é necessário alterar o local de repouso “destes guerreiros” no volume 8º da RHMCA

___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 14 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5271: Efemérides (30): 86º aniversário da Liga dos Combatentes & 91º aniversário da I Grande Guerra (V. Briote)

4 comentários:

Unknown disse...

Que descansem em paz. Nunca entendi porque restos mortais de uns camaradas regressavam e outros não. E ainda outros que viram os seus restos regressar quando ainda estavam vivos.
Alguém sabe explicar ?

Anónimo disse...

Camarada José Martins:
Estou mais tranquilo e apaziguado ao saber que afinal o GERALDES também veio, fez-se a justiça devida.
Há que continuar vigilantes e exigentes, para sempre que seja necessária a nossa intervenção, quer na denúncia, quer nos apelos a quem de direito, façamos com que hajam mais regressos dos nossos camaradas aos seus lugares de partida.
Quero saudar a vossa presença na cerimónia, para honrar a memória dos nossos camaradas que finalmente chegaram.
Um forte abraço
Manuel Marinho

Anónimo disse...

Camarada:
Queria saber se o FUR.MIl.Machado faleceu no abrigo do 10.5, onde pelos vistos estavamos tambem os dois.
Carlos Jorge

José Marcelino Martins disse...

Carlos Jorge

Os elementos de que disponho não têm esse pormenor