quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5299: Livro de Estilo (1): Nós, o autor do Os Cus de Judas e os Presuntos Picantes (L. Graça / V. Garcia / A. Matos)

1. Sobre um escrito ("António Lobo Antunes e a escrita mentirosa") que o Victor Garcia nos mandou, anteontem, redigi o seguinte comentário:

Meu caro Victor, grande Kimba de Capunga (c/c aos nossos editores e a dois camaradas elegíveis para o futuro cargo de provedor do leitor do blogue, o António Matos e o Joaquim Mexia Alves):

Obrigado pelo envio desta mensagem, mas o nosso blogue, em princípio, não publica (nem precisa, felizmente, de publicar) aquilo que se chama SPAM (um buzzword da Web, do inglês spiced ham - presunto picante, em português - usada parta designar as mensagens não-solicitadas, enviadas em massa, diariamente, para a nossa pobre caixinha de correio). ...

Felizmente, temos produção própria para alimentar todos os dias o blogue. Temos, além disso, algumas regras de etiqueta e de convívívio... Eu penso que quiseste apenas dar-nos conhecimento deste texto que, fora a autoria (Barroso da Fonte com comentário adicional de Manuel Bernardo), eu não sei donde vem nem onde nem quando foi publicado. Eu, por (de)formação académica, gosto sempre de ir à fontes, até porque há muitas coisas apócrifas que por aí correm na Net. De qualquer modo, obrigado pela tua lembrança.

Em resumo: o texto não é teu, o Barroso da Fonte não é membro da nossa Tabanca Grande nem sequer o Manuel Bernardo (estive anteontem com ele, por acaso, tendo-lhe dito que ele, coronel, não pode sentir-se ofendido por nem sempre publicarmos a prosa dele; afinal ele nem sequer é da nossa tertúlia, nunca combateu na Guiné, não pagou a jóia de ingresso nem muito menos alguma vez pediu para fazer parte do nosso blogue)...

Por outro lado, não nos interessa alimentar este tipo de polémicas, para além do que é razoável, oportuno e pertinente (Veja-se o que se passou com o folhetim Almeida Bruno)... Como eu costumo lembrar aos meus queridos editores, o nosso core buiness é a guerra colonial da Guiné 63/74... Não podemos perder de vista o essencial... E, tal como na guerra, o acessório pode ser o fim do artista (e neste caso do blogue e de todos nós, que já temos idade para ter juízo e calma no gatilho)... Penso que às vezes vemos a árvore e não conseguimos ver a floresta...

Já sabemos que somos todos filhos de boa gente, mas não aprecio quem diz: "Não li o livro, não vi o filme, não estava lá... mas também quero malhar no gajo"...

O insulto (pessoal) é indigno de um camarada da Guiné. Como sabes essa não é a nossa postura: somos um blogue de partilha de memórias e de afectos, temos regras que temos de respeitar, etc... Não está em causa o teu eventual direito à indignação. O teu, o meu, o dos restantes membros do nosso blogue, o dos nossos leitores, etc.... Mas no teu caso eu gostaria de conhecer (e eventualmente publicar) a tua opinião, e não a do Barroso da Fonte ou do Manuel Bernardes ou de outra pessoa qualquer, antigo combatente ou não... No teu caso, terei muito gosto em recebê-la, apreciá-la e eventualmente publicá-la.

Enfim, está na altura, de resto, de nos mandares uma história (e fotos) da malta da CCAV 2639... Olha, nunca tinha ouvido falar de Capunga...

Um grande abraço do Luís e parabéns pela tua página pessoal, e os teus trabalhos em powerpoint.

2. Rsposta, gentil e oportuna, do Victor Garcia (*):

Caro amigo Luis Graça

Na verdade o intuito de eu ter enviado essa mensagem foi precisamente para divulgar algo que também chegou ao meu mail, e reenviá-lo aos endereços que tenho de rapaziada das Guerras Coloniais, entre os quais está o amigo Luis Graça.

O intuito não era de forma alguma ser publicado no seu Blogue. Eu, por sinal, até sou apreciador da escrita de Lobo Antunes.

O primeiro livro que li dele foi Os Cús de Judas [,1979,] que retrata a Guerra em África. Aprecio a forma frontal como ele faz a escrita e até um pouco a linguagem vernácula que utiliza.

No entanto, a ser verdade o que ai está escrito "será na verdade lamentável". No fundo também reconheço que anda pela NET muito lixo e muita falsidade. (...)

3. Parecer do António Matos: "Limito-me a aplaudir a decisão da não publicação do texto no blogue" (18/11/2009).

______________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 1 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5043: Blogues da Nossa Blogosfera (19): Victor Garcia abre na Net uma página sobre a CCAV 2639 (Binar, Bula e Capunga, 1969/71)

Sem comentários: