quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5297: Parabéns a você (44): Mário Migueis, ex-Fur Mil Rec Inf (Bissau, Bambadinca, Saltinho, 1970/72) (Editores)

Dia 19 de Novembro de 2009 também é dia de festa na Tabanca Grande, porque mais um camarada festeja o seu aniversáro. Desta vez, muito ao Norte, mais propriamente na linda e ventosa cidade de Esposende, onde um seu filho que se assina Mário Migueis, que foi Fur Mil Rec Inf e que esteve na Guiné de 1970 a 1972, está de parabéns Para o Mário as nossas felicitações e votos de uma longa vida cheia de saúde, junto da sua família e amigos. 

 Mário Migueis apresentou-se oficialmente à Tabanca no P4194 de 16 de Abril de 2009, mas em 31 de Outubro de 2006 era já referido a propósito de uma mensagem que dirigiu ao nosso camarada Paulo Santiago, transcrita no P1230.

  Caro Santiago: Só agora tive oportunidade de ir ao blogue que me indicaste. Confesso que foi uma surpresa agradabilíssima poder rever, através de fotos da época, e não só, figuras e locais tão familiares, cujo registo os trinta e cinco anos entretanto decorridos não conseguiram apagar. Só por isso, o meu jarama (2) ao editor do blogue e a todos os restantes tertulianos, independentemente dos respectivos credos e patentes. 

 Penso que conheci o Henriques (Luís Graça) em Bambadinca, durante a minha passagem pelo sítio (Novembro de 1970 a Janeiro de 1971). No entanto, as fotografias dele disponíveis no blogue (uns óculos de que me não recordo) deixam-me algumas dúvidas (3). 

 Tenho, no entanto, uma fotografia com o T. Roda (CCAÇ 12), na qual, ao fundo, aparece a figura daquele que eu admito ser o agora nosso Luís Graça. A personagem que eu recordo usava, na altura, pêra pouco farta e, quando não estava em serviço, apresentava-se invariavelmente fardado com camisa de meia manga, calção, bota de lona e meia bem esticada até ao joelho (tudo como mandava a sapatilha e... o Anjos de Carvalho) (4). 

 Olha, nunca me deu para ir à Internet em busca da Guiné...e agora!... Agora, despertaste-me a curiosidade e o apetite e, qualquer dia, dou comigo a blogar também por vielas e calçadas, que é como quem diz por bolanhas e picadas... [...] 

 Em Abril de 2009, o Mário tomou finalmente a decisão de se juntar a nós:

  Caro Carlos Vinhal: As minhas cordiais saudações. Uma vez que, segundo percebi, estarás com a braçadeira de editor de serviço durante o mês de Abril, a ti dirijo aquilo que espero possa constituir um contributo para o esclarecimento de alguns aspectos da emboscada do Quirafo, oportunamente relatados neste blogue, que muito estimo. Antes do mais, e em complemento da breve apresentação que o Paulo Santiago já aqui fez da minha pessoa, aquando da publicação no P1230 (Outubro 2006) (*) de uma mensagem que lhe dirigi, em resposta à questão que me colocava sobre o ranger Eusébio, passo a facultar a minha ficha de identificação e algumas fotos, por forma a cumprir escrupulosamente o regulamentado para a adesão à Tabanca Grande: Nome: Mário Migueis Ferreira da Silva (**) 

Data de nascimento: 19/11/1948 
Naturalidade: Esposende 
Residência: Esposende 
Estado civil: casado 
Profissão: Bancário (na situação de reformado há cerca de dois anos) 
Experiência militar: 

Por onde andei: Após Caldas - Recruta - 4.º turno/69 e Tavira - Especialidade - 1.º turno/70, novamente Caldas como Monitor de Instrução - Abril a Out/70, inclusive. Seguiu-se a Guiné dos meus sonhos. Posto: Furriel Miliciano Especialidade: Reconhecimento e Informação Unidade: C.C.S. - Q.G. (Bissau) Colocação: Com-Chefe / Rep-Info (Amura-Bissau) Função: Serviço de Informações Militares (SIM) Unidades em que estive em diligência: Bart 2917 / Bambadinca (Novembro 70 a Janeiro 71, incl.); CCaç 2701 e CCaç 3890 / Saltinho (Março 71 a Outubro 72, incl.) Outros sítios importantes onde, ao longo da comissão, estive amiúde, em curtas estadias de serviço ou, simplesmente, em trânsito para outros pontos do território: Galomaro, Bafatá, Nova Lamego, Xitole, Xime, Mansambo, Aldeia Formosa. [...]

Saltinho, 1972 - Estação das chuvas. Muitas águas passaram entretanto, mas...

... o sacrifício dos nossos jamais será esquecido. 2. Comentário de L.G.:

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > CCAÇ 12 (1969/79) > Dias fotos do Fur Mil Apontador de Armas Pesadas de Infantaria a quem, em vez das ditas, lhe deram uma G3 que sempre era mais levezinha...

Fotos: © Luís Graça (2005). Direitos reservados

Meu caro Miguéis:

Passou tanta malta por Bambadinca!... O teu amigo Henriques conheceu dois batalhões (BCAÇ 2852 e BART 2917) e diversas unidades adidas, incluindo a minha CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (1969/71)... E conheceu-te a ti, antes de partires para o Saltinho, para a CCAÇ 2701 (1970/72), a que esteve também adido o nosso querido camarada e amigo Paulo Santiago, ex-Alf Mil, Pel Caç Nat 53...

Tiveste a gentileza de evocar esse tal Henriques, que vestia à pipi, como mandavam as boas regras do RMD e a vontade do sr. major Anjos de Carvalho, antigo professor da Academia Militar e 2º comandante do teu batalhão... Em Bambadinca, nesse tempo, não havia bandalheira geral, era um quartel a sério e nisso temos que fazer justiça ao Anjos de Carvalho. Quanto aos óculos escuros do Henriques, ele já veio aqui defender a tese de que um dia voaram sob o efeito do cone de fogo de uma bazuca... Mito ou não, parece que esse teu amigo, no teu tempo (Novembro de 1970/Janeiro de 1971), já não usaria as cangalhas (que de resto não lhe faziam nenhuma falta, até hoje)... O detalhe da pêra parece bater certo...

Quem costuma falar dele, mas mesmo assim pouco, é o seu alter ego Luís Graça que tem a mania de ter e manter uma blogue "para dar voz" aos seus (dele, Henriques) antigos camaradas da Guiné... Como tu que, entretanto, nunca mais apareceste e hoje irrompes-me, pelo ecrã dentro, em dia de festa de aniversário. Felizmente que o Carlos Vinhal está a atento a tudo e não deixou a passar a efeméride.

O Henriques que brincava contigo por seres da secreta, isto é, do SIM - Serviços de Informaçáo Militar) vai ficar muito contente por saber que estás vivo da costa, em Esposnde, e ainda comemoras os teus anos. O Luís Graça, por seu turno, foi buscar duas velhas fotos do Henriques pra te avivar a memória... Infelizmente, não encontrou nenhuma do Tê Roda, que se sabe viver lá para os lados de Setúbal onde é (ou foi) professor... Há tempos o Benjamim Durães (que vive em Palmela, e que era do Pel Rec Info da CCS do BART 2917, possivelmente foste tu que o foste substituir, uma vez que ele foi evacuado por ferimentos graves em acidente), já me disse que tem em casa fotos do querido amigo e camarada do Henriques, da CCAÇ 12, o Tê Roda (natural de Pousos, Leiria), para me mandar... Prometo mandar-temais notícias de Bambadinca (o último a aparecer, aqui no blogue, foi o ex-Cap Art Passos Marques, comandante da CCS/BART 2917). E dar-te um abraço, ao vivo, em Esposende... quando o Henriques for ao Norte. Parabéns, meu caro!

__________ 

Notas de CV:

(*) Vd. postes de: 

 31 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1230: Onde se fala do Henriques da CCAÇ 12, do ranger Eusébio e da tragédia do Quirafo (Mário Miguéis) 

 16 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4194: Tabanca Grande (134): Mário Migueis da Silva, ex-Fur Mil Rec Inf (Guiné 1970/72) 

 17 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4200: Ainda e sempre a tragédia do Quirafo. Sortes distintas para António Batista e António Ferreira (Mário Migueis / Paulo Santiago) 

 17 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4202: Dia 17 de Abril de 1972. A emboscada do Quirafo, 37 anos depois (Mário Migueis) 

 29 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4262: Recortes de imprensa (16): O Morto-vivo no Jornal de Notícias e em O Comércio do Porto (Mário Migueis) 

 Vd. último poste da série de 18 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5290: Parabéns a você (43): Victor Condeço, ex-Fur Mil SM da CCS/BART 1913

12 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Caro Migueis

Mais um a juntar a "já" tantos, mas que muitos mais venham.

Aconselho-te a ti e a todos os camaradas, que deixem de fazer anos e passem a fazer DÉCADAS, pois que, a partir dos 61 = 16 ( a ordem dos factores é arbitrária) passaremos a ser mais novos que os nossos filhos:
26, 36, etc.

De qualquer forma, anos ou décadas, um fraterno abraço e um dia bem passado.

José Martins

Juvenal Amado disse...

Caro Mário
O facto de teres estado nos mesmos sítios que eu faz de nós velhos conhecidos.
E assim faço votos para que passes este dia em boa companhia junto dos teus e que ele se prolongue por muitos e bons anos.

Um abraço
Juvenal Amado

Joaquim Mexia Alves disse...

Passaste pelo Xitole que foiu a minha primeira casa depois da IAO em Bolama.

Aqui fica o meu abraço camarigo de parabéns

Cesar Dias disse...

Caro Migueis

Que tenhas um dia feliz, pricipalmente com saúde, pois o resto arranja-se.
Um grande abraço

César Dias

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada

Um abraço de parabéns com votos de felecidades para quem com os demais andou por terras do QUEBO.


Mário Pinto

Anónimo disse...

Parabéns Camarada!


Certamente que te conheci em Bambadinca.Nessa época era eu
o Alfero de Missirá.
Saúde e Força na..pois então..
Abraço Grande.

Jorge Cabral

paulo santiago disse...

Oh Miguéis, este blogue tem cada
surpresa...ía lá imaginar que hoje
era dia do teu aniversário

Recebe um abraço do tamanho da...
Passagem Submersível do Saltinho

P.Santiago

Anónimo disse...

Parabéns que contes muitos e com muita saúde são os votos deste teu camarada um pouco mais usado.
Cumprimentos Colaço.

Unknown disse...

Camarada Migueis,

Felicito-te pelo dia do teu aniversário, que o dia que agora quase finda, tenha sido de alegria junto dos que te são queridos.

Um abraço
Victor Condeço

MANUEL MAIA disse...

CARO MÁRIO MIGUEIS,

UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS.
VIVES NUMA TERRA NUMA BONITA ONDE TAMBÉM CHEGUEI A PASSAR FINS DE SEMANA E FÉRIAS HÁ UNS ANOS ATRÁS.
ESPERO QUE PASSES UM DIA REPLETO DE ALEGRIA JUNTO DOS TEUS.
MANUEL MAIA

Hélder Valério disse...

Caro Mário

Embora com atraso aqui vão os meus parabéns pelo teu aniversário.
Espero que tenha sido um dia feliz e que o mesmo se repita por mais uns quantos, connosco a comemorar.
Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Caro Migueis,
Fico imensamente satisfeito por te ver a picar o caminho para eu poder passar.
Continua a fazê-lo por muitos e bons anos.
Parabéns,
José Câmara