quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5298: Tabanca de Matosinhos (12): O orgulho de pertencer à Tabanca de Matosinhos (José Teixeira)

1. Mensagem de hoje, dia 19 de Novembro de 2009, do nosso camarigo José Teixeira*, ex-1.º Cabo Enfermeiro da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada , 1968/70, com uma descrição, no mínimo brilhante, do ambiente que se vive na Tabanca de Matosinos, nos almoços das quartas-feiras e não só, de camaradagem, solidariedade, cumplicidade e comunhão de sentimentos partilhados por aqueles homens maduros, ex-meninos combatentes daquela terra quente e húmida da Guiné que os une de forma indelével.


O ORGULHO DE PERTENCER À TABANCA DE MATOSINHOS

Aqueles que passam por nós,
Não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si,
Levam um pouco de nós.


Antoine Saint-Exupéry**.



A Tabanca de Matosinhos*** tem sido desde meados de 2005 um ponto de encontro de centenas de antigos combatentes da Guiné. O poema que Saint-Exupéry escreveu reflecte a meu ver, muito bem, a razão de ser deste encontro semanal, que nas últimas trinta e sete semanas, como apurou o Álvaro Basto, juntou 255 convivas.

Na verdade, todas as semanas aparece gente nova. Uns ficam, outros voltam quando a vida lhes permite, alguns poucos, sobretudo os de mais longe partem com a promessa e vontade de voltarem.
E de facto não vão sós. Pois deixaram um pouco de si e levam um pouco de nós
Interrogo-me muitas vezes do porquê desta relação de pessoas que não se conheciam e que logo após o primeiro contacto, parecem ser amigos de longa data.

Quebra-se o tabu da linguagem, localiza-se rapidamente os lugares por onde passaram. Lugares que tantos de nós conhecemos.
Apenas uns minutos e parece que já nos conhecemos de longa data. Quantas vezes descobrimos que as nossas vidas se cruzaram, entrecruzaram. Foi no COM ou no CSM. Foi na recruta, ou no Quartel. Tivemos como comandante o Capitão xpto. Um gajo porreiro ou um bom FDP. Um Major que era um castiço e só queria copos, ou o outro que andava sempre a ver se podia lixar alguém.

- E lá na Guiné! Lembras-te da Binta, a lavadeira. Eh pá essa já tinha filhos, quando lá cheguei!

- Pois… mas no meu tempo, não queiras saber!…

E o almoço começa a ser servido…

Intervalo, claro que o rancho está primeiro... As histórias continuam dentro de momentos...

Surgem num ápice as recordações dos momentos difíceis que a guerra trouxe a cada um de nós, agora que a boa pinga do Zé Manel aqueceu as gargantas e o estômago está rarefeito, com as saborosas sardinhas que nunca faltam na mesa, ou outro petisco a gosto de cada um.

Não são lengalengas para entreter, para matar o tempo, enquanto degustamos o almoço. São partes das nossas vidas, postas em comum. Espaços do nosso tempo que se foi, mas que continua religiosamente bem guardado, cá dentro. Surgem as histórias tão iguais e tão diferentes, que cada um tem para contar, muitas vezes abafadas ou escondidas no sótão, já envelhecido, do subconsciente.
Quantas vezes até, estivemos lá, no mesmo sítio, a outra hora num outro dia, num outro tempo. Trilhámos os mesmos caminhos. Tivemos como companheiros de luta, os mesmos soldados nativos.

Quando passadas duas ou três horas, saímos do restaurante com o estômago mais pesado, partimos para nossas casas, mais leves, porque partilhamos algo de nós com aquela gente, aquele grupo de gajos, mais ou menos da nossa idade, que nem conhecíamos. Deles recebemos exactamente o mesmo, um pouco de si. As suas vivências durante o tempo de guerra, que do mesmo modo os marcaram para a vida toda, tanto quanto as nossas vivências.

Desiludam-se os que pensam na Tabanca de Matosinhos, como um espaço de enche barriga e bebe uns copos.
Zé Teixeira
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 18 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5294: Blogoterapia (129): A guerra que Portugal não ganhou (José Teixeira)

(**) Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944, Mar Mediterrâneo) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.

(Retirado da Wikipédia

(***) Vd. poste de 7 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5229: Ser solidário (43): A Tabanca de Matosinhos constitui Associação de Apoio e Cooperação ao Desenvolvimento Africano (Editores)

Vd. último poste da série de 9 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4310: Tabanca de Matosinhos (11): As crianças da Guiné-Bissau precisam da nossa ajuda (Álvaro Basto)

3 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimo Zé. Nascido na "prosaica" freguesia de St.Isabel/Lisboa,acabei,com as voltas que o mundo dá a vir a ser o Nortenho mais Nortenho dos Nortenhos!Erpero que,um dia, o facto de viver um poucvo ao Norte de Matosinhos me dê a possibilidade(para nao escrever:-O direito!)de compartilhar comvosco alguns dos muitos especiais momentos da vossa Tabanca.PS/Terei comigo uma guia de marcha em forma líquida,Modelo-A/1 da vodcka local,e posso garantir-te,quer queira quer nao,o cabelo cortado a máquina zero,para alem de documentos comprovativos,caso por aí haver Nortenhos bairristas,que a minha casa de família fica situada...só a 1302(!) kilómetros ao Norte de Estocolmo. Aquele Abraco! José Belo.

Z´«e Teixeira disse...

Meu bom e querido amigo.
já sabes que é à quarta feira. só precisas de dizer o dia para te ir buscar ao Aeroporto.

Já agora aceita o convite para a Ceia de Natal da Tabanca Pequena - Amigos da Guiné no próximo dia 12 de Dezembro.
Abraço
Zé teixeira

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Zé Teixeira

Amigo Tertuliano dessa maravilhosa Tabanca de Matosinhos onde nunca tive o prazer de estar apesar dos vários convites que me tem feito, mas a distancia é grande e tem sido o principal motivo, mas garanto que uma 4.ª Feira destas vais ter uma surpresa.

Um Abraço


Mário Pinto