quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5343: Bibliografia (31): Lançamento do livro de Manuel Rebocho, na ADFA, Lisboa, 17/11/09: Foto-reportagem

ADFA - Associação dos Deficientes das Forças Armadas > Lisboa > Av Padre Cruz > 17 de Novembro de 2009 > 18h > Lançamento do livro de Manuel Godinho Rebocho, Elites Militares e a Guerra de África (Lisboa, Editora Roma, Colecção Guerra Colonial, nº 8, 2009, 486 pp, c. 18 €). Além do autor, estiveram presentes também familiares e amigos, com destaque para a sua esposa Maria Jacinta e seus filhos Cláudia Leonor e Nuno Miguel. O livro é dedicado pelo autor "aos que, na Guerra de África, deram de si à Pátria e a Pátria nada lhes deu". Há, para já, dois vídeos com a II e a última partes da apresentação do livro, feita pelo seu autor nesta sessão. Vd. a nossa conta no You Tube> Nhabijoes. O Manuel Rebocho é actualmente empresário na Guiné-Bissau, no sector das pescas.

ADFA > Lisboa > 17 de Novembro de 2009 > Apresentação do livro: na mesa, da esquerda para a direita, o Dr. Manuel Joaquim Branco, o autor, Doutor Manuel Godinho Rebocho, o José Arruda, a Prof Doutora Maria José Stock, da Universidade de Évora (e orientadora da tese de doutoramento em sociologia do nosso camarada Manuel Rebocho, discutida e aprovada em provas públicas, na Universidade de Évora, em 2005) e, na ponta direita, o editor Dr. José Vicente (Editora Roma)

O presidente da Direcção Nacional da ADFA, José Eduardo Gaspar Arruda, antigo combatente no TO de Moçambique, e que tive o prazer de conhecer pessoalmente nesta ocasião, tendo-lhe apresentado as saudações de toda a nossa Tabanca Grande. O Arruda convidou-me, por sua vez, para comparecer na festa dos 35 anos do jornal ELO, na segunda-feira seguinte, dia 20 (Por razões da minha vida profissional, não pude infelizmente lá estar, nesse dia e hora).

A Prof Doutora Maria José Stock, da Universidade de Évora, que fez a apreciação da obra do ponto de vista teórico-metodológico.

Ao Dr. Manuel Joaquim Branco, antigo combatente em Moçambique, e dirigente da ADFA (delegação de Évora), coube a segunda e última apresentação da obra. O ex-Alferes Miliciano e deficiente das Forças Armadas, é licenciado e mestre em História. Assina o prefácio do livro.

O editor, Dr. José Vicente (Roma Editora) à direita, que também falou, no início, do livro e da colecção "Guerra Colonial" (com este, são oito títulos publicados sobre este tópico)

O Cor Armando Ramos (Exército), sócio da ADFA, segundo creio, antigo camarada da Academia Militar do Miguel Pessoa (são do mesmo curso e reencontraram-se nesta ocasião)... O Armando Ramos fez uma defesa, emocionada, da obra, num curto período de perguntas e respostas que acabou por ser concedido à audiência, maioritariamente constituída por sócios da ADFA. O Ministro da Defesa Nacional (se não estou em erro) fez-se representar por um dos seus assessores, oficial da Marinha.

Um antigo combatente que faz trabalho volunário da ADFA, o Orlando Pineda, membro da nossa Tabanca Grande (fez anos a 15 deste mês), aqui fotografado com o Miguel Pessoa (um dos pouco antigos oficiais formados na Academia Militar, e combatentes da guerra colonial, presentes nesta sessão de lançamento de uma obra considerada por muitos deles como "polémica", no mínimo)

Dignos representantes da nossa Tabanca Grande: da esquerda para a direita, Miguel Pessoa, José Casimiro Carvalho, Eduardo Campos, Jorge Cabral, José Martins e Belmiro Sardinha... Outros camaradas presentes, que me recordo de ter visto: Carlos Silva e António Dâmaso (BCP 12, além da Giselda Pessoa.


As antigas enfermeiras pára-quedistas Gidelda Pessoa e Zulmira André, em conversa com o Miguel Pessoa. Convidei a Zulmira a integrar o nosso blogue e escrever histórias da guerra colonial na Guiné, a seis mãos (com a colaboração da nossa Giselda e do nosso Miguel).

Fotos e legendas: © Luís Graça (2009). Direitos reservados

O livro do Manuel Godinho Rebocho (de que farei oportunamente uma recensão crítica, quando tiver tempo e vagar) tem um título algo enganador... A tese original de doutoramento - discutida e apresentada em provas públicas na Universidade de Évora, em 2005, com arguição do Prof Doutor Adriano Moreira (ISCSP/UTL), e aprovada por unanimidade pelo júri -, chama-se A Formação das Elites Militares em Portugal de 1900 a 1975. Possivelmente por sugestão do editor e dos seus serviços de marketing, o livro passou a ter uma título mais comercial, enquadrando-se melhor na coleção "Guerra Colonial", da Roma Editora (Lisboa). Aqui fica, para já a estrutura do livro, através dos seus principais capítulos e páginas. O Capítulo dedicado à guerra colonial, o III, tem cerca de 150 páginas, um terço do total.

Nota autor, prefácio e introdução (pp. 17-43)
I. Enquadramento da investigação (pp. 45-86)
II. A formação base das elites militares (pp. 87-219)
III. A guerra de África e o desempenho das elites militares (pp. 220- 374)
IV. Comportamento das elites militares no pós-marcelismo (pp. 375-439)
V. Conclusões (pp. 440-462).

As páginas finais incluem pósfácio/depoimentos, fontes e bibliografia, índice dos diagramas, mapas, quadros e anexos. Entre os três depoimentos publicados enontra-se o nosso camarada de tertúlia José Pereira Casimiro Carvalho (ex-Fur Mil Op Esp, CCAV 8350 - Piratas de Guileje, 1972/74). De entre as fotografias que ilustram o livro há várias dos nossos camaradas Albano Costa e J. Casimiro Carvalho.
__________

Nota de L.G.:

Sem comentários: