sábado, 28 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5369: O meu álbum de fotos (1) (Alfredo Dinis)


1. Mensagem do Alfredo Dinis, que foi 1.º Cabo Enf da CCS do BART 6523, Nova Lamego, 1973/74, com data de 27 de Novembro de 2009:

Camaradas,

Enviei estas 4 fotografias ao Magalhães Ribeiro e, como a escrita não é um dos meus fortes, desafiei-o a fazer uma coisa que não se pede a ninguém, que é escrever algo sobre os amigos e a sua definição pessoal de amizade.Amizade que eu tanto prezo e estimo, entre aqueles que comigo privaram de perto nos meus tempos do serviço militar e, em especial, aqueles com quem me irmanei na minha comissão na Guiné.Na foto 3, estão 4 deles, o Baião, o Caetano, o Camilo e o Diniz.

2. Esperando não defraudar as expectativas do Diniz, meu bom Amigo pessoal, em relação ao que me ocorreu dizer, em poucas palavras, sobre o que eu penso sobre os diversos tipos de amigos:

Os Amigos… os bons!

Há Amigos e há …migos
Nem o à merecem!
Uns melhores, outros…
Nem por isso!
Alguns raríssimos…
Melhores que irmãos são!
Prontos a escutarem-nos,
Prontos a nos amparem,
Nos bons e maus momentos!
Com a palavra certa,
O gesto certo e preciso…
O abraço solidário,
Às vezes tão… necessário!
São os nossos cúmplices,
Os nossos confidentes,
Com quem contamos…
Desabafamos…
Segredos profundos!
São raros espécimes…
Como os diamantes,
Sagrados e eternos!
Deus permita que tais…
Preciosidades…
Sejam imortais!
MR

Foto 1: Eu em Nova Lamego.

Foto 2: Alfredo Dinis Nova Lamego.

Foto 3: O Baião, Caetano, Camilo e o Operador-Cripto Diniz, em Nova Lamego,

Foto 4: No navio Niassa – Eu e, à direita, o Damásio (Morto em Combate).


Um abraço para todos,
Alfredo Dinis
1º Cabo Enf CCS do BART 6523

Fotos: Alfredo Dinis (2009). Direitos reservados.
Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.

____________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro Alfredo Dinis

Dizes que tens dificuldade na escrita e que por isso 'encomendaste' ao Magalhães Ribeiro o trabalho de traduzir o que lhe foste comunicando sobre o sentimento da "Amizade".
Ora bem, acho que o Magalhães se saiu muito bem da encomenda e que só podes estar grato ao que ele entendeu ilustrar as tuas fotos.
É, sem dúvida, um belo poema.
Quanto a ti, não te acanhes, escreve o que te vai na alma, homem, que aqui todos te compreenderão e te apoiarão.
Um abraço
Hélder S.