domingo, 29 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5371: Patronos e Padroeiros (José Martins) (4): Exército - Arma de Engenharia - Nossa Senhora da Conceição




1. Quarto poste da série Patronos e Padroeiros das Armas do Exército Português, um trabalho de pesquisa do nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil, Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70).





PATRONOS E PADROEIROS - IV

EXÉRCITO - ARMA DE ENGENHARIA – NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Nossa Senhora da Conceição Padroeira da Arma de Engenharia

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de Dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV.

A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua Bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.

Desde o cristianismo primitivo diversos Padres da Igreja defenderam a Imaculada Conceição da Virgem Maria, tanto no Oriente como no Ocidente. Os escritos cristãos do século II relatam a doutrina, concebendo Maria como a "Nova Eva", ao lado de Jesus, o "Novo Adão". No século IV, Efrém da Síria (306-373), diácono, teólogo e compositor de hinos, propunha que só Jesus Cristo e Maria são limpos e puros de toda a mancha do pecado.

A pureza de Maria do pecado desde o momento de seu nascimento também é atestada no Islã. Alguns dos títulos marianos no Islã realçam este fato:

* Tahirah: significa "Aquela que foi purificada" (Alcorão 3:42). De acordo com um hadith, o Diabo não tocou em Maria quando ela nasceu, portanto, ela não chorou (Nisai 4:331).

* Mustafia: significa "Ela, que foi escolhida". O Alcorão declara: "Ó Maria! Por certo Deus te escolheu e te purificou, e te escolheu sobre todas as outras mulheres dos mundos" (Alcorão 3:42). Deus escolheu a Virgem Maria entre todas as mulheres do mundo para um plano divino.

A festa da Imaculada Conceição de 8 de Dezembro, foi definida em 1476 pelo Papa Sisto IV, porém ele não definiu a doutrina como um dogma, deixando assim os Católicos livres para acreditar nela ou não, sem ser acusado de heresia, esta liberdade foi reiterada pelo Concílio de Trento. A existência da festa era um forte indício da crença da Igreja de Imaculada Conceição, mesmo antes da definição do século XIX como um dogma. Na Itália do século XV o franciscano Bernardino de Bustis escreveu o Ofício da Imaculada Conceição, com aprovação oficial do texto pelo Papa Inocêncio XI em 1678.

Nossa Senhora da Conceição, foi proclamada Padroeira da Arma de Engenharia pela Portaria de 22 de Maio de 1961 e Ordem do Exército n.º 9 (1.ª Série), de 9 de Setembro de 1961.

José Marcelino Martins – 24 de Novembro de 2009
[Organizado a partir de imagens e textos da Wikipédia]

__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 28 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5362: Patronos e Padroeiros (José Martins) (3): Exército - Arma de Cavalaria - Mouzinho de Albuquerque

3 comentários:

Anónimo disse...

Não é demais destacar o extraordinário trabalho de investigação que tem vindo a ser desenvolvido, incansavelmente, pelo camarada José Marcelino Martins, quer neste blogue, quer no ultramar.terra.web. E é notável a sua humildade, característica essencial dos verdadeiros investigadores. Quando, aqui no nosso blogue alguém exalta o seu trabalho, responde sempre que não fez nada de especial, etc.
Como testemunho pessoal, quero aqui dizer que fiz o levantamento das unidades dos BII17 e 18 a partir do levantamento que fez e publicou no ultramar.terra.web, que citei na minha comunicação, salientando precisamente a facilidade e rapidez com que se acede a dados essenciais pela busca automática, em vez de ter que se ir, pacientemente, "catando" as informações na "Resenha histórico-militar..." e outra documentação.
A dedicação e o empenhamento de José M. Martins, quer ao nível da investigação, quer dos alertas solidários que vem lançando sobre as condições de vida de tantos milhares de ex-combatentes da Guerra do Ultramar merecem, sem dúvida, esta minha insignificante homenagem de reconhecimento.
Um abraço,
Carlos Cordeiro

Joaquim Mexia Alves disse...

Para além de concordarcom o Carlos Cordeiro e assinar por baixo o seu comentário deixoaqui a invocação que povoou julgo eu as nossas infâncias:
Nossa Senhora da Conceição, faça sol e chuva não.

Já agora uma curiosidade, que para mim não é curiosidade:
O "título" mais antigo que é dado a Maria pela Igreja é Theotokos, que quer dizer em grego Mãe de Deus, pois já os chamados Padres da Igreja o davam a Maria.

Obrigado José Martins pelo teu trabalho.

Abraço camarigo para todos

MANUEL MAIA disse...

CARO ZÉ MARTINS,

COMO JÁ REFERIU O VASCO,VOU CONFIAR NA TUA EXTRAORDINÁRIA BOA VONTADE PARA MAIS TARDE PODER ACEDER A ESTE TEU TRABALHO EXAUSTIVO E DE ALTISSIMA QUALIDADE
ATRAVÉS DE FOTOCÓPIA.
UM ABRAÇO
MANUEL MAIASERÁ POSSÍVEL?