domingo, 29 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5373: Convívios (177): O Bando do Café Progresso, reune-se uma vez por mês na cidade do Porto (Jorge Teixeira (Portojo)

1. Em mensagem do dia 28 de Novembro de 2009, o nosso camarada Jorge Teixeira (Portojo), ex-Fur Mil do Pelotão de Canhões S/R 2054, Catió, 1968/70, deu-nos a conhecer mais um local físico, que se quer venha a ser uma referência, e um local (site/sítio) de internete, ambos pontos de encontro de velhos camaradas do tempo de tropa.

Estes nossos camaradas que já estão devidamente organizados, adoptaram o nome de " O Bando do Café Progresso", vá-se lá saber porquê, esta coisa de Bando não me é estranha, mas passemos à frente.


Quem quiser aceder a esta página só terá que ir a: http://bando-do-cafe-progresso.blogspot.com/

Com a devida vénia, a fim de que se possa fazer uma ideia de quem compõe aquele Bando e o que pretendem, transcrevo o P1 da sua página.


P.1 - Apresentação do nosso sítio


O Café Progresso

Neste mais que centenário espaço, situado próximo a Carlos Alberto e ao velho edifício da Universidade, aos Leões, no Porto, começaram-se a reunir há cerca de 5 anos velhos amigos e ex-camaradas militares.

Alguns já se conheciam dos tempos de infância e adolescência. Outros foram chegando, mas somos ainda poucos os que habitualmente, todas as segundas quartas-feiras de cada mês, aqui nos juntamos.

Sempre esperamos que algum ex-camarada se nos junte, quer seja fisicamente, pela net ou por qualquer outro meio.

O convívio é o nosso prazer. Por isso estamos sempre inventando formas de o fazer. Mas é aqui, no velho Progresso, que delineamos as nossas estratégias, partilhamos as conversas de velhos tempos, comentamos outros blogues (as Tabancas do Luís Graça e a de Matosinhos são os principais), vamos revendo fotos, enfim, as velhas coisas de velhos ex-camaradas.

Escrevam-nos e apareçam.



Aqui fica a apresentação do Bando do Café Progresso.
Consultem a sua página e/ou vão numa segunda quarta-feira de um mês qualquer ao Café Progresso para encontrarem um saudável grupo de jovens que querem reviver tempos idos e passar um bom bocado de tempo.

CV
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 24 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5149: Direito à indignação (8): Fomos forçados como presidiários a cumprir pena no degredo (Jorge Teixeira/Portojo)

Vd. último poste da série de 18 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5291: Convívios (174): Camaradas da CCAÇ 2402/BCAÇ 2851 procuram restaurante em Fátima para o seu convívio de 2010 (Raul Albino)

7 comentários:

Jose Marcelino Martins disse...

Ao Bando do Café Progresso

Obrigado por me terem transportado a um passado, com cerca de 40 anos, ao local onde, às vezes, fazia horas para ir buscar ao emprego uma miúda, que hoje é a minha mulher e,mão dos meus filhos.

Que o Progresso seja mais um marco na nossa vida.

Hélder Valério disse...

Caro 'Portojo'
e companhia...

Este renascer das 'tertúlias' parece-me muito salutar. É que já vai sendo tempo de se reencontrar uma nova forma de trocar impressões 'ao vivo', depois de as novas tecnologias, por serem novas, terem vindo cortar o convívio directo.
Bom trabalho é o que vos desejo.
Hélder S.

Unknown disse...

Pessoal, apareçam. Todos os sítios são poucos para bater uns papos. Lembrem-se que o passado é enorme, e o futuro é já hoje.
Um abraço para todos e em especial para o Carlos V. que mesmo sem "luvas" meteu aqui a nossa coisa. Quer dizer, a mensagem...

jteix disse...

Hoje já não tenho tempo, mas prometo vir á carga.

ÀS ARMAS...
cumprim/jteix

Anónimo disse...

Caro Bando,
Também eu, Vasco, na segunda parte da década de sessenta andava por essas paragens.A minha Faculdade de Economia era na praça dos Leões num edifício que julgo ainda existe, no último andar, ao qual chamávamos de galinheiro.
O cinema Carlos Alberto, era o mais barato do Porto e dava dois filmes ao preço de um.A malta batia palmas nos filmes de cowboys e pateava quando a "fita" partia.
Os cafés Piolho e mais outro eram paragem obrigatória da malta que passava horas a discutir política. Foi no Progresso, julgo, que vi o homem a chegar à lua.
Depoi cirandávamos por aí,jardim da Cordoaria para falar mais recatadamente com uma miúda, ver a saída das moças da faculdade de Letras, então à beirinha do Hospital de S. António,cantina universitária mesmo pegada à morgue e o Teatro Universitário do Porto para onde se entrava por um corredor estreito, ali junto à G.N.R., que assim espreitavam melhor "esses comunas do teatro".
Que saudades de tudo isso, que saudades das pessoas do Porto, que saudades da cidade, a mui nobre sempre leal e invicta cidade do Porto que guardo no meu coração e que a minha mulher considera a coisa mais linda do mundo.
Lembrar esses tempos, onde vivi, primeiro na rua do Rosário, de onde fui arrancado para a tropa, após seis anos maravilhosos de vivência e mais tarde em Águas Santas, regressado da Guiné, aí na companhia da minha mulher onde estivemos dez meses, o tempo necessário para acabar o curso interrompido quatro anos atrás...
Depois, cair na real fazer a vida em Coimbra, terra simpática mas...onde falta qualquer coisa que só o Porto me conseguiu dar...
Terminaria com um viva o Porto, mas como todos levariam isto para o futebol diria que à INVICTA para ser a melhor cidade do mundo só lhe falta um clube como o Benfica. ( Porra agora é que estraguei tudo).
Um grande abraço amigo,

Vasco A.R. da Gama

Unknown disse...

Pois caros amigos, aquela zona está quási como há 40/50 anos. A velha "Universidade", melhor o edifício ainda lá está, o Piolho, o Carlos Alberto, agora apenas utilizado como Teatro, pois o dois em um das sessões já não rendiam. Há as excepções na altura do Fantas. Há realmente uma coisa nova, que é a estátua homenageando o General-sem- medo, no largo do palácio onde viveu Carlos Alberto, Rei da Sardenha, exilado. Uma especial referência para o camarada Vasco (da Gama): Já em tempos te escrevi que não confundimos as rivalidades clubistas. És sempre bem vindo, mesmo de cachecol e camisola vermelha. Não a cor-de-rosa, por favor...
Cá vos esperamos caros camaradas.

Anónimo disse...

Jorge

Que nostalgia eu sinto por não viver na área Metropolitana do Porto, principalmente na nossa terra Gondomar.
Pois não faltaria a nenhum desses saudáveis convívios/tertúlias, enquanto tivesse forças.
E neste mês a rapaziada dessas bandas, lá se vão juntar e eu apenas posso comparecer a um e que tu Amigo também lá estarás como gondomarense de 7 costados.
Vamos arrancar com a Tabanca de Gondomar, no próximo sábado dia 5-12-2009.
Amigos, apareçam no Choupal dos Melros em Fânzeres - Gondomar
Até sábado e um grande abraço para ti meu amigo
Carlos Silva
Ex-Fur Ccaç2548/Bat Caç 2879