terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5421: Parabéns a você (48): Jorge Teixeira (Portojo), ex-Fur Mil do Pel Canhões S/R 2054 (Editores)

1- No dia 8 de Dezembro, antigamente Dia da Mãe, faz anos o nosso camarada Jorge Teixeira (Portojo)*, ex-Fur Mil do Pelotão de Canhões S/R 2054, Catió, 1968/70.

Não podíamos deixar passar este dia sem virmos dar um abraço ao Jorge, desejando-lhe ao mesmo tempo que esta data seja festejada ainda por muitos anos, mesmo combatendo as pequenas maleitas que a idade vai trazendo. Que mantenhas uma juventude interior capaz de contariar o que está impresso no Cartão de Cidadão é também o nosso desejo.


2. Jorge Teixeira dirigu-se pela primeira vez ao nosso Blogue em Abril de 2007, mas só em Julho de 2008 se alistou na Tabanca Grande.

Mensagem com data de 31 de Julho de 2007, do nosso camarada Jorge Teixeira, ex-Fur Mil que esteve na Guiné entre 1968/70.

Amigo Luís
Como disse há dias, vejo, leio e passo, com uma lágrima ao canto do olho.

Nunca tive a coragem de deixar algo escrito, embora tenha muitas lembranças, que venho refazendo desde há dois anos para cá.
Se me permites, vou deixar hoje uma, pois marcou uma viragem na minha vida emocional.
Se achares que merece figurar nos arquivos, está à vontade.

Um abraço do
Jorge Teixeira

Catió, 1969, 1 de Agosto
Por Jorge Teixeira

Estamos a comemorar os nossos 15 meses.
Conseguimos uns pesos da CCS, através da influência do Comando, para comprar uns franguitos, e como foi difícil consegui-los.
Convite feito, por gentileza, aos nossos Primeiro e Segundo Comandantes, bem como ao Primeiro da CCS, lá fomos trinchar os bichos, divinamente arranjados pelo Carrapato, na messe dos oficiais.
Convívio terminado, fomos ao posto de Catió Fula, levar umas cervejas e umas sandes ao nosso pessoal que estava de serviço.
Depois os mais resistentes ainda me acompanharam numas cervejas na messe dos sargentos

Fomos deitar nas calmas, mas ainda estava a ler o meu livro da ordem, quando cerca das 2 da manhã, estourou um fogachal tremendo dentro do Quartel e de Catió.
O maior barulho que jamais ouvi.
Eles estavam dentro de Catió.
Como habitualmente nos casos de fogachal, o meu pessoal que estava na unidade, tinha de arrancar para reforçar os postos exteriores.
Toca de arrancar debaixo daquela sinfonia de luz e cor. Pelo caminho muitas escaramuças.

Regresso ao quartel já o dia a clarear, cerca das 5 da manhã. É que o Comando se esqueceu de nós... e tudo dormia na santa paz dentro da unidade.

Fizemos o reconhecimento
Conclusão: 1 morto e um prisioneiro do lado IN e captura de razoável quantidade de armamento e munições.
Da nossa parte só escoriações.

As granadas de bazooca capturadas, com a autorização do meu pessoal, trocámo-las pelo dinheiro a que tinhamos direito. É que não tinhamos uma única granada explosiva. E as incendiárias, fora de prazo há anos, tinham apenas o efeito psicológico do barulho. As que explodiam.

O pior veio a seguir.

Fui ao banho e estava na messe a tomar o pequeno almoço, quando alguém me avisou que o Comando (?) deu ordem para expor o MORTO, juntamente com o armamento em frente à porta da unidade!!!
Eu não quis acreditar, mas era verdade. Corri ao meu quarto, peguei na máquina fotográfica e fui fotografar aquele quadro.

Às 9 horas tinha fotos reveladas e 4 delas prontas para mandar para a Metrópole para os meus amigos mais íntimos verem uma ideia miserável.
Por qualquer razão, nenhum desses amigos chegou a ver as fotos... pois nunca as receberam.

Já tinha visto vários mortos, dos dois lados, que me chocaram imenso.
Mas no momento em que enquadrei este morto na máquina, senti uma espécie de baque. A partir desse dia a minha vida passou a ser um inferno.

O medo apossou-se de mim de tal maneira, principalmente à noite, que redobrei de cuidados e de segurança. Passei a ser muito duro com o meu pessoal sobre esse aspecto.
Mas esses cuidados e os desenfianços no mato não chegaram, pois cerca de um mês depois tivemos a primeira baixa no pelotão.

E até hoje me sinto culpado dela, pois o rapaz foi-me substituir numa missão. Embora estivesse doente, a cabeça não me deixava esforçar mais. E era uma missão tão simples, tão rotineira.



3. Não tendo encontrado no nosso Blogue fotografias do Jorge Portojo em traje de guerra, achei que a melhor homenagem que lhe podia prestar era publicar algumas das sua maravilhosas fotos dedicadas à sua cidade berço, o Porto.

Permito-me ainda acrescentar duas fotos dedicadas ao Concelho de Vila do Conde, donde sou natural.

Linda fotografia, qual pintura, do Castelo do Queijo

Objectiva curiosa da Igreja dos Clérigos

As célebres "Alminhas da Ponte" que lembram a tragédia do dia 29 de Março de 1809, quando a Ponte das Barcas, que ligava Porto e Gaia, ruiu durante a fuga do povo portuense aos invasores franceses.

Linda perspectiva nocturna sobre a Ribeira do Porto.

Se Maluda pintou os Telhados de Lisboa, Portojo fotografou os Telhados do Porto

Muro dos Bacalhoeiros na Ribeira do Porto

Homenagem de Portojo a mim, fotografando a Igreja Matriz de Azurara onde fui baptizado em Abril de 1948.

Homenagem às Rendilheiras de Vila do Conde.

Fotos: © Jorge Teixeira (Portojo) (2009). Direitos reservados.


OBS:- Num dos PP dedicados a Vila do Conde, Portojo incluiu a canção "Feiticeira" interpretada pelos Trovante. Lembrei-me então dos versos de um fado de Coimbra dedicado às Rendilheiras de Vila do Conde, que o meu pai dizia ser cantado por António Menano, e onde aparece a palavra feiticeiras.

Canção das Rendilheiras de Vila do Conde

Rendilheiras que teceis
As lindas rendas à mão
Eu dou-vos se vós quereis
P´ra almofadar meu coração

Rendilheiras que teceis
As lindas rendas à mão
Eu dou-vos se vós quereis
P´ra almofadar meu coração

Oh...
Vem à janela que a noite está bela
Vem ao luar
Linda rendilheira deixa a travesseira
Vem ouvir cantar
Oh... Vem à janela que a noite está bela
Vem ao luar
Linda rendilheira deixa a travesseira
Vem ouvir cantar

Freiras da Santa Clara
Lindas monjas feiticeiras
Há restos da vossa graça
Na boca das rendilheiras



4. Jorge Teixeira faz parte da Tabanca de Matosinhos e do Bando do Café Progresso. Ainda tem o seu Blogue Portojo,Parar,Escutar,Ver,Andar, onde escreve e publica as maravilhosas fotos que só ele sabe captar da sua cidade. A ver.

http://jportojo.blogspot.com/
__________

Notas de CV:

(*) Sobre Jorge Teixeira (Portojo), ver postes de:

11 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1652: Tertúlia: Três novos candidatos: José Pereira, Hélder Sousa e Jorge Teixeira

7 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3180: Tabanca Grande (84): Jorge Teixeira, ex-Fur Mil, Guiné, 1968/70

5 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3270: O meu baptismo de fogo (3): Catió, 6 de Junho de 1968 (Jorge Teixeira)

23 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3506: Tabanca de Matosinhos (6): Porto é Porto, é a minha terra (Jorge Teixeira)

9 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3587: Controvérsias (12): Chicos, furras e ripanços em Catió, 1968 (Jorge Teixeira)

16 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3636: O meu Natal no mato (15): Salsichas com arroz na messe de Sargentos, na Consoada de 1968... (Jorge Teixeira)

29 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3682: Os Combatentes e a responsabilidade do Estado. (Jorge Teixeira)

3 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P3974: Por falar em solidariedade (Jorge Teixeira)

5 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P3987: Recortes de Imprensa (14): Soldados mortos na guerra colonial terão memorial no Porto, JN de 5/3/2009 (Jorge Teixeira)

18 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4206: Estórias avulsas (29): Fur Mil Aguinaldo Pinheiro, o morto-vivo do BART 1913 (Jorge Teixeira)

18 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4548: Controvérsias (19): Como ajudei a "fabricar" três "desertores" (Jorge Teixeira/Portojo)

24 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4571: Dando a mão à palmatória (21): Irra é “AB” de Abraços, ou de Alfa Bravo e não de Almeida Bruno (Jorge Teixeira/Portojo)

30 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4614: Controvérsias (23): Milicianos… eram os peões das nicas! (Jorge Teixeira/Portojo)

30 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4760: Pensamento do dia (17): Recordando as Picas (Jorge Teixeira/Portojo)

17 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4967: Agenda Cultural (26): Museu Militar do Porto (Jorge Teixeira/Portojo)

24 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5149: Direito à indignação (8): Fomos forçados como presidiários a cumprir pena no degredo (Jorge Teixeira/Portojo)
e
29 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5373: Convívios (175): O Bando do Café Progresso, reune-se uma vez por mês na cidade do Porto (Jorge Teixeira (Portojo)

Vd. último poste da série de 2 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5387: Parabéns a você (47): Herlander Simões, ex-Fur Mil At (Nova Sintra, Nhacra e Guileje, 1972/74) (Editores)

24 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Meu Caro Amigo e Camarada J.Teixeira(Portojo)
Não nos conhecemos pessoalmente e isso que interessa? Temos em comum a Guiné e não só. Como os anos não podem passar por nós, passemos nós por eles. Por isso Caro Amigo recebe um abraço forte e fraterno, pelo dia do teu aniversário e por todos os outros, espero que muitos,passados com saúde,gastos como e com quem gostas.
Ah e continua a dar-nos imagens de vida assim.
Um abraço Torcato

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro camarigo Jorge Teixeira

aqui fica o meu abraço de parabéns que se clahar poderá ser dado pessoalmente na Quarta feira, não?

Um bom dia para ti.

Anónimo disse...

Caro Jorge Teixeira

PARABENS

Que este dia se repita por muitos e bons anos junto de todos os que te são queridos.
Um abraço
António Paiva

Unknown disse...

Caro amigo

Como natural do Porto,tenho que desejar a outro Portuense os votos de
um dia de anos bem afogado no famoso Porto.
Agora desculpa mas tenho que chamar à atenção os redactores.No nosso tempo é que o dia 8 de Dezembro era dia da
Mãe. Comercialmente agora é no 1º domingo de Maio.
Portojo, Felicidades para ti junto da tua Família
Armandino Alves

Luís Graça disse...

Saúdo o camarada que andou por Catió e que viu e viveu o que não queria ver nem viver...

Saúdo o bloguista, múltiplo, activo, irreverente, apaixonado, truculento,q.b. ...

Saúdo quiçá um dos últimos, raros, em vias de extinção, exemplares dos genuínos primatas tripeiros das tertúlias e das tainadas...

Saúdo um dos melhores fotopoetas do Porto, a sua cidade, que ele conhece, como poucos, do tutano à tripa...

Saúdo o Portojo...

Saúdo as tripas à moda do Porto...

Saúdo a Grande Tabanca Pequena de Matosinhos (regressa, Portojo, 'We are missing you')...

Em dia de anos. Para que a vida lhe seja generosa e lhe retribua, com mais e melhores anos de vida, com saúde e qualidade de vida, em troca do talento e da beleza com que nos brinda, a todos nós, amigos/as, camaradas, admiradores/as...

Bebo um copo à tua saúde e à tua cidade!... Ergo a taça à tua longevidade!... Canto os 'Parabéns a você, SEXA, Sua Excelência"...

Que o bicho da madeira nunca te dê cabo do cavername da tua caravela!... Nem do mastro, nem da proa,nem da popa, nem do leme, muito menos da roda do leme... Pára, escuta e olha, na curva do caminho do mar... Mas deixes de continuar a fazer clique!... Com ou sem claque.

Sobretudo não te esqueças, que navegar é preciso!... Quando deixar de haver inquietação, turbulência, pica, mau tempo, porcela no canal, adrenalina, é mau sinal... Pode ser mau sinal. Mas hoje a barra está limpa e há um pôr do sol especial, único, só para ti e para quem te ama e tu amas,

numa qualquer esplanada da Foz sobre o mar à vista... Porque hoje é o teu dia e mereces tudo a que tens direito (ou será que é o contrário: tens direito a tudo o que mereces ?).

Luís

Anónimo disse...

Caro Jorge,
Caramba, quem diria!!!que passados uns dias depois de ter tido a oportunidade de te conhecer sem nunca te ter visto (palavras tuas)estariamos aqui a beber umas douradas frescas ou naturais, que importa, com o único objectivo de comemorarmos o teu aniversário.
Caramba Jorge, valeu a pena ter-te conhecido.
Caramba Jorge, do fundo do coração que repitas esta data por muitos bons anos no seio da tua família.
Um abraço,
José Câmara

José Marcelino Martins disse...

Caro Jorge

Um fraterno abraço de parabens.
É imperiosa a repetição deste dia, por longos anos, e a malta a saudar-te com amizade.

José Martins

Carlos Vinhal disse...

Caro Armandino
Tens razão. Antigamente o Dia da Mãe era no dia de hoje, mas comercialmente passou para o primeiro domingo de Maio se não me engano de novo.
Obrigado pela correcção oportuna.
Vinhal

Anónimo disse...

Caro Jorge Teixeira

Que passes bem este teu dia ,acompanhado de quem queres e gostas.

Que continues a ultrapassar esta data por muitos e muitos anoscom saúde e independencia

Um abraço de parabens
Luis Faria

Colaço disse...

Parabéns por mais um e que essa boa disposição que apresentas nas tuas mensagens te acompanhe por muitos longos anos.
Um abraço Colaço.

Anónimo disse...

Vasco A.R.da Gama disse...
O "casamento" das tuas belas fotografias com o meu pobre escrito, que fizeste o favor juntar no Bando do Café Progresso, fez-me soltar uma lágrima de saudade.Hoje, aqui estou a enviar um grande e apertado abraço ao Homem Grande Portojo, desejando-lhe saúde e mais saúde.
Que, amanhã na festa do nosso Vate Manel, concretizemos este meu virtual, mas sentido abraço de parabéns.
Vasco A.R.da Gama

Hélder Valério disse...

Caro amigo e camarada 'Portojo'

Muitos parabéns pelo teu aniversário. Mantém a cabeça levantada. Por vezes deve-se deixar passar o vendaval e tudo volta a ficar limpo e sereno.
Continua a fotografar.
Continua a enviar os teus trabalhos.
Continua a seres tu.
(se aqui e ali, tiver que haver alguma moderação, pois que haja).
Um abraço
Hélder S.

Unknown disse...

Jorge,

Felicito-te neste dia do teu aniversário.

Que contes muitos na companhia dos que te são queridos e com saúde.

Há 41 anos atrás estávamos juntos no mesmo local... daqui a umas horas lá mais para a tarde estaríamos de certeza a beber uns copos.

Hoje estamos afastados fisicamente, mas continuas perto na minha amizade.

Bebe um Porto por mim, por ti e à nossa saúde!

Um abraço com amizade do,

Victor Condeço

António Tavares disse...

Caro J.Teixeira,

Parabéns e um excelente dia - 08.12.2009 - e se possível com os habituais bons trabalhos fotográficos para nossa delícia!
Tudo de bom para ti.
Amanhã dar-te-ei um abraço.

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada J.Teixeira

Um abraço de amizade e parabens por este feliz dia de aniversário.


Mário Pinto

Anónimo disse...

PARABENS
FELICIDADES
E MUITA SAÚDE

SÃO OS VOTOS DO CAMARADA E AMIGO

ADRIANO MOREIRA

UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ AMANHÃ

jteix disse...

Fazes anos em todo o lado que um
"gajo" não tem mãos a medir.
Depois de tanta manifestação de
afecto,quem sou eu para desejar
alguma coisa a um "fulano" como
este?

Ó amigo, já nem digo camarada,veja
lá se faz o "anus" todo duma vez, que a gente não faz outra coisa
senão andar a escrever em todo o
lado. É parabéns assim, parabéns
assado e cozido, etc e coisa e tal.
Faz "anus" á 3ª, á 4ª, á 6ª e por aí fora? Daqui a pouco juntas os
"anus" todos.

+1x1grande ABRAÇO
companheiro, amigo e camarada, das
borgas e das tainas, bem passadas.

PARABÉNS
cumprim/jteix

paulo santiago disse...

Olá Jorge

Muitos parabéns ao camarada e ao
artista, digo artista porque as
tuas fotos são arte pura, mostram
uma rara sensibilidade,e acho uma
delícia aquelas legendas que colocas nas fotos, tuas e do Carmelita,postadas no blogue da
Tabanca Pequena. Tu dás cor à vida
tornando-a mais agradável de ser
vivida.
Bem hajas !

Abraço
P.Santiago

manuelmaia disse...

Caro Jorge,


Os meus parabéns por mais um aniversário que espero passes da melhor forma com os teus à tua volta.

Quero aproveitar também para saudar o artista da fotografia e não o mero fotógrafo.

Espero que amanhã possamos finalmente passar do abraço virtual ao apertar do cavername entre dois veteranos guinéus.
Tudo de bom para ti.
abraço
Manuel Maia

Juvenal Amado disse...

Caro Jorge

Possivelmente amanhã, selaremos com a braço o meu desejo de feliz aniversário e que contes muitos em boa forma, junto dos que te são mais queridos.

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Se não me falha a memória convivemos durante cerca de três meses em Catió (13 de Maio a 13 de Julho 68).No bar bebemos uns copos - quase diarimente -
Estive lá com os obuses 14 cm que acabaram por sair para Aldeia Formosa. Tenho fotos tiradas no bar onde tu, o Rijo, o Pina, creio que também o Mariz, eu e outros que já não me recordo do nome, bebemos, petiscamos, jogamos às damas, etc. O Condeço já me tinha falado em ti.
Embora com atraso recebe um abraço e parabens. Se vieres às Caldas da Rainha ou próximo apita.
O meu contacto. amribeiro44@sapo.pt
António RIBEIRO
ex-Furriel Mil. (artilharia).

Valentim Oliveira disse...

Meu Caro e Grande Amigo J.Teixeira
(Portojo).
Só tu e mesmo só sua exª.é que consegue dominar a Pantera" não a da cor de Rosa mas aquela outra que faz com que todos nós façamos houvir bém alto as nossas vozes já um pouco trémulas cantando em unissono a linda canção PARABÉNS A VOCÊ.Envio-te o meu Abraço de congratolacions um dia mais tarde.
Mas bém, e muito bém aí nessa linda tua Cidade do Porto espero que tenhas festejado mais uma Primavera junto de todos os que te são Queridos.
Muita saúde e que tudo te corra pelo melhor.Volta á Tabanca de Matosinhos"pelo menos no dia 6 de Janeiro de 2010.Valentim Oliveira

Anónimo disse...

Jorge
Hoje tive oportunidade de picar um pedaço do teu bolo de aniversário.
Mau grado o atraso, espero que repitas a festa por muitos e bons anos.
J.Dinis

Anónimo disse...

Jorge
Hoje tive oportunidade de picar um pedaço do teu bolo de aniversário.
Mau grado o atraso, espero que repitas a festa por muitos e bons anos.
J.Dinis