terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5427: Os nossos camaradas guineenses (23): Temos uma dívida de gratidão para com homens como o Braima Djaura (José Manuel Pechorro, CCAÇ 19, Guidaje, 1971/73)


Guiné > Região do Cacheu > Guidaje > Maio de 1973 > Cadáveres de soldados africanos da CCAÇ 19, abandonados no campo de batalha. Foto de Amílcar Mendes, ex-1º Cabo Comando. A 38ª Companhia de Comandos participou na batalha de Guidaje. O Amílcar tomou notas, no seu diário (já qui publicado), desses longos dias de inferno, em Maio de 1973.


Foto: © Amilcar Mendes (2006). Direitos reservados.




1. Mensagem de José Manuel Pechorro, membro da nossa Tabanca Grande, ex- 1.º Cabo Op Cripto da CCAÇ 19, Guidaje, 1971/73 (*)

Olá, Luís Graça,


Boa noite,

Acabo de ler as P5418 e 5419 (Braima Djaura, Sold Cond CCaç 19, Guidaje, 1972/74), UM SOBREVIVENTE (**).

O Djaura é um ex-soldado , entre outros, que se encontra em dificuldade. Soube-o recentemente. E, segundo afirmação sua, está doente há oito anos!

Venho aqui agradecer a postagem das suas mensagens e o modo como o Luís Graça o tem acarinhado.

O Braima, da Internet percebe mais do que eu, daí solicitar a inclusão na P5419, do seguinte comentário, se for possível:

Olá Braima Djaura, boa noite,


Foi com muito prazer que vi e li as postagens hoje.


Escreve e fala sobre a tua experiência e vivência na CCaç. 19, Guidaje e Guiné.


Escrever faz bem ao teu espírito e enriquecerá e ajudará quem ler...


Parabéns pela tua coragem!


Um abraço, do camarada,


José Manuel Simoa Pechorro

1º Cabo Op Cripto

CCaç 19 - Guidaje - Guiné

Luís Graça, cumprimentos e um abraço a todos,
desde já agradecido,
José Manuel Simoa Pechorro

[ Revisão / fixação de texto / título: L.G.]

2. Comentário de L.G.:

Em boa hora, pediste o teu ingresso na Tabanca Grande, depois de andares a "espiar" o nosso blogue durante um ano... Apreciei as palavras, solidárias, que dirigiste aos teus antigos camaradas da CCAÇ 19 (sobre a qual, de resto, sabemos pouco: composição, história, actividade operacional, número de baixas, etc.. Sabemos alguma coisa do cerco a Guidaje e da tentativa de romper o cerco por diversas forças que partiram de Farim, como por exemplo a 38ª CCmds do nosso camarada Amilcar Mendes) (***).

Disseste tu sobre os teus camaradas guineenses:

"Escolheram estar do nosso lado, confiando em Portugal e suas promessas. Foram abandonados! Não foi só pelo dinheiro (soldo), como alguém mencionou, referindo-se aos soldados da CCaç 19.

"À noite, o calor no colchão, e enquanto o sono não vinha, eu ia ao pé das sentinelas, onde, conversando, me diziam estar no exército português por uma Guiné Melhor. Se o PAIGCV vencesse, o futuro seria muito mau! Tinham razão. Os povos simples da Guiné mereciam melhor sorte"...

Vens agora saudar a presença, entre nós, do Braima Djaura que, como muitos outros camaradas guineenses, está só e doente. Todos nós, que tivemos camaradas guineenses nas nossas fileiras (tu, na CCAÇ 19, eu CCAÇ 12, e por aí fora), sentimos um murro no estômago quando nos chegam notícias tristes como estas, do Braima Djaura, do Malan Baldé, do Amadu Djaló e de tantos outros abandonados à sua sorte... Que podemos fazer ? ... Para já, denunciemos estes casos, sensibilizemos os nossos amigos e camaradas da Guiné, influenciemos a opinião píblica dos nossos dois países, pressionemos as respectivas autoridades. Estes homens não podem morrer sozinhos, como cães. Vê se sabes mais notícias do Braima. Obrigado, José. Um Alfa Bravo. Luís
_____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. postes de:

19 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5300: O assédio do IN a Guidaje (de Abril a 9 de Maio de 1973) - I Parte (José Manuel Pechorrro)

21 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5310: O assédio do IN a Guidaje (de Abril a 9 de Maio de 1973) - II Parte (José Manuel Pechorrro)

1 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5039: Tabanca Grande (176): José Manuel Pechorro, ex-1.º Cabo Op Cripto da CCAÇ 19, Guidaje (1971/73)

(**) Vd. postes de:

7 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5419: Os Nossos Camaradas Guineenses (22): Muitos se salvaram pela solidariedade que existia entre todos, brancos e pretos (Braima Djaura, Sold Cond CCaç 19, Guidaje, 1972/74)

7 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5418: Tabanca Grande (194): Braima Djaura, Sold Cond Auto, CCAÇ 19, Guidaje, 1972/74, um sobrevivente

(***) Vd. poste de 27 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1123: Um espectáculo macabro na bolanha de Cufeu, em 1973 (A. Mendes, 38ª Companhia de Comandos)

(...) lembraste amigo luis kuando aki a 1 ano levantei essa kestao? entao algumas vozes se levantaram kritikando me.Pois e amigo Luis eu estive por dentro desses akontecimentos. No ano de 1973 na pikada de Binta para Guidaje kuando dois grupos de combate da 38 de Comandos tentavam desesperadamente passar a bolanha do Cufeu para chegar a Guidaje depararamse kom o makabro cenario de mais de uma dezena de corpos a ser festim para os abutres.JA ALI ESTAVAM a dias e ali iriam fikar.sabes ate kuando amigo Luis?

Um condutor de um unimog ke ia konosco foi vitima de uma mina nessa pikada tendo morrido.Foi o corpo dele transportado na minha viatura ate guidaje e ali ficou.Desceu a terra pelas maos dos camaradas.porke nesse tempo (maio73) as evakuaçoes eram impossiveis em guidaje e kem la esteve sabe porke.Nos proprios tinhamos um kamerada sem perna ke na enfermaria(?) lutavava kontra a gangrena.

Amigo luis foram tempos dramatikos ke eu ainda hoje luto para nao me lembrar mas ke nunka vou eskecer.tenho tudo dukomentado.tou a tua e so tua disposiçao se kiseres saber algo mais.envio um grande abraço para todos os camaradas de guerra.mesmo para akeles ke kom menos rigor vao relatando as suas(?) experiencias de guerra.

A. Mendes (Um Comando na Guine)

Komentario de luis graca

Mendes: Estas registado na nossa tertulia mas kontinuo a espera das tuas duas prometidas fotos. fiko tambem a tua disposicao.escreve ke te faz bem. (...)

Sem comentários: