quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5433: Comentários que merecem ser postes (11): O Viegas contava apenas 21 anos; não vai escrever a mais ninguém (A. Graça de Abreu, CAOP1, Mansoa, 1973)

1. Comentário do António Graça de Abreu (ex-Alf Mil, CAOP1, Teixeira Pinto, Mansoa, Cufar, 1972/74)  ao poste de 9 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5431: O Nosso Livro de Visitas (73): Doce lembrança do meu tio José Raimundo, da 38ª CComandos, Os Leopardos, natural da Azambuja, morto em Guidaje em 12/5/73 (Isabel Conde



O soldado condutor que perdeu a vida ao lado do Raimundo era o David Ferreira Viegas.


No meu Diário da Guiné, em Mansoa, logo após aqueles dias tenebrosos, escrevi assim a seu respeito:

Lá (em Guidaje) morreu mais um soldado da 38ª. de Comandos e o soldado condutor auto David Ferreira Viegas, do nosso CAOP 1. Era um dos meus homens, um rapaz baixo, magrinho, tímido, natural de Olhão. Tinha vinte e um anos, fora pescador no Algarve, estava connosco no CAOP desde 3 de Março e na tropa há apenas oito meses.


Não trouxeram o corpo do Viegas para Mansoa, meteram-no na urna e seguiu de barco para Bissau. Tenho sido eu a tratar das coisas dele, fui-lhe mexer na mala e fazer o espólio de todos os seus pertences para enviar à família. Possuía tão pouco, algumas quinquilharias e uma roupita tão pobre! O povo português vai morrendo, o nosso David foi apenas mais um.


Comoveu-me o último aerograma com data de 27 de Abril que lhe foi enviado pela mãe, escrito pela Rosarinho, uma das sobrinhas, porque a mãe é analfabeta. A Elsa Maria, outra sobrinha pequena, como ainda não sabe escrever, mandou contas ao tio David:


0 2 3 4 4 5 5
___________
4 7 8 0


A Ana Cristina Viegas Fava, também sobrinha, diz:


“Tio, eu já sei escrever e quando o tio estiver aborrecido escreva para mim que eu lhe respondo, está bem?"


O David Ferreira Viegas, contava apenas vinte e um anos. Não vai escrever a mais ninguém.

Sem comentários: