terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5473: Votos de Feliz Natal 2009 e Bom Novo Ano 2010 (4): Jorge Félix e a doce depressão natalícia...


1. Mensagem do Jorge Félix,  ex-Alf Mil Pil, Heli Al III, BA 12, BIssalanca, 1968/70:
Acabei de vir de uma voltita pela rua onde se escutam canções de Natal. Senti-me deprimido não com o momento mas com o pensamento que tive: "Prefiro as músicas de S. João e as toadas do Quim Barreiros, aos sininhos e trotes da celestial música de Natal."

Já passou, é o que tem de bom a idade. Tudo passa.

Caro Luis, recebe os Votos de um Bom Natal que são extensivos a todos os Tertilianos. Jorge Félix
 
2. Resposta de L.G.:
 
É um pensamento original, que merece destaque. O Natal (tanto o cristão como o pagão) é sempre inspirador, mesmo quando se inspira e expira em excesso... Se bem entendo a tua filosófica mensagem, o que te deprime, momentaneamente,  não são "os sininhos e os trotes da música celestial de Natal" (eu diria: o ruído de fundo do Natal)" mas o simples pensar que o que é "pimba"  e "inaudível" é o Jingle Bells, Jingle Bells e afins... Em comparação, até o Quim Barreiros e os martelinhos do teu/nosso S. João sobem não sei quantos pontos na escala audiométrica de um melómeno...
 
Não posso estar mais em desacordo contigo neste ponto: o que me irrita a mim (, acho que não me deprime...) é este falso, hipócrita, consumista, manipulador, leviano, fugaz, adocicado,  insidioso... ambiente de festa. E depois, o que há para comemorar ? Aqui, a pobre humanidade divide-se, entre os que têm fê... e os que nada têm  (emprego, casa, amigos, amores, dinheiro, saúde, paz, futuro, esperança...).
 
Mas foi um "mau pensamento", tranquilizas tu o pessoal da Tabanca Grande... Já passou, garantes tu. "É o que tem de bom a idade. Tudo passa"...
 
Carpe diem, Jorge, goza estes dias (pelo menos, aqueles dias que a guerra te roubou).
 
____________
 
Nota de L.G.:
 
Vd. postes anteriores:
 
10 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5439: Votos de Feliz Natal 2009 e Bom Novo Ano 2010 (1): Com amor & humor (Miguel e Giselda Pessoa)


11 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5446: Votos de Feliz Natal 2009 e Bom Novo Ano 2010 (2): Na terra dos Vikings, com um cheirinho do nosso querido Portugal (José Belo)


11 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5449: Votos de Feliz Natal 2009 e Bom Novo Ano 2010 (3): De Alcobaça, o Jero enviou-nos um Postal de Natal (José Eduardo R. Oliveira)

6 comentários:

Anónimo disse...

Ó Jorge Félix!

Já pensei escrever uma coisa assim, mas tive "medo" de ofender o pessoal que, logo que o comércio se lembra do Natal (principios de Nov.) e começam a gastar luz e som para aligeirar as carteiras, se torna sentimental ("vira" sentimental, brasileiramente falando) e põe lágrima no canto olho.
Obrigado, Jorge! Tiraste-me um peso do peito.
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Caro Camarada e AMIGO. Compreendo bem o teu passageiro estado de espírito.Faco minhas as palavras de Luís Graca:-Goza estes dias!É com sincera amizade que te envio um grande abraco,aqui do escuro,e dos 22 graus negativos de 1300 kilómetros ao Norte de Estocolmo.Como sabiam bem as tais músicas de S.Joao em vez dos sininhos! Mas,querendo deixar-te com pensamentos mais alegres....considera o trabalho que este pobre Lusitano (duplo apanhado da bolhanha e da Lapónia) tem todos os dias ao amanhecer,com uma pá nas maos,a tirar os montes de bosta (para ser fino!) das renas do trenó do meu vizinho do lado--Pai Natal--que estao sempre espalhadas á porta da minha casa! (PS/Se o meu camarada Mexia Alves tiver oportunidade de ler isto,gostaria de lhe perguntar se faz ideia de como se diz Feliz Natal em sueco.)

Joaquim Mexia Alves disse...

Oh José Belo essa é fácil:

God jul

pelo menos é o que diz o tradutor do google...eheheh

Um abraço camarigo para todos já cheio de Natal

Anónimo disse...

Caro Amigo Mexia Alves ainda bem que o inocente...God Jul..nao rima,desta vez,com nada de impróprio nesta Quadra Natalícia! Um GOD JUL para TI e Familia.

Luís Graça disse...

1. Espero não cometer uma inconfidência, o Jorge felizmente não classicou a mensagem (... e há coisas lindas que a gente tem que partilhar com os outros: um texto ternurento como este, a música da Cesária... Oscar Bravo, emu amigo):

Caríssimo Luis,

Como uma observação sem importância alguma ganhou aos teus olhos uma figura de "filosofia" !!
Fiquei sem pinta de sangue, (lol) e com a atenção redrobada para tudo o que vier a escrever por estes lados.

Como estamos em época de prendas, junto a "Milca Ti Lidia" a tal que preferia ir para a Guerra na Guiné do que .... ?

Não entendo tudo o que Cesária Evora canta mas dá para abanar o capacete, ....

O CD chama-se "Voz de amor", esta é a pista 13.

Agora sofre, no bom sentido. Aquela dor que parece paixão, mas atormenta, tem amor e tem ciúme, que é tiste mas faz-nos sentir bem.

Tem cuidado, a música tem feitiço. Só não tem os irritantes sininhos a que já nos referimos, e vê lá nem cantada pelo Net King Cole, que foi o que melhor deu o recado do Natal. (o Branquinho é que tem culpa de me estar aqui a esticar).
E quanto á solidariedade prefiro sê-lo todo ano, ou nunca, nao sei ...

Um abraço
Jorge Félix

2. Amigos e camaradas que nos estão a ler, aqui na cave do blogue: A musiquinha, em ficheiro mp3, não a posso reproduzir por que tem direitos de autor... Fica a sugestão: façam como eu, comprem o CD (que é de 2003)...Têm um cheirinho em:

http://www.caboverde.com/evora/evr-0003.htm

Anónimo disse...

POIS! POIS!

MERRY (not marry!) CHRISTMAS FOR ALL OF YOU.
(Chove lá fora)
Alberto Branquinho