quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 – P5476: Estórias do Mário Pinto (Mário Gualter Rodrigues Pinto) (31): Ataque `a Chamarra nas vésperas de Natal (Mário G R Pinto)

1. O nosso Camarada Mário Gualter Rodrigues Pinto, ex-Fur Mil At Art da CART 2519 - "Os Morcegos de Mampatá" (Buba, Aldeia Formosa e Mampatá - 1969/71), enviou-nos a sua 31ª mensagem, em 15 de Dezembro de 2009:

Camaradas,

Retirei do meu baú de recordações esta estória verídica de acontecimentos que, por mais que o tempo corra fica sempre na minha memória, tal a sorte que no dia 21-12-1969, bafejou os intervenientes da CART 2519.

Vai fazer agora precisamente 40 anos.

Vésperas de Natal "ATAQUE Á CHAMARRA"

No dia 21-12-1969, pelas 10h30 horas um Grupo IN, estimado em 40 elementos, atacou com grande intensidade o aquartelamento da Chamarra, chegando a estar perto do arame defensivo da Tabanca.

A pronta resposta das NT aquarteladas em Chamarra, que se resumiam a um Pelotão de Nativos e Milícia local, apoiadas pela Artilharia de Aldeia Formosa, obuses de 14 cm e a CArt. 2519, que tinha a missão de socorrer a Chamarra em caso de ataque.

Assim que o IN deu inicio ao ataque, verificou-se logo em Mampatá, que o mesmo era a sério, e, não uma simples flagelação como era costume. Depois de contacto via rádio, com a CHAMARRA, saiu em auxílio ao destacamento um Grupo de Combate da CArt. 2519, reforçado conforme o estipulado no Plano de Acção.

A meio do trajecto veio a saber-se que o IN tinha abandonado o ataque e retirado para Sul. Foram dadas ordens ao Grupo de Combate para perseguir o IN e tentar interceptá-lo, o que veio a acontecer mais tarde.

Entretanto o 1º Grupo de Combate da CArt. 2519, encontrava-se na Zona emboscado perto do Rio Ierobá, fazendo acção de contra-penatração ao corredor de Missirá e o IN, na retirada do ataque, foi-lhe cair nas malhas com que estava preparado para os receber.

Pelas 13h00, deu-se o contacto do IN com as NT emboscadas, o que provocou ao IN, logo 2 baixas confirmadas (mortos) no terreno e vários feridos, tendo os mesmos retirado ainda mais para Sul.

Entretanto o Grupo de Combate saído de Mampatá, flectiu mais para Sul em direcção a Colibuia, pelo trilho Guidali, vindo a contactar o IN, em retirada neste trilho num frente a frente inesperado.

Desfeita a surpresa inicial foi aberto fogo pelo os Homens da frente, onde eu e o meu camarada Furriel Bernardo nos encontrávamos, com cerca de 9 elementos, enquanto os restantes seguiam ligeiramente atrás.

Como ficámos entre o IN e as NT, havia necessidade de manobrar de maneira que os nossos camaradas da retaguarda pudessem chegar á frente, de maneira a enfrentar o IN. Para isso, eu, o Bernardo e os restantes elementos corremos em zigue-zague para a direita do trilho, procurando abrir a frente de ataque, o IN respondeu com tiros de arma ligeira atingindo a mim, ao Bernardo e a mais 2 camaradas soldados.

A manobra apesar dos feridos deu resultado, porque o resto do Grupo de Combate pôde avançar e desbaratar o IN, com pesadas baixas (4 mortos confirmados) e diverso material de guerra capturado.

Os nossos ferimentos foram todos ligeiros, felizmente, eu com um tiro no braço, o Bernardo com um tiro numa perna e os restantes 2 feridos também ligeiramente.

Foi efectuada a nossa evacuação para Bissau, em Aldeia Formosa, onde uma DO nos aguardava para o efeito.

No Hospital Militar, em Bissau, depois de vistos e tratados pelo pessoal médico e enfermeiros, tivemos a visita do General Spínola e do Capitão Almeida Bruno, que vieram junto de nós inteirar-se da ocorrência.

Nesse dia considero que o espírito de Natal nos protegeu, a mim e aos meus camaradas feridos, porque com o IN a disparar sobre nós a tão curta distância e nós a ouvirmos as balas assobiar á nossa volta, é inacreditável como saímos vivos daquela m...

Eu, o Bernardo e o soldado Raposo Marques, fomos louvados por coragem e valentia em acção de combate, tendo o meu transitado para o CTIG e ao Raposo foi-lhe justamente atribuído o Prémio Governador.

A CArt 2519, foi louvada pelo COM-CHEF, por esta acção, conforme consta na Estória da Unidade.

Nota: Todos estes elementos constam da Estória da Unidade da CArt. 2519.

Um abraço,
Mário Pinto
Fur Mil At Art

Fotos: © Mário Pinto (2009). Direitos reservados.
____________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

Sem comentários: