sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5489: O mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande (18): Coincidências ou não, amigo e camarada Pires ? (Fernando Costa, CCS/BCAÇ 4513, Aldeia Formosa, 1973/74)

1. Mensagem de Fernando Costa, ex-Fur Mil Trms, CCS/BCAÇ  4513 (Aldeia Formosa, 1973/74) (*)

Assunto - Mais uma história com final feliz.

Através da Tabanca Grande fui contactado pelo nosso camarada Carlos Cordeiro,  também leitor assíduo do Blogue, com o fim de trocarmos informações que lhe interessavam para um estudo que está a realizar nos Açores, local onde reside e é professor universitário.

Num dos mails por mim enviados, dei a indicação que um Furriel de Transmissões do meu batalhão ,o BCaç 4513,  era açoriano e do qual só sabia o nome que lhe transcrevi.

No dia seguinte recebi a resposta com um possível contacto pois ele tinha encontrado na lista telefónica um nome idêntico e presumia ser a mesma pessoa.

De imediato liguei para os Açores à procura do Furriel Pires, e na realidade quem me atendeu foi o próprio.

Pelo que me disse nunca mais tinha tido qualquer tipo de contacto com pessoal do 4513. Foi como calculam uma grande alegria para ambos este encontro mesmo que telefónico.

E agora começam as coincidências, ou não:

(i) O nosso camarada Carlos Cordeiro quando abriu a primeira lista telefónica, fê-lo precisamente na página onde estava o nome pretendido;

(ii) O Pires era como eu Furriel de Transmissões;

(iii) Também pertencíamos à mesma Companhia;

(iv) Dormíamos no mesmo quarto;

(v) Como civis,  fomos ambos funcionários do Banco Comercial Português [BCP];

(vi) Actualmente estamos os dois reformados.

É demais.

E tudo isto porque existe um blogue onde os antigos combatentes se podem cruzar 35 anos depois.

Obrigado a todos que nele colaboram.

Fernando Costa
Ex-Fur Mil Trms

______________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 25 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5160: Tabanca Grande (182): Fernando Silva da Costa, ex-Fur Mil da CCS/BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, 1973/74)

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto, amigo Fernando, foram coincidências muito felizes. Tivemos também uma belíssima conversa ao telefone.
Ainda não fui saber aquela coisa da minha promoção (a 1.º sargento???), depois de me encontrar há anos "na peluda". Como te disse ao telefone, apresentei os documentos que me pediram, mas não soube de mais nada. Se calhar tenho por casa a carta do Distrito de Mobilização e Reserva (???), mas não faço ideia onde.
Será que mais algum dos camaradas teve esse "privilégio"? Seria interessante saber. Será que era a 2.º Sargento? Acho que foi mesmo a 1.º Sargento, pois a 2.º era depois de dois 2 anos de Furriel, ou seja, logo aquando do regresso (por uma questão de dias, não cheguei a 2.º sargento). O certo é que me pediram documentação para ser promovido.
FELIZ E SANTO NATAL
Um abraço,
Carlos Cordeiro