domingo, 20 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5505: Parabéns a você (57): José Casimiro Carvalho (ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAV 8350 (Editores)

»»»»»»» F*E*L*I*Z .... A*N*I*V*E*R*S*Á*R*I*O «««««««


1. Completa hoje mais um aniversário o nosso Camarada José Casimiro Carvalho, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAV 8350 (1972/74) e dos Lacraus de Paunca (CCAÇ 11) - Gadamael, Guileje, Nhacra, Paúnca:


A primeira vez que se falou no Casimiro, aqui no blogue, foi em 2 Dezembro 2005, no poste CCCXXVIII, mas a sua apresentação “oficial”, só foi feita pelo Luís Graça em 25 de Março de 2007, no poste P1625, de que relembro a introdução e os parágrafos finais:


“Dos Piratas de Guileje (CCAV 8350, 1972/73) aos Lacraus de Paunca (CCAÇ 11, 1974)

Fiz a recruta como soldado do contingente geral em Leiria, no RI 7 – Regimento de Infantaria 7. Fui depois escolhido para frequentar o CSM – Curso de Sargentos Milicianos em Caldas da Rainha (RI-5).


Destacado para Tavira, acabei por ser escolhido, in extremis, para frequentar o curso de Operações Especiais, em Lamego, o qual terminei com 15,28 valores.

Segui para Estremoz onde, já como Cabo Miliciano, ministrei instrução num pelotão da CCAV 8351 (mais tarde chamada, na Guiné, Os Tigres de Cumbijã). Nomeado para servir no CTIG, fui transferido para a CCAC 8350 (que ficará conhecida como Os Piratas de Guileje).

Embarcámos em Outubro de 1972 e já em Bissau seguimos numa LDG para Gadamael e daí para Guileje, em coluna auto, com uma segurança reforçada (na óptica de um maçarico, hé-hé-hé).

(…)

Deixei a G3 em Guileje...
Fui encarregado de comandar uma coluna de 22 viaturas até Bissau, por Fajonquito, Jumbembem Farim, Mansoa, Nhacra…Bissau. Ao fazer o espólio, não tinha G3, mas , como não tinha…

- Ó pá, estiveste em Guileje ?... Então ‘tá bem, não entregas.

A seguir vim de avião para a Peluda. Nesta pequena resenha há imprecisões próprias da distância temporal, do stress pós-traumático de guerra, há erros de cronologia e… não há sequência, mas serve para o que serve, afastar fantasmas e partilhar com a tertúlia do Graça e para isso… basta, tá?”

2. Como hoje é dia de aniversário do Casimiro Carvalho, um nativo do signo astrológico Sagitário (22 de Novembro e 21 de Dezembro), fomos consultar um o popular KAZULO (http://horoscopo.kazulo.pt/4866/signos-do-zodiaco.htm), a saber o seu eventual perfil:


“Os Sagitários possuem uma personalidade entusiasta, optimista e sempre de olhos postos no futuro. Têm fé e não há nada que os faça perder a exuberância pela vida. Mesmo que as coisas não correm bem, são capazes de encontrar sempre um lado positivo e identificar um significado e a razão pela qual as coisas aconteceram daquela forma.
"Um Sagitário tem muitas filosofias, e porque entende que as nossas motivações e formas de pensar estão relacionadas com a altura e local onde estamos, as suas ideias e argumentos podem soar quase proféticos. Nalgumas ocasiões, podem estar tanto com a cabeça no ar que não vêem algo correcto que esteja à sua frente.

Os Sagitários têm tendência para tirar conclusões precipitadas e de se estenderem em compromissos, tempo e objectivos. Honestos e frontais podem por vezes magoar ou ofender alguém com um dos seus comentários espontâneos, ficando de certa forma melindrados, quando se apercebem dos efeitos das suas palavras. Haverá infelizmente, alturas em que eles não se aperceberão do mal que causaram.”
3. Já toda a Tertúlia deve saber, que eu (Magalhães Ribeiro) e o Casimiro Carvalho além de termos em comum o curso de Op Esp/RANGER, convivemos amiudemente e somos imensamente Amigos, diria mais… somos como irmãos.

Assim, vou-vos contar, aqui, só para nós que ninguém nos “ouve”, que o Casimiro está casado com uma bela senhora de seu nome Ana, tem duas filhotas (Kikas e Sofia), que são as meninas dos seus olhinhos, e, como se não lhe bastasse, muito recentemente, a sua vida ganhou uma nova perolazinha, com o “aparecimento” da sua primeira filha da Kikas, a Beatriz (BB para os Amigos).
Escusado seria dizer que o Casimiro e a Ana são AVÓS… BABADOS!

Mais escusado seria dizer… qual são os avós que o não são?!

4. Independentemente dos comentários que os nossos Camaradas colocarão no local reservado aos mesmos, queremos em nome do Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote, Magalhães Ribeiro e demais Camaradas da Grande Tabanca, cantar-te a seguinte cantiguinha:


PARABÉNS A VOCÊ,
NESTA DATA QUERIDA,
MUITAS FELICIDADES,
MUITOS ANOS DE VIDA.
HOJE É DIA DE FESTA,
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO CASIMIRO...
UMA SALVA DE PALMAS!


E mais acrescentamos que:


O nosso maior desejo, neste teu aniversário, é que junto da tua querida família sejas muito feliz e que esta data se repita por muitos, bons e férteis anos, plenos de saúde, felicidade e alegria.

Que por muitos mais e boas décadas, este "aquartelamento" de Camaradas & Amigos te possa enviar mensagens idênticas, às que hoje lerás no cantinho reservado aos comentários.

Estes são os nossos sinceros e melhores desejos destes teus Amigos e Camaradas.

Com um grande abraço fraterno.
___________
Nota de M.R.:

Vd. primeiro poste sobre o Casimiro Carvalho em:

2 Dezembro 2005 > Guiné 63/74 - CCCXXVIII: No corredor da morte (CCAV 8350, Guileje e Gadamael, 1972/73)
Vd. o poste de apresentação do Casimiro Carvalho em:
Vd. último poste desta série em:

21 comentários:

Anónimo disse...

Como vou estar fora todo o dia para as bandas de Torres Novas num almoço com seis Tigres do Cumbijã (todos eles te conhecem) deixo-te um grande abraço de parabéns e a promessa sagrada que ao almoço faremos um brinde de um pirata de Guileje que pertenceu à nossa Companhia no R.C.3 de Estremoz, tendo muito mais tarde na Guiné, são as voltas do destino, regressado com os seus camaradas piratas ao convívio amigo dos então Tigres do Cumbijã.

Um abraço em meu nome pessoal e dos meus Camaradas da C.Cav.8351.

Vasco A.R. da Gama

Unknown disse...

Caro Camarada Carvalho

Votos de um Feliz Aniversário

Armandino Alves

Amilcar Ventura, Furri.Milº. 1ª Compª. BCAV 8323 disse...

AMIGO ZÉ CASIMIRO A DOBRAR NÃO FAZ MAL E A FARTURA NUNCA FEZ MAL A NINGUÉM.
PARABÉNS A VOCÊ
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO ZÉ CASIMIRA
UMA SALVA DE PALMAS.
AMIGO ZÉ CASIMIRO E QUE DAQUI A UM ANO EU TE ESTEJA CANTANDO NOVAMENTE MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TI E TUA FAMÍLIA.

Carlos Vinhal disse...

Caro Casimiro
Para ti vai um grande abraço e votos de que o dia 20 de Dezembro seja festejado durante muitos anos como dia do teu aniversário.
Que colecciones muitos mais invernos radiosos na companhia de quem mais amas.
O teu camarada
Vinhal

Colaço disse...

Parabéns ao ex-pirata.
O mês de Dezembro é fértil em aniversários! será que as nossas mães preparavam o sistema para que o seu menino ou menina fizesse companhia ao menino Jesus?
Um abraço Colaço.

Anónimo disse...

Caro JCC,

Não sei se há alguma fórmula especial para parabenizar um RANGER.
Portanto, aqui vai um Grande Abraço, com votos de longa vida, e muita saúde, junto da família e dos amigos.

Manuel Amaro

Miguel disse...

Grande pirata:
Um abraço de parabéns e que esta data se repita por muitos e bons anos!
Giselda e Miguel Pessoa

Joaquim Mexia Alves disse...

Meu caro Casimiro Carvalho

Se hoje estivesse junto de ti era eu quem te dava um daqueles abraços que tu me costumavas dar nos fins de semana Ranger em Lamego e em que quase me partia os ossos.

Não sei aliás se algumas dores nas costas que vou tendo não serão resultado desses abraços...eheheh

Um grande dia para ti, meu garnde amigo!

Um abraço fortemente camarigo neste dia de hoje

Manuel Reis disse...

Amigo Carvalho:

Bom eu já sei como foste despachado da C.CAV 8351 para a C. CAV 8350. A C. CAV 8350 que te ature!
Depois, desta brincadeira, que não levas a mal, o desejo de um bom aniversário e que seja por muitos anos.

Um abraço amigo.

Manuel Reis

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Camarada

Parabens e feliz Aniversário, a um Pirata que em tempos de turbulentos navegou nos maras de GUILEJE.


Um abraço


Mário Pinto

Anónimo disse...

RANGER...
YAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
RANGER...
YAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
RANGER...
YAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

MR

Torcato Mendonca disse...

Amigo Casimiro
Um forte abraço de Parabéns.
Longos anos, boa saúde para sentires as carícias de tua neta e restante família
Ab do TM

Manuel Peredo disse...

Feliz aniversário e que este dia se repita por muitos anos.Um abraço de um pára que também esteve de "férias" em Gadamael.

MANUEL MAIA disse...

CARO JOSÉ CASIMIRO,


UM GRANDE,UM ENORME ABRAÇO DE PARABÉNS POR MAIS ESTE ANIVERSÁRIO QUE ESPERO PASSES COM SAÚDE E ALEGRIA JUNTO DOS TEUS.

MANUEL MAIA

Juvenal Amado disse...

Caro C. CArvalho

Dizem os que fazem anos em Dezembro que normalmente são prejudicados nas prendas pela aproximade do Natal.
São capazs de ter uma certa razão, mas como nada podemos fazer quanto a isso recebe um abraço de aniversário e que contes muitos junto dos teus.
Juvenal Amado

Anónimo disse...

Olá JCC,
Desculpa amigo, mas hoje só tenho tempo para te dar os parabéns.
É que estou à procura de alguém que me queira contar hisórias de piratas, enquanto eu limpo a neve, cerca de 15 inchas bem mediadas que me esperam lá fora.
Ah, eu também tenho uma pá extra.
É tudo uma questão de boa vontade.
José Câmara

Luís Graça disse...

Ganda herói de Gadamael!... Não te "crucificaram" (leia-se, não te deram a "cruz de guerra"!), mas isso também não foi importante, ou pelo menos decisivo, para a tua felicidade... És um bom camarada, e julgo que também um esposo, um pai e um avô feliz!... E isso é que importa... Parabéns, JCC!

Hélder Valério disse...

Caro José Casimiro

Muitos parabéns!
E também muita calma e paciência para aquelas vezes em que alguns amigos teimam em parecer não aceitar os pontos de vista que emites e procuram impôr os seus pontos de vista, mas isso são contas de outro rosário...
Um abraço
Hélder S.

José Marcelino Martins disse...

Caro Casimiro

É mais um ano, mas também a oportunidade de "beber" mais uns copos.

E já agora: recebeste muitos "brinquedos"?. Quando nos encontrar-mos quero brincar também!

Um fraterno abraço

Unknown disse...

Caro Casimiro
Atrazado mas ainda a tempo de te enviar um abraço de parabens e votos de muitas felicidades.

João Seabra disse...

Meu caro José Casimiro,

Com as desculpas do costume pelos meus habituais atrasos, aqui vão: um grande abraço de parabéns para ti, e votos de Boas-Festas extensivas à tua Família, do
João Seabra