segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5515: Notas soltas da CART 643: O grande amigo Sargento Bajouco da CART 642 (Rogério Cardoso)

1. Mensagem de Rogério Cardoso* (ex-Fur Mil Manutenção, CArt 643, Bissorã, 1964/66), com data de 21 de Dezembro de 2009:

Amigo Carlos, aqui vai uma história contada sem ter grandes dotes de escritor.


HOMENAGEM AO GRANDE AMIGO SARGENTO BAJOUCO DA CART 642

O Sargento Bajouco era um bom homem, e continua a ser, amigo de todos sem excepção. Lembro-me de duas situações caricatas.

A primeira foi quando chegámos a Bissau em Março de 1964 e as Cart 642 e 643 foram provisóriamente colocadas num armazém junto ao cais, a Bolola.
As duas Companhias estavam comodamente instaladas num edifício coberto de chapa de Lusalite, sómente com uma porta e duas janelas. O armazém era amplo, com camas em beliche de 3 e 4 sobrepostas, isto para cerca de 200 homens. À entrada havia um pequeno cubículo chamado de Secretaria, onde se guardavam uns garrafões de água que estavam bebaixo de uma secretária. Esses garrafões estavam misturados com outros que continham óleo de limpeza n.º 1.

Aconteceu uma vez que o Bajouco entrou espavorido e gritou:

- É pá, estou a morrer de sede.

Atirou-se a um garrafão e tragou um ou dois goles do óleo n.º 1 para a G3, saindo a correr para a rua aos gritos.

Agora a outra

Sabiam que o Bajouco dormia na caserna com mais 30 ou 40 sargentos, tapado com cobertores, enquanto nós todos nus. Quando às escuras, íamos destapá-lo e ele acordava logo.

Outra particularidade do Bajouco é que os seus pés eram de uma dimensão fora do comum, compridos e muito largos.

Então, numa saida, o seu Pelotão atravessou uma bolanha, e numa breve paragem alguém perguntou:

- Oh Bajouco, que pegada é esta tão grande, que bicho será este?

Ele respondeu que tinha a impressão de ser a de um hipopótamo. Disseram-lhe para pôr a sua bota no lugar e com espanto disse:

- Olha, é o meu pé!!!

Enfim são algumas cenas para recordar com alegria que todos os anos no nosso encontro voltamos a contar.

Por falar en Encintros, os Águias Negras vão-se encontrar no dia 10 de Abril de 2010 em Fátima - Boleiros, no Restaurante D. Nuno. Será o 30.º Encontro. Programem a vossa vida e não faltem.

Um abraço amigo do ex-Fur Mil da Cart 643
Rogério Cardoso
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 20 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5509: Álbum fotográfico de Rogério Cardoso (1): A Paulucha e material apreendido ao IN (Rogério Cardoso / Carlos Brito)

Vd. último poste da série de 17 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5481: Estórias avulsas (65): Ainda o Fiolifioli (Armandino Alves)

1 comentário:

Carlos Brito disse...

Lembro-me do 2°. Sargento Bajouco. Bom homem, excelente camarada. Tal como os milicianos ele também andava por lá a comandar uma seccao.
Obrigado, Rogério, por me teres feito
recorda-lo.