quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5524: O meu Natal no mato (27): Um postal e um bolo-rei (António Dâmaso)

1. Mensagem do nosso camarada António Dâmaso*, Sargento-Mor da FAP na situação de Reforma Extraordinária, com data de 22 de Dezembro de 2009:

Um postal e um bolo-rei

Caro Luís Graça e Colaboradores,

Não encontro palavras para enaltecer o vosso trabalho pela causa dos antigos combatentes.

Pertenci a uma tropa de elite, que muito me orgulho de ter pertencido, mas como vivi os martírios que muitos outros viveram, nunca me esqueço destes.

Embora estivesse preparado para situações de combate difíceis, até para morrer, no entanto não estava preparado para enfrentar situações pós traumáticas por perda de camaradas que carreguei às costas e depois tive de os deixar sepultados em Guidage.

Quando precisei de apoio, o que me ofereceram foi uma ameaça de uma «porrada».

Voltei a viver momentos difíceis desde 2004, quando fui obrigado a reviver situações que desesperadamente andava a tentar esquecer, sem o conseguir, durante mais de trinta anos.

Foi através do V/Blogue que encontrei o apoio que me ajudou a ultrapassar os momentos mais difíceis, a todos o meu Muito Obrigado.

Estamos na época Natalícia onde é costume mandar e desejar Boas festas e um Feliz Natal, Próspero Ano Novo, etc. aos nossos familiares e amigos.

Com as novas tecnologias, existem milhentas formas de fazer postais de Boas festas, apenas dependendo da criatividade de cada um.

Este ano encontrei um nas minhas memórias que tem uma certa carga simbólica para mim, gostava de os compartilhar com os frequentadores do Blogue.

Estávamos em Dezembro de 1972, avizinhava-se a data Natalícia, era o 6.º de 7 Natais que passei em África, mas este foi o único que passei em pleno mato, acampado em Cadique no Sul da Guiné.

Tínhamos umas instalações de 1.ª constituídas por uns buracos no solo, tendo como tecto duas camadas de troncos cruzadas e depois folhas de palmeira, em cima muita terra e por último, mais uma camada de folhas para a chuva depois não passar.

Tivemos o privilégio de construir a nossa própria habitação para dormir quando não estávamos em plena mata em Operações e lá se ia vivendo com as mãos cheias de bolhas e calos, com uns ataques à mistura para animar o pessoal.

O fotógrafo do Pelotão resolveu fazer umas montagens fotográficas para nos facilitar a vida e ganhar mais uns “pesos”, com fotos nossas nascia um postal de Boas Festas, o que tenho o prazer apresentar, foi enviado à minha filha que à época tinha 6 anos.

Apesar de estar no mato, recebi de cá uma encomenda com um bolo-rei e uma garrafa de vinho do Porto, que foram mais ou menos equitativamente repartidos pela minha família de ocasião mais chegada, os trinta e tal elementos do 3.º Pelotão da CCP 121, claro que os cálices eram os copos do cantil e, mais gota menos pingo, todos foram contemplados.

Felicidades para todos e muita saúde.

Um abraço,
António Dâmaso
Sarg Mor da FAP (situação de Reforma Extraordinária)

Fotos e legendas: © António Dâmaso (2009). Direitos reservados.
__________
Nota de MR:

Vd. poste anterior desta série em:

2 comentários:

Anónimo disse...

Aproveito esta boleia para agradecer e retribuír os votos de BOAS FESTAS a todos os bloguistas,editores e autor e a todos os camaradas da Guiné, mesmo os que não nos seguem.
Muita saúde para todos!
Um grande abraço do camarigo
ADRIANO MOREIRA - EX-FUR.MIL.ENF.
BIGENE,BINTA,GUIDAGE E BARRO.68/70.

Hélder Valério disse...

Caro amigo e camarada António Dâmaso
Quero manifestar-te os meus respeitos pelos teus sentimentos e, deixa-me que te diga também, a minha alegria por igualmente te sentires confortado a partir deste fórum que é o nosso Blogue, malgrado aqui e ali alguns que parecem 'zangados com a vida' apostarem em 'rasgar o cartão' como em qualquer clube de futebol.
Um abraço
Hélder S.