sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5535: Tabanca Grande (196): José Corceiro, ex-1º Cabo Trms, CCAÇ 5 (Gatos Pretos) (Canjadude, 1969/71)


1. Mensagem de José Corceiro, com data de 22 do corrente:

Assunto - Pedido de passaporte

Lisboa, 22 de Dezembro de 2009

Boa tarde, Luís Graça:


Sou José Manuel Silva Corceiro, fui 1º Cabo Transmissões, Nº Mec. 01213568, estive na Guiné, Maio 1969 / Julho 1971, integrado (em rendição individual) na CCaç  5, Gatos Pretos, Canjadude.

Sou natural de Vale de espinho, Sabugal, nascido a 28 de Agosto 1947 e moro em Lisboa, na Rua Pascoal de Melo Lisboa, Tel. 213560809.

Venho solicitar que me assinem o passaporte, para poder entrar no convívio da Tabanca Grande. Tentarei dar o meu modesto contributo duma maneira cordial e responsável, respeitando a opinião e direito de cada um.


Não posso deixar passar a oportunidade, que tenho, para felicitar toda a equipa pelo excelente trabalho. É digno de admiração, o sacrifício, dedicação e tenacidade, com que se empenham, para dar corpo consistente ao Blogue, e para satisfazer a sede e o desejo deste colectivo, Tabanca Grande. Bem-haja. Agradecer e felicitar, também, os tertulianos, pois já me deliciei com alguns postes. Obrigado.

Sinto embaraço, tendo Net há tantos anos, como é que só recentemente descobri este dinamismo magnífico (Blogue) que contribui para nos aproximar, expor emoções, conhecimento, e libertar tensões. (Singela opinião, acho que devia haver uma colecta para poder publicitar o Blogue).

Eu tropecei nele acidentalmente. Foi obra do acaso, ao fazer uma busca, abro uma página e dou com o camarada, ex-furriel, José Martins, que foi meu furriel de transmissões na Guiné. Contactei-o, pois não tinha contactos, e graças aos bons serviços dele e ao seu timbre de disponibilidade, facultou-me uma listagem que já me permitiu dialogar com amigos do meu tempo de Guiné.

Durante quase 40 anos, só tive um contacto com um amigo que esteve comigo, e já foi há 30 anos. A rendição individual era pródiga na consistência de laços afectivos continuados, cada qual tinha o seu tempo efectivo (timing), vinha um de cada vez, rara era a vez que vinham dois em simultâneo, éramos relativamente poucos.

A todos os desejo um Bom e Santo Natal. Boa saúde. Um abraço.
José Corceiro

P.S. - Mando em outro e-mail a minha história.

2. Comentário de L.G.:

Meu caro Corceiro: Interpreto esta mensagem (ainda para mais, natalícia) como um pedido (formal) para ingresso na Tabanca Grande. Mandas incluisve as duas fotos da praxe, um antiga, da época de 1969/71 em que foste Gato Preto, e outra actual. Não tens que pedir desculpa a ninguém por só agora nos encontrares. O blogue tem vindo a crescer naturalmente, desde 2004, mercê da força dos testemunhos dos amigos e camaradas da Guiné, bem como da publicidade "boca à boca".

Aqui tens o passaporte...Sê bêm vindo, junta-te a esta outra grande família, onde há gente de outros tempos e lugares... De Canjadude e dos Gatos Pretos (CCAÇ 5), lembro-me, para já, de dois dos mais antigos membros do nosso blogue, o João Carvalho (ex-Fur Mil Enf, 1972/74) e o José Martins (ex-Fur Mil Trms, 1968/70). O Jpão Carvalho, um conhevcido wikipedista, e hoje farnacêutico, já qui nos descreveu a sua última (e tensa) noite em Canjadude, na altura da transferência de soberania para as mãos do PAIGC: vd. poste, I Série, de 4 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCV: A última noite em Canjadude (CCAÇ 5) (João Carvalho). Foi também o João Carvalho que nos facultou letras do Cancioneiro de Canjadude, que tu deves conhecer... O José Martins, por sua vez, é presença habitual no nosso blogue, uma verdadeira formiguinha baga-baga, sempre solícito e atento, que dispensa apresentações...

Sê bem vindo, para mais neste dia de Natal de 2009, em meu nome, e em nome dos restantes editores, o Carlos Vinhal, o Eduardo Magalhães Ribeiro e o Virgínio Briote. E, naturalmente, em nome dos demais camaradas que integram este espaço de partilha de memórias e de... afectos. Já conheces as nossas regras de convívio. Espero que te dês bem por cá. E que por cá fiques muitos anos... Claro, haveremos de nos conhecer ao vivo, unm dia destes. Para já, daqui do Norte (Madalena, Vila Nova de Gaia), onde passo sempre o Natal, um abraço natalício e bloguístico para ti. Luís Graça
_________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste anterior desta série:

19 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5502: Tabanca Grande (195): Ernesto Ribeiro, ex-1.º Cabo da CART 2339, Mansambo, 1968/69, contacta de novo o nosso Blogue

3 comentários:

MANUEL MAIA disse...

CARO JOSÉ CORCEIRO,

UM ABRAÇO DE BOAS VINDAS.

CÁ FICAREMOS À ESPERA DOS TEUS RELATOS, DE EPISÓDIOS QUE GRAVASTE, POR CERTO, NA MEMÓRIA.

Luís Graça disse...

É bom recordar que Canjadude era o último quartel, a ul de Gabu,e a noroeste do Rio Corubal, depois da retirada de Madina do Boé, e do desastre de Cheche, em 6 de Fevereiro de 1969...

A unidade de quadrícula foi sempre a CCAÇ 5 (Os Gatos Pretos), pelo menos desde 1968 (ao tempo do José Martins)e até à sua entrega ao PAIGC, em Agosto de 1974 (ao tempo do João Carvalho)...

Hélder Valério disse...

Caro José Corceiro

Saúdo em ti mais um que foi capaz de vencer a inércia, afastar os fantasmas, levantar a cabeça e aparecer neste espaço colectivo.
Que sejas bem-vindo!
Entretanto pergunto a mim próprio se não será de se criar o "Clube das Transmissões", com tantos elementos já aqui presentes.
Um abraço
Hélder S.