sábado, 30 de janeiro de 2010

Guin é 63/74 - P5731: Núcleo Museológico Memória de Guiledje (11): Inauguração da mesquita, almadjadja, com a presença do filho do Cherno Rachide e da Júlia Neto (Pepito)





1. Fotos e mensaqem de 28 do corrente, do nosso amigo Pepito (*)

INAUGURAÇÃO DA “MESQUITA” DE GUILEDJE

Também no dia 20 de Janeiro de 2010 foi reconstruída a antiga Almadjadja existente no Quartel de Guiledje (A Almadjadja está para a Mesquita como a Capela está para a Igreja) (*).

Os Homens Grandes e lideres espirituais de Guiledje e de Quebo (Aldeia Formosa) fizeram questão de ter um encontro especial com a Srª Júlia Neto, para lhe manifestarem a sua alegria em a receber no chão que foi do marido e de todos os militares que passaram por estes dois quartéis.

Pepito
________________________

Nota de L.G.:

(`*) Vd, poste anterior, 29 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5726: Núcleo Museológico Memória de Guiledje (10): A inauguração da capela, em 20 de Janeiro, na presença do embaixador de Portugal (Pepito)

5 comentários:

Anónimo disse...

Sem "Véu"? Álla é Grande. TM

Anónimo disse...

Caro Pepito

Que nao seja este blogue, impelido a criar uma condecoracao que distinga personalidades,figuras..ou porque nao um simples anonimo que se distinga na consolidacao da aproximacao dos povos...Assim ao de leve, ao telefone..ja te fiz em tempos saber do meu reconhecimento e admiracao pelo tua garra e determinacao...em mostrar ao mundo que afinal existe uma Guine -pensando e agindo na positiva...mas nunca eh demais reitera-lo aqui... Meu caro tu (apesar de mais velho, mandjua dos meus irmaos mais velhos),es a face a nova Guine...aquela com que Cabral sonhou..mas que fomos adiando...

Si Canua ka nkadja.... la chegaremos..

Mantenhas

Nelson Herbert
USA

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Em boa verdade, o Islão na Guiné soube (ou tem sabido ser) plástico, flexível, tolerante -dizem (que eu não sou especialista do Islão). Pelo menos, seria essa característica que explicaria o sucesso da sua penetração na África subsariana... por comparação com as dificuldades dos nossos pobres missionários...

Que Alá livre a Guiné dos fundamentalistas (cristãos, muçulmanos ou outros).

Luís

Tabanca Grande Luís Graça disse...

"Si Canua ka nkadja"... Quem me traduz ?

O meu crioulo não chega lá...

Luís

Tabanca Grande Luís Graça disse...

"Se a canoa não encalhar...", diz o Pepito. Obrigado.