sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5609: Vídeos da guerra (9): Viagem de LDG, pelo Rio Cacheu acima, até Binta (Jorge Félix / Pierre Fargeas)


Guiné > Viagem de Bissau a Binta pelo Rio Cacheu >  s/d >  Imagem:  Pierre Fargeas. Música : Chuck Mangione. Edição: Jorge Félix

Vídeo 7' 24'': ©  Jorge Felix  (2009). Direitos reservados> Alojado em You Tube > jorgefelixjojo


1. Mensagem do Jorge Félix (ex-Alf Mil Pil, Al III, BA12, Bissalanca, 1968/70), com data de ontem:

Luis: O Mr. Pierre Fargeas era o Técnico da fábrica dos Heli Alouette III, destacado em Bissalanca,  salvo erro entre 68 e 74.

No ano passado, por magia, encontrámo-nos no ciberespaço da Net. Aerograma para lá aerograma para cá, recebi em dada altura um vídeo, gravado por ele durante a sua estadia em Bissau, com imagens minhas que depois "montei" e coloquei no You Tube com o titulo "BAFATA".  (*)

Nesse vídeo vêm mais documentos fotográficos que tenho andado a "trabalhar", com a devida autorização do Mr. Pierre, e desta vez fiz uma pequena homenagem à Marinha.

É uma viagem de Bissau a Binta. Tem momentos encantadores. A chegada a Binta e o ambiente no cais foram para mim uma surpresa. Mas o que destaco e chamo a atenção é para o minuto 4 e o 30º  segundo,  a similitude que tem com imagens que o Francis Ford Copola empregou no Apocalypse Now em 1979.

Ainda lá coloquei o Satisfation,  dos Stones,  mas depois decidi-me pela música do Mangione. São sete minutos, muito para a vossa paciência, pouco para o que os homens da Marinha fizeram por todos nós.

Se me permites, por ter lidado com eles o bastante para lhes saber os nomes, gostaria de os recordar nesta modesta homenagem: os Fuzileiros Brito (já falecido), Benjamim e Alpoim Calvão.

Se escrevermos,  no Youtube , Binta Rio Cacheu, vamos ao endereço deste pequeno vídeo.

Gostaria de ter a tua opinião quando o visses e,  se achares bem,  dá-lhe o destaque no nosso Blogue, se ele tanto merecer.

Abraço, desta feita, do tamanho do Cacheu.

Jorge Félix
 
2. Comentário de L.G.:
 
O Jorge dá um toque de magia às imagens que lhe chegam, em boa hora, às mãos. Não é o toque de Midas, perverso, que reduz tudo ao vil metal...  É a capacidade de dar vida, emoção, poesia... Este trabalho merece o melhor da nossa atenção e carinho. É também chegada a altura de homenagear, aqui, no nosso blogue, o Pierre Fargeas (daí vir associado ao nome do Jorge, no título do poste).

O Jorge tem, de resto, outros dois vídeos de que eu gosto muito... O "Bafatá", por exemplo,  tem uma música (fabulosa!), do Aznavour,que me põe em pele de galinha... Reconheço os sítios. E volto, sobretudo, a sentir  o "meu estado de espírito" da época...  (Este vídeo também é do Pierre, tendo sido depois editado pelo Jorge).

Por sua vez, o "Nha Bolanha" é outra ternura, também com uma musiquinha a condizer, a voz rouca do Bana, o sax estridente do Luís Morais... O Jorge é um homem dos media, das caixinhas mágicas, trabalhou em cinema, na RTP... Um tipo de grande sensibilidade, um grande camarada que de vez em quando me/nos surpreende com estes mimos...  Parabéns, Jorge, toma lá as minhas cinco estrelas (que tens de partilhar com o Pierre).

PS - Aguardo os comentários qualificados sobre este vídeo e esta viagem pelo Rio Cacheu (que eu não conheci...) por dois camaradas nossos, que serviram na Marinha (curiosamente, no mesmo navio e na mesma função, imediatos da LFG Orion, embora em épocas diferentes: o Manuel Lema Santos e o Pedro Lauret)... Mandei-lhes umas perguntinhas que também podem ser respondidas por quem saiba e queira responder (Atenção que  isto é uma montagem: o vídeo é do Fargeas e as fotos podem ser do Félix ou não, mas possivelmente são de épocas diferentes)...

Aqui vão as perguntinhas para o TPC, o trabalho de casa:

1. Quantas horas demorava a viagem,  de Bissau até Binta ? Aqui navega-se de noite...

2. E quais eram, em tua opinião, os pontos mais sensíveis - em termos de segurança - do percurso no Rio Cacheu ?

3. Mais à frente havia a base de Ganturé... Qual a sua importância para a Marinha ?

4. És capaz de identificar as embarcações (civis ? ) e navios da Marinha que cruzam esta LDG ?

5. Podes identificar o armamento ?

6. Conheces alguém que apareça nas imagens ?

7. O vídeo e as imagens não trazem data...Isto parece ser já dos anos 70... não ?

8. Viste o "Apocalipse Now"... Concordas com o Jorge ?

9. Gostaste ?...
_____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. postes de:

12 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2627: Vídeos da Guerra (8): Nha Bolanha (Jorge Félix, ex-Alf Mil Piloto Aviador, 1968/70)

(...) A voz do Bana, o sax de Luís Morais, a silhueta de um heli nos céus da bolanha, o terrível matraquear do helicanhão, tu e os teus camaradas pilotos, as enfermeiras pára-quedistas, as bolanhas, os palmeirais, a serpente do Rio Geba, o pôr do sol na Guiné, a nota de tensão dramática na paisagem, tudo isso faz parte intrínseca da(s) nossa(s) vida(s). Tal como o sangue que corre nas nossas veias. A Guiné e a guerra da Guiné marcou-nos a todos indelevelmente. Ninguém nos condenou ao silêncio...



Meu caro Jorge: O nosso blogue não tem, de resto, quais propósitos comerciais... Fazemos apenas blogoterapia... E tu, que és um homem da imagem (andaste pela televisão, pelo cinema...), faz-nos o favor de mandar mais ... Estás autorizado a usar as nossas próprias imagens. Se bem te recordas, passaste a fazer parte da nossa Tabanca Grande... (...)

3 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4635: FAP (31): Uma viagem de heli a Bafatá, em 1969, com o cmdt Diogo Neto e o casal Ivette e Pierre Fargeas (Jorge Félix)

(...) O que é feito dele, hoje  [, o  Mr. Pierre Gargeas] ? Vive em França, ainda com a sua belíssima Ivete ? Convida-o a vir até à nossa Tabanca Grande, sentar-se debaixo do nosso poilão e contar as suas histórias de Bissalanca (e quiçá de Bissau, Bafatá, Bolama, Bijagós)... Ele pode escrever em francês, que a gente traduz... Este homem tem cinco anos de comissão na Guiné! Ele também é um Zé Especial... (...).

(**) Vd. postes de:

4 de Maio de 2006 >  Guiné 63/74 - DCCXXXI: A Marinha, as LDG e as LFG (Lema Santos)

4 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P842: Memórias do Rio Cacheu (Manuel Lema Santos)

(...)  Em 28 de Julho de 1968 estava presente no Cacheu a LFG Orion que permaneceu lá de 25 a 30 desse mês mas eu já tinha zarpado. Concluí a minha comissão, com regresso a 12 de Maio (...)

(...) Caro Marques Lopes:

- Não era normal efectuarmos qualquer disparo, mesmo de reconhecimento, abaixo da Ponta de S. Vicente. Para montante e quando referes o Ingoré estamos, para nós, a falar das zonas de Maca, Canja e Barro onde já efectuávamos a navegação atentos, vigilantes, em estado de prontidão bordadas (uma peça guarnecida);

- Claro que tínhamos em atenção o facto de haver aquartelamentos próximos e apenas efectuaríamos fogo se fôssemos atacados. Para nós, isso era rígido nessa zona. Ainda mais para montante de Barro passávamos a postos de combate, normalmente até Farim e nas zonas críticas especialmente referenciadas, como Porto Coco, Jagali e Tancroal fazíamos, embora nem sempre, fogo de reconhecimento e protecção;


- Em Tancroal, no Cacheu, em 14 Janeiro de 1968 as LFG tiveram o mais violento ataque. No caso a LFG Lira - sorte minha porque substituiu a LFG Orion que acabou por não sair de Bissau por avaria do motor de estibordo à descolagem - efectuava a escolta à LDG Alfange que transportava para Bissau o Batalhão estacionado em Farim (penso que aí conseguem referenciá-lo com facilidade pela data). Foi atingida na ponte e no rufo da casa das máquinas com granadas de RPG 3 (2) com 2 mortos e 7 feridos, entre os quais o imediato, meu camarada, que ficou surdo de um ouvido. Com um destacamento de fuzileiros a bordo... (...)

4 de Junho de 2006 >  Guiné 63/74 - P843: Ouvir as 'costureirinhas' a bordo de uma LDG (Afonso M.F. Sousa)

 (...) Caro senho or e amigo Lema Santos: A propósito deste seu interessante descritivo: "...os RPG (lança-granadas do IN) no Cacheu, a montante de Barro (Porto Coco, Jagali, Tancroal) e antes de Binta, também eram aperitivos a evitar..."


Deixe-me transmitir-lhe isto: Quando ainda periquitos (Agosto de 1968), subimos o Cacheu, de LDG (2), rumo a Bigene. Lembro-me que antes de chegarmos a esse ancoradouro que servia Ganturé, com a lancha a navegar quase encostada à margem esquerda (tecnicamente não sei o porquê), fomos saudados por rajadas de armas que alguém apelidava de costureirinhas que vinham (suponho) dos lados da densa mata do Oio.


Foi o nosso primeiro contacto com o som de armas de fogo do IN. Dentro da LDG, o silêncio imperou e quase continhamos a respiração.(...)

26 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1885: Tabanca Grande (17): Henrique Pinho, Marinheiro Radiotelegrafista, LDM 301 e LD107 (1971/73)

(...) Prestei serviço militar na Marinha de Guerra Portuguesa e estive na antiga província da Guiné desde Setembro de 1971 a Junho de 1973, embarcado nas lanchas de desembarque médio, primeiro na LDM 301 (que foi abatida ao efectivo por ser muito antiga e estar desactualizada, pois teria vindo da América), e depois na LDM 107,  de fabrico português.



Durante este período sofremos apenas um ataque directo no Rio Cacheu, perto da clareira de Olossato, a montante de Ganturé, que, embora muito forte, não causou estragos nem vítimas, felizmente. Foi no dia 26 de Janeiro de 1972, às 18.00h.


Percorri toda a Guiné, via fluvial, desde o Rio Cacine, passando pelo Rio Cumbijã até Bedanda, Tombali, Buba, Rio Geba até Porto Gole, Rio Mansoa até Mansoa, Encheia e Rio Cacheu até norte de Farim.Tenho algumas fotografias mas não consigo enviá-las. Se puder diga-me como hei-de proceder. (...)

31 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4761: Blogpoesia (57): Por esse Geba acima... até Contuboel, o eldorado (Luís Graça, CCAÇ 2590/CCAÇ 12, 1969/71)
 
(...) Fuzileiros,
hercúleos,
heróicos,
barbudos,
garbosos,
bronzeados,
em tronco nu,
de garrafa de cerveja na mão
(bazuca, aprenderás mais tarde),
marinheiros,
aventureiros
heróis do mar,
nobre povo,
nação valente,
assustam bichos e homens
com tiros de morteirete,
próximo da temível Ponta Varela.
Exorcizam os diabos negros
que infestam o tarrafo
e espantam os irãs
acocorados nos cerrados palmeirais
que circundam as margens do rio.
- Turras a estibordo, patrão ?!
... Não, é apenas um ritual de passagem,
sempre que se passa na Ponta Varela,
para desacagaçar os piras,
tirar-lhe os três,
que eles vão hirtos e tensos,
recolhidos como meninos de coro,
almas virgens,
de sobrepeliz
e vozes celestiais,
no cacilheiro do Geba,
em procissão,
como se fossem caminho da eternidade…
- Senhor imediato,
obrigado pela boleia,
mas por favor não seja chato,
que há aqui gente que enjoa… (...)

7 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉNS! pela montagem, Félix.
Não te sabia cineasta...

SNogueira

Anónimo disse...

Ah... e ainda bem que não puseste a 'outra música' - tinhas estragado o filme todo que não precisa d'ajudinhas.



SNogueira

Luís Graça disse...

Também acho que a escolha musical é feliz... O fundo musical (Chuck Mangione) Eestá apropriada ao ritmo e à tensão própria da viagem... Veja-se o anoitecer, a noite e a madrugada... ou a aproximação das margens (o famoso 4' 30'')...

O 'Satisfaction' dos Stones seria um desastre...

O Jorge conjuga muito bem a imagem e a música. Temos, de facto, um excelente 'montador' (depois de ter ter sido 'cavaleiro do Apocalipse)...

Anónimo disse...

Tenho que tirar o Chapéu ao Grande Cavaleiro dos Helis, Jorge Félix.
Um arranjo excelente e na verdade com uma "batida" musical óptima.
Vi, já lá vão uns bons pares de anos, o Apocalipse Now, mas o Apocalipse "Now-a-days" não lhe fica atrás. Eu encontro várias semelhanças nesta montagem entre os 4 e 5'.
Abraço
Jorge Picado

João Carlos Silva disse...

Jorge Félix, especialmente porque não vivi esses eventos, obrigado por partilhares este precioso documento superiormente editado e montado por ti. Achei a música excelente.
Confesso que já vi e revi diversas vezes.
Saudações Especiais,
João Carlos Silva, MMA, 2ª/79, Jaguares (FIAT G-91)

Anónimo disse...

Ao Jorge Felix
Segundo julgo saber é proibido fumar a bordo das aeronaves,e dos helis especialmente por razões elementares de segurança. O camarada não respeitou a norma. Antigo combatente
José Gabriel Tavares

antonioguilhermeferreira@gmail.com disse...

Bom dia camaradas grisalhos, foi ao pesquisar assuntos relacionados a fim de relembrar episódios já muito distantes que me deparei com este blogue, o qual aproveito para felicitar o (os) seus autores.
Vi com emoção o vídeo postado, pois fez-me sentir os meus 19 anos num período já passado onde me reconheço como um dos tripulantes dessa histórica L D G 105 bombarda que durante 21 meses foi a minha casa, era então o rádio telegrafista da dita.Foi emocionante rever e recoconhecer alguns dos meus ex companheiros muitos dos quais lhes perdi o rasto.Daí o meu agradecimento aos autores do blogue, Gostaria se assim fosse possível de adquirir esse vídeo para fazer parte do meu álbum de memórias,sem outro assunto ficam aqui fortes abraços a todos vós .