sábado, 9 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5619: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (1): A tasca do Maximiano em dia de bife

1. Mensagem do nosso camarada Rogério Cardoso (ex-Fur Mil, CART 643/BART 645, Bissorã, 1964/66), com data de 8 de Janeiro de 2010, contendo a primeira nota solta da sua CompanhIa:


A TASCA DO MAXIMIANO

As tropas actuais podem ter dificuldade em acreditarem nestas histórias, tão bem equipadas e alimentadas que são actualmente, mas quem andou como nós, no duro, sabe que são verdadeiras, eles concerteza não estariam dispostos a passar situações como a que vou contar.

A D. Maria, esposa do senhor Maximiano tinha dificuldade em alimentar a sargentada da Cart 643 e mais alguns que iam sempre aparecendo. Ela recebia géneros da Manutenção Militar no valor de vinte e sete escudos/dia/homem e em troca dava refeições confeccionadas com alguns frescos, como carne, etc..

A casinha só tinha duas pequenas salas e a malta comia à vez. A sala principal dava para a cozinha(?), tudo a lenha, chão de terra batida, louça de alumínio e ferro da cor dos naturais, mosquitos, formigas de asa, borboletas e por vezes, à noite, uns morcegos pendurados no tecto de palha, também tendo direito à refeição. Claro que isto para nós não é novidade nenhuma, mas quem não passou por estas situações também gosta de saber. Aconselho os voluntários dos Líbanos, Afeganistãos e outros que tais a meditarem nisto.

Eu e o João Graça estávamos encostados à ombreira da porta da chamada cozinha, o menu era composto por bifes fritos que estavam a ser confeccionados. Entretanto uma ajudante da D. Maria tinha uma criança nua a gatinhar no chão de terra. Por qualquer razão fisiológica, o bébé começou a desintegrar-se abundantemente, e nós com um apetite devorador a ver a cena. Então a mãe limpou diversas vezes o menino com a mão, que por sua vez limpou a um pano da cozinha. Claro o seu trabalho de por os bifes no tabuleiro para ir à mesa continuou.

Os colegas que não assistiram à cena comentaram: - É pá vocês hoje estão com fastio?

Rogerio Cardoso

Furriéis Guerreiro (Falecido), Sousa, Graça, Rogério e ?
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 4 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5588: Álbum fotográfico de Rogério Cardoso (3): Relembrando locais e camaradas da CART 643/BART 645

Sem comentários: