domingo, 17 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5662: Núcleo Museológico Memória de Guiledje (3): Algumas fotos do João Graça












Guimé-Bissau > Região de Tombali > Guileje > 10 de Dezembro de 2009 > c. 17h30/18h00 >  Fotos do médico João Graça, no regresso a Bissau, depois de seis dias em Iemberém...Guileje, a 18 km de Faro Sadjuma e a 36 de Iemberém,  é agora  uma terra de paz, onde os miúdos jogam à bola e onde está instalado um núcleo museológico que vai ser, a 20 de Janeiro de 2010 - Dia de Amílcar Cabral - ser oficialmente inaugurado, com a presença do Governo guineense... A antiga população de Guileje, da época da retirada em 22 de Maio de 1973, vive hoje em Mejo, a noroeste. Mas há já um pequeno núcleo habitacional em Guileje. Toda a região do Cantanhez pode vir a tornar-se um polo de desenvolvimento, a partir do ecoturismo.

Devido à hora tardia (o João levou 10 horas a chegar a Bissau, devido a avaria mecânica no jipe da AD, conduzido pelo Antero), já não houve tempo para visitas à Capela e ao Núcleo Museológico.  No exterior (vd. fotos acima) há equipamento militar usado tanto pelo PAIGC (anti-aérea quádrupla) como pelas NT (o famoso burrinho, o Unimog 411). (*) (LG)

Fotos: © João Graça (2010). Direitos reservados

___________

Nota de L.G.:

(*) 12 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5633: Núcleo museológico Memória de Guiledje (2): Inauguração no próximo dia 20 de Janeiro, com a Júlia Neto a representar o nosso blogue

3 comentários:

Anónimo disse...

A metralhadora que aqui se vê é uma curiosidade.
Como se sabe havia na Guiné quádruplas ZPU4, de 14.5mm. Ora, esta arma que aqui se vê, está montada sobre o carro da ZPU4 mas exibe apenas um cano. As ZPU1 e
ZPU2 eram montadas em 2 rodas, com uma lança de reboque o que faz pensar que se trata aqui de um 'arranjo', com a peculiaridade de o tapa-chamas não ser o característico cone das ZPU.
Seria interessante esclarecer.

SNogueira

Anónimo disse...

Após alguma pesquisa na all-mighty internet fico com a impressão de que se trata de uma AA de 37mm -
'37MM автоматическая зенитная пушка образца 1939 года (61-К)'
ou seja, 'arma automática de defesa aérea de 37mm mod 1939 (61k)'

Não sabia que havia disto na Guiné...
será mais uma invenção tardia?

SNogueira

Anónimo disse...

Resta, por curiosidade, acrescentar que ZPU é acrónimo de
'зенитная пулеметная установка' que significa
'instalação de metralhadora antiaérea',
sendo de acrescentar que 'o carro' de 4 rodas é um desenho do sr. Letchinsky também utilizadocomo base de outras armas.

SNogueira
(as minhas traduções são toscas e aproximadas)