sábado, 23 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5691: Os nossos seres, saberes e lazeres (16): Nascimento da fabulosa Tabanca da Linha (António Graça de Abreu / José Manuel Dinis)

1. Mensagem de António Graça de Abreu (ex-Alf Mil, no CAOP 1, Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74), com data de 16 de Janeiro de 2010:

Hoje, dia 14 de Janeiro de 2010, quinta-feira, foi o nosso dia de criarmos mais uma fabulosa Tabanca. Não éramos propriamente os queques da linha do Estoril, mas nove gloriosos ex-combatentes da Guiné juntos pela primeira vez, na nova Tabanca da Linha, num lugar privilegiado, mas escondido, algures nas bandas altas da Parede. Chocos, assados, legumes, batatinha cozida, um vinho caseiro capaz de encantar os deuses. Almoçámos como príncipes, conhecemo-nos melhor, convivemos, deixámos a marca da fraternidade que nos une.

Eis o nome destes primeiros gloriosos tabanqueiros da Linha:

ex-Alf Mil Rosales (Porto Gole e Bolama),
ex-Fur Mil António Fernandes Marques (Bambadinca, CCaç 12, do Pelotão do Luís Graça),
ex-Fur Mil Rogério Cardoso (Mansoa e Bissorã, CArt 643),
ex-Fur Mil Manuel Domingos, o Gato (Mansoa, CArt 568),
ex-Fur Mil Mário Fitas (Cufar),
ex-Fur Mil José Dinis (Piche, Bajocunda, CCaç 2679),
ex-Fur Mil José Carioca, Gringo de Guileje, (Guileje, CCaç 3477),
ex-Fur Mil Comando José Caetano, (Mansoa, Bedanda, CCaç 4);
e este vosso amigo e servidor,
ex-Alf Mil António Graça de Abreu (Teixeira, Pinto e Cufar, CAOP 1)

(António Graça de Abreu)


Segue-se o texto do nosso incomparável José Dinis

Informo V.Exas. de que, hoje, nesta data, sob o comando do veterano e competente Rosales, aconteceu um encontro refeiçoeiro de antigos combatentes na Guiné, circunstância que pode tornar-se embrião de outros atabancados. Poucos, mas bons, nesta primeira iniciativa de pipis da linha. Não há elementos a destacar, porque todos cumpriram muito bem as missões que lhes competiram, atacando com decisão as entradas de presunto e queijo, mai-las azeitonas bem temperadas, a que se seguiu o assalto aos chocos, acolitados de batatas e uma couves que denotaram bastante portuguesismo. A entusiasmar a tropa, conferindo-lhe determinação e eficácia, o vinho, de proveniência particular, revelou-se bem preparado, ao nível do que de melhor saíu do CIOE. Mas não se deu por satisfeita a força, que ainda batalhou com uma sobremesa de gelado e tarte, bem como esvaziou de conteúdo umas impotentes garrafas de whisky e aguardente.

Numa apreciação breve, pode dizer-se que esta primeira operação de Inverno, promete ter repetição todas as estações do ano, para cabal avaliação e treino do corpo especial agora mobilizado, a que, eventualmente, poderão juntar-se outros combatentes a quem se lhes reconheça espírito de sacrifício e pendor para a luta.

O azimute da querela foi sabiamente guardado até ao momento da acção, e também não serei eu a revelá-lo. Quem quiser habilitar-se, sempre na base do voluntarismo, pode enviar para a minha morada, pelo menos uma garrafa de tinto bem qualificado (nada de aldrabices marteladas), a título de comissão empreendedora, que, seguidamente, os apresentarei ao Exmo. Comandante da Força.

Abraços fraternos
JD

Nas fotos, o Mário Fitas, o Zé Dinis, Graça de Abreu, o Zé Carioca, o Rosales, o Zé Caetano, o Marques, o Rogério, o Manuel Domingos


2. Comentário de CV:

Em primeiro lugar o meu pedido de desculpas pela demora na publicação da notícia do aparecimento de mais uma Tabanca, agora a da "Linha".

Cada nova Tabanca que aparece é sempre um aconteciento importante para a Tabanca Grande. É mais um inequívoco sinal de que, contra ventos e marés, o espírito de camaradagem existente no Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, se multiplica pelo país e por todos os camaradas, idependentemente das suas convicções políticas, religiosas e outras. Desengane-se quem julga ser capaz de derrubar esta muralha, por mais truques que use para o tentar.

Parabéns camaradas da Tabanca da Linha, não parem.
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 12 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5454: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (15): Tabanca de Matosinhos, Tertúlia do Cozido à Portuguesa e viva a amizade (Juvenal Amado)

15 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Perdoem-me o atrevimento pela utilização indevida do espaço; Caro Carlos Vinhal um forte abraço, sabes porquê e alguns igualmente nele se revêem. Agora??? Força CV

PARABÉNS Á TABANCA DA LINHA !
Mas vocês com esse nome, azimute e coordenadas desconhecidas mas previsíveis são bebedores de "binho"? "Meninos da Linha"...
Boa Camaradagem, bons encontros, alegria no caminhar pela Vida ao vosso, duplamente, jovem grupo.Ele que se alargue...e, por este caminhar, mesmo com a internacionalização, temos "Um Imenso Portugal"...Abraços TM

Joaquim Mexia Alves disse...

Parabéns á nova Tabanca da Linha!

Eu até percebo o nome da Tabanca ao olhar para afotografia dos atabancados, é uma linha redonda, cheia, só não percebo o que está lá a fazer o José Manuel Dinis?

Comprometeu-se a deixar crescer a linha estomacal,também?????

A sério, a sério aqui fica o meu abraço camarigo pessoal e em nome da Tabanca do Centr,o que também será agraciada por alguns membros desta Tabanca da Linha!

Anónimo disse...

Os meus parabéns a esta nova "filha" da Grande Tabanca (como na adição a ordem dos factores é arbitrária), que nasceu lá para os terrenos da "Linha", daí lhe cooptando o nome.
Aos seus fundadores, que se mostrem competentes como sempre se revelaram nos idos passados e a façam crescer, pois, para essas bandas, haverá muitos daqueles nossos camaradas que de certo estavam apenas esperando pelo ponta pé de saída, para "abancarem".
Abraços e tenho pena de estar tão longe...
Jorge Picado

José Marcelino Martins disse...

Para a linha continuar, é necessário que continuam a "alinhar".
Força meninos. P'ra frente é que é!

Em tempo: Outro dia descobrt que tambem existe a "Tabanca do Montijo", pelo menos o blogue.

José Martins

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Amigo JDinis

Com tanta Tabanca por aí a nascer até parece que ressuscitaram o Spinola no programa de reordenamento.

Um abraço o que é necessário é o pessoal estar unido e satisfeito.

Mário Pinto

Anónimo disse...

Uma tabanca "alinhada",
Em sentido... e a mexer
Ai da tropa "desarmada"
Que só pensa em comer

Já lá vai uma garfada
Uma outra a correr
Esta gente "arranchada"
Ainda tem que beber.

Um abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

Atrevendo-me a citar um dos nossos Maiores/Jorge Picado..."Tenho pena de estar tao longe!" Um grande abraco aos Camaradas dessa "LINHA" que tantas recordacoes de juventude me traz!

Zé Teixeira disse...

Quanto me sinto feliz por ter dado o primeiro passo em 2005. Não só tenho a possibilidade de ver a "minha2 nossa Tabanca Pequena de Matosinhos crescer todas as semanas, (esta semana estavam 51 e faltei eu) como vejo tabancas a nascer como os cogumelos pelo país e estrangeiro fora.
Parabéns aos (a)linhados.
Qualquer dia temos de fazer o Congresso de Tabancas.
Zé teixeira

Hélder Valério disse...

Bem, sempre deram seguimento à idéia....
Fizeram bem! Afinal temos que nos alimentar, não é verdade?
Mas porquê 'em local oculto'?
Seria necessária alguma 'iniciação'?
Em todo o caso parece-me ter sido encontrada uma boa forma de tornar ainda mais consistente a nossa Tabanca Grande, desde que o conglomerado de 'tabancas' para isso concorra. Autonomia sempre, reforço da camaradagem sempre, esforço para uma maior elevação de relacionamentos sempre.
Poderá até ser o caso de desejarmos que "mil tabancas floresçam"....

Felicidades!
Hélder S.

manuel amaro disse...

Tabanca da Linha? Na Parede?. Eu, estou aqui quase encostado à A5 e a umas centenas de metros da Marginal. Quando houver novo encontro, gostaria de ser convocado, nem que fosse como suplente...

Um Abraço

Manuel Amaro

Anónimo disse...

Caro José Dinis.

Tudo o que visa reforçar a união entre camaradas ex-combatentes, é sempre bem-vindo, força!

Aproveito o facto para comentar as palavras, do Mário Pinto que me fez dar uma boa gargalhada, o que só faz bem nos dias que correm, resido entre duas “tabancas pequenas” existentes na zona.

Um grande abraço para todos

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Oh Meu Amigo "chinês"

És tu o Chefe da Tabanca?
Então, tanto blá, blá, para aqui e para acolá, na Tabanca, que somos amigos, camaradas etc etc. e vocês vão ao "tacho" e eu aqui tão perto e não convidam o rapaz para ir comer uns choquitos...
Olhem que até o dono do Restaurante vos agradecia, pois era mais um a contribuir para a diminuição da taxa de desemprego que segundo os boatos também atingiu a restauração...
Afinal há amigos de 1ª e de 2ª na Tabanca Grande.
Há os "finos [arredondados] da Linha e o resto é paisagem, daí compreender e presumir que não foi enviado o convite a mais camaradas porque os chocos não chegavam para todos.
Deixem-se de segredos e digam lá em que dia e onde é que vamos comer os choquitos.
Um abraço do Tabanqueiro Central e dos Melros de Gondomar
Carlos Silva

Antonio Graça de Abreu disse...

Não sou chefe, não.Cheguei ao almoço por convite do Zé Dinis e do Mário Fitas. Não conhecia os outros camaradas. Fomos nove no primeiro almoço da Tabanca da Linha, mas vamos ser muitos mais no próximo, Meu caro Carlos Silva, na próxima vais estar connosco.
Um abraço,
António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Amigo Graça Abreu

Podia responder-te por mail.
Mas assim, é sinal que os Tabanqueiros Grandes estão a mexer por todo o lado.
Gostei da tua resposta.
Para mim tanto faz chocos com tinta ou sem ela, dispenso para tu pintares os caracteres ou letras chinesas.
Com um abraço
Carlos Silva

JD disse...

Camaradas,
Isto tem que se esclarecer:
Há bastante tempo, o Mário falou-me de se constituir uma tabanca na linha. Já teria falado com o António. Depois, voltou a falar com o Jorge.
Até que o Jorge, homem de grandes empreendimentos, me falou de um sítio porreiro para irmos manducar e apresentar-me o Rogério, fogoso escritor com quem já me correspondia.
Daí à convocatória de outros, foi um tiro.
Decidiu-se ali, entre os presentes, a constituição da Magnifica, designação proposta pelo António.
Não houve eleições, nem se elaborou qualquer regulamento, pelo que a Magnifica apenas reflecte uma associação anárquica, com o objectivo de cimentar afectos e matar a fome.
Por enquanto, que a cruzada está a iniciar-se.
Por comodidade minha, imputo ao Jorge a competência de comandar, e tenho a certeza de que ele vai ficar muito vaidoso em receber quem queira juntr-se-nos.
Devia referir aos vindouros para não se esquecerem da pinguinha, mas é brincadeira. Cá também se mertela quanto for necessário, ou não fosse esta uma região demarcada. Proponho, a talhe de foice, que, futuramente, brindemos com Carcavelos. E o Torcato que venha lá de longe para dar o confortável aval.
Abraços fraternos
JD