sábado, 23 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5695: Em busca de... (112): Neusa Danho procura amigos de seu pai, o 2.º Srgt Mil Cristóvão dos Santos (Paulo Santiago)

1. O nosso Camarada Paulo Santiago (ex-Alf Mil At Inf do Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1970/72), enviou-nos a seguinte mensagem, com data de 22 de Janeiro de 2010:

PROCURAM-SE INFORMAÇÕES SOBRE

Camaradas,

Como devem saber, uma guineense, Neusa Danho, colocou há umas semanas um comentário num poste que escrevi em 2007, no qual evocava todos os militares que me acompanharam no PEL CAÇ NAT 53, entre eles o 1º Cabo Cristovão Mantudo dos Santos.

O pai da Neusa, já falecido, foi militar no Exército Português onde atingiu o posto de 2º Sarg. Mil. e chamava-se Cristovão dos Santos, e daí a Neusa querer saber se o Cristóvão que comandei seria o pai dela, do qual me indicava o NIM.

Foi através do NIM que concluí que o 1º Cabo do 53 não podia ser o progenitor da Neusa, o que transmiti na caixa de comentários. Em posterior comentário, a Neusa informava-me, após conversa com a mãe, que vive em Portugal, ficar a saber que o Cristóvão Mantudo dos Santos, 1º Cabo do PEL CAÇ NAT 53 era primo do pai, tendo crescido juntos e sido educados pelo avô paterno dela, e indicava-me o contacto em Bissau.

Abreviando, a Neusa quer encontrar alguém que tenha estado com o pai dela nalguma das unidades por onde passou, e que são por esta ordem: EPC, Centro de Instrução de Sargentos Milicianos (isto deverá ser em Tavira, será?), EPI, CCAÇ 3, e por último a CCS do QG do CTIG.

Numa troca de e-mail's fiquei a saber que o Cristóvão dos Santos foi incorporado em 1966, e hoje recebi da Neusa umas fotos do pai, das quais anexo duas.

Seria excelente aparecer um camarada que se recordasse do Fur Mil, depois 2º Sarg Mil Cristovão dos Santos, que tivesse estado com ele na CCAÇ 3 ou na CCS do QG. A Neusa, vive em Bissau, empresária, fica agradecida.

P.S. - As fotos não estão datadas nem têm indicação do local onde foram tiradas.

Um abraço,
Paulo Santiago
Alf Mil At Inf do Pel Caç Nat 53

Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.
____________
Nota de M.R.:

(*) Vd. também sobre esta matéria o poste:


(*) Vd. último poste da série em:


Sem comentários: