quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5720: Ser solidário (52): Campanha da Tabanca de Matosinhos: Ajudemos a minorar as carências do povo da Guiné-Bissau (José Teixeira)

1. Mensagem do nosso camarada José Teixeira, com data de 25 de Janeiro de 2010:

Carlos
Acabo de publicar no blogue da Tabanca Pequena novo texto sobre a Campanha das Sementes*.
Pedia o favor de o publicares no blogue da Tabanca Grande.

Abraço fraterno
José Teixeira



Será que uma nota de 20,00 € é um rombo tão grande na nossa carteira, que não possamos dispensá-la para uma causa tão profundamente humana como esta de conseguir água potável para as populações da Guiné?

(Com o devido respeito para com aqueles que infelizmente não têm condições para contribuir)


Os poços tradicionais têm, na sua maioria, pouca profundidade e foram construídos dentro das tabancas, sem a devida segurança e protecção sanitária. São poços comunitários em que as águas em muitos casos são salobras e impróprias para consumo. Quando tal não acontece, são por vezes conspurcadas com resíduos contaminados. Muitos deles secam nos meses de Abril a Junho, devido ao avanço para Sul do Deserto do Sahara, que tem alterado profundamente o clima da Guiné.

Os efeitos da seca são terríveis. As lalas (campos) tornam-se improdutivos, bem como as pequenas hortas, que com o fim da guerra começaram a aparecer junto dos tabancas.

As populações são assim obrigadas a procurar água, algures na floresta a distâncias que chegam a ultrapassar os cinco quilómetros, o que provoca mais de dez quilómetros de marcha.

As crianças são as maiores vítimas, pois quando a sede aperta, e nós sabemos bem o que é o sofrimento da sede na Guiné, mergulham na primeira poça de água que aparece.

As diarreias provocadas pela ingestão de água imprópria são actualmente a 3ª causa de morte sendo na sua maioria crianças e muitas delas com menos de cinco anos.

É preciso. É urgente conseguir água potável para a Guiné

Será que nos vamos manter insensíveis perante tão grave problema humano?

Será que uma nota de 20,00 € é um rombo tão grande na nossa carteira, que não possamos dispensá-la para uma causa tão profundamente humana como esta de conseguir água potável para as populações da Guiné?

Até esta data, apenas 19 camaradas deram o seu apoio financeiro desde a reabertura da campanha em 3 de Janeiro.




Vamos combater situações como estas

Encontrar soluções para que todas as crianças tenham água boa para beber

Zé Teixeira


2. Comentário de CV

Este poste é cópia quase fiel do que foi publicado na Tabanca de Matosinhos.

O José Teixeira continua a sua campanha, e apela à generosidade dos camaradas para na medida do possível ajudarem a diminuir o sofrimento do povo guineense.

No lado esquerdo da nossa página continua afixado o NIB 0036.0086.99100057222.24 para os que moram mais afastados de Matosinhos poderem contribuir através de transferência bancária.
Os do Grande Porto poderão ir ao almoço das quartas-feiras da Tabanca de Matosinhos, passarem um bom bocado e contribuirem com dinheiro vivo.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste da Tabanca de Matosinhos de 25 de Janeiro de 2010 > P326 - CAMPANHA DAS SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL PARA A GUINÉ- BISSAU

Vd. último poste da série de 15 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5653: Ser solidário (51): Campanha da Tabanca de Matosinhos: Os números vão subindo (José Teixeira)

Sem comentários: