sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5721: Parabéns a você (68): Luís Graça, ex-Fur Mil da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Co-Editores)


»»»»»» F*E*L*I*Z ....A*N*I*V*E*R*S*Á*R*I*O«««««««

1. Mensagem dos co-editores, Carlos Vinhal, Virgínio Briote e Magalhães Ribeiro:

O nosso Camarada Luís Graça, ex-Fur Mil da CCAÇ 2590/CCAÇ 12,Bambadinca, 1969/71, que completa hoje 63 anos de vida, é como se sabe o fundador deste Blogue e o pilar fundamental na sua manutenção, apesar da sua intensa actividade profissional.

Para manter o blogue “vivo” e activo, é óbvio que retira muitas horas ao seu descanso e ao convívio familiar, mantendo este local de encontro de velhos ex-Combatentes, de Amigos e de outros visitantes, que, de alguma maneira, se sentem interligadas emocionalmente à Guiné, de então e, ou, à Guiné-Bissau de hoje, país este pelo qual nos encantamos e que continuamos a respeitar, como nação soberana, livre e independente.

É neste local que contamos as nossas experiências, as nossas histórias, falamos dos nossos Camaradas, das nossas Unidades, recordamos com saudades os locais que conhecemos e onde convivemos, com gente aparentemente diferente de nós, mas que sentiram, como mais ninguém, as vicissitudes e os horrores da longa guerra que ali travamos com o PAIGC.

Cada um que regressou a casa, deixando pedaços de si mesmo naquelas terras de África, todos sentiram o gosto do seu suor, milhares regaram o solo com o seu sangue e algumas centenas perderam a sua vida. As privações forma de toda a ordem e os receios e os medos, também fizeram parte do nosso quotidiano.Quem consultar estas páginas encontra tudo isso aqui relatado e pormenorizado.

Desde o Soldado ao General, cada um a seu modo e de acordo com as suas responsabilidades, sentiu, viu e descreveu a sua vivência da guerra.O Luís e os seus co-editores, esperam continuar a contar com a colaboração dos tertulianos “efectivos” deste Blogue e dos Camaradas e Amigos que nos lêem, mesmo com aqueles que, por qualquer motivo não se querem expor publicamente, mas gostam de participar com os seus trabalhos e, ou, comentários.

Os co-editores que privam dia-a-dia, por e-mail ou pelo telefone, com o Luís, desejam-lhe tudo de bom e de melhor, que esta vida terrena lhe possa proporcionar.À Alice, mandámos um beijinho de parabéns por ser esposa do Luís e por o acompanhar nas manifestações públicas inerentes ao evoluir do crescimento do Blogue. A sua simpatia tem que ser realçada, pelo que consideramos esta página, também, sua por direito próprio.

Luís Graça, Virgínio Briote e Carlos Vinhal (2009)

Um blogue do Car… aças!

Luís Graça e Camaradas da Guiné
Estava baptizado o menino blogue
Contem-me uma história da guerra
Antes que a memória se "afogue"

Assim resolveu o Senhor Doutor
Lançar esta ideia cibernética
Com respeito por algumas regras
Coisas simples da moral e da ética

E ainda o "motor" aquecia...
E logo começaram a "chover"
Depoimentos e fotos da malta
E a catarse está a acontecer...

Histórias de sacrifício e dor…
Fome e sofrimento que bastem
"Eu estive enfiado num bu... rako."
"Eu sofri privações de toda a ordem."

Palavras gastas... cruéis, terríveis...
Entremeadas com tiros e rajadas
Dos combates dia-a-dia, entre...
Bombas, explosões e granadas

Descrições de ansiedade e angústia
Dos mil golpes-de-mão e facadas
Semeados de acções mortíferas
Das traiçoeiras minas e emboscadas

Narrações dos ferimentos e doenças
Das cicatrizes físicas e mentais
Das visíveis e pior… das ocultas
E de outras não menos infernais

Debates quentes e aferroados
De pontos de vista antagónicos
Originando algumas "trovoadas"…
E trocas de “mimos” lacónicos

Nem se esquecem os macacos
E muito menos os belos periquitos
As rãs, as cobras, os cabritinhos
E os amaldiçoados mosquitos

Piu… Piu… até os “periquitos” d’Abril
Do célebre ano de setenta e quatro…
Após o golpe que findou a guerra
Piam aqui… polémica e retrato

Lugar para soldados e generais
Que nos contam as suas vivências
Entre escritos com alma poética…
A simples factos e experiências

E jus fazemos aos nossos mortos
Inesquecíveis em tempo algum
Enquanto vivas as nossas memórias
Que nunca esqueçamos… sequer um!

E assim Luís Graça criou este sítio
Instituição de histórias e amizade
Fortalecidas pela camaradagem
Mais eu diria… pela fraternidade!

Obrigado Amigo e Camarada
Em mais este teu aniversário
E juram todos os nossos “bloguistas”
Qu’avemos de festejar o teu centenário

Os co-editores sempre atentos Eduardo Magalhães (de frente), Vinhal e Virgínio Briote (de costas).

2. Horóscopo do Signo de Zodíaco do Luís – Aquário.Signo Para melhor tentarmos avaliar o seu eventual perfil, acreditando nestas ancestrais sabedorias, fomos mais uma vez consultar um site que se tem vindo a tornar muito popular e se dá pelo nome de KAZULO (http://horoscopo.kazulo.pt/4866/signos-do-zodiaco.htm), que nos diz sobre os nativos do signo astrológico Aquário (21 de Janeiro a 19 de Fevereiro), o seguinte:

A personalidade de Aquário parece funcionar maioritariamente no plano mental. Intelectuais e com pontos de vista independentes, as suas opiniões vão muitas vezes de encontro às crenças populares e teorias gerais. Parecem estar à frente do seu tempo ou ser mesmo brilhantes e tendem a chocar com as suas ideias e modo de pensar.

São originais, criativos e possuem um temperamento bastante imprevisível, pendendo para a irritação quando os outros não percebem as suas ideias. Para um Aquário, a segurança está na companhia de pensadores como ele onde as suas ideias são compreendidas. Desprezam a hipocrisia, a falsidade e a imitação, e depositam toda a sua lealdade nos seus amigos.

Envolvem-se normalmente em organizações ou clubes onde todos beneficiam dos objectivos do grupo. São orientados para o contacto com as pessoas, relações às quais dão grande valor. Porque acreditam na igualdade, são o signo mais capaz e provável de alcançar uma relação platónica. Úrano na primeira casa astrológica realça estas qualidades.

As atracções recaem sobre Leão, pois estes conseguem realizar e levar a bom porto todas as ideias e são também a força central na relação. A frase chave é «eu sei» e Aquário é o signo fico de Ar.

Anjo:

O Arcanjo Ariel protege os nativos de Aquário. Quem nasce sob a influência deste Anjo é sonhador, idealista e extremamente humanitário. Evoluídos espiritualmente, estão sempre em busca de novos ideais. Impulsionadores da mudança, ajudam os outros a evoluir e é frequente dedicarem-se a actividades filantrópicas.

Apreciam a liberdade, não gostam de se sentir presos a nada nem a ninguém e por isso têm uma certa dificuldade em assumir compromissos.

O Arcanjo Ariel promove as mudanças positivas, ajuda na evolução espiritual e proporciona maior racionalidade e realismo.

3. Independentemente das mensagens e comentários que os nossos Camaradas enviaram e colocarão, futuramente, no local reservado aos mesmos, queremos em nome do Carlos Vinhal, Virgínio Briote e Magalhães Ribeiro e demais Camaradas da Grande Tabanca que por vários motivos, não puderam enviar as suas mensagens, cantar-te a seguinte cantiguinha:

PARABÉNS A VOCÊ,
NESTA DATA QUERIDA,
MUITAS FELICIDADES,
MUITOS ANOS DE VIDA.
HOJE É DIA DE FESTA,
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO LUISINHO...
UMA SALVA DE PALMAS!

E mais acrescentamos que:

O nosso maior desejo, neste teu aniversário, é que junto da tua querida família sejas muito feliz e que esta data se repita por muitos, bons e férteis anos, plenos de saúde, felicidade e alegria.

Que por muitos mais e boas décadas, este "aquartelamento" de Camaradas & Amigos te possa dedicar mensagens idênticas, às que hoje lerás nesta tua obra e nos cantinhos reservado aos comentários.

Estes são os nossos sinceros e melhores desejos destes teus Amigos e Camaradas.

Com montanhas de abraços fraternos.

4. Segue-se uma imagem que reflecte aquilo que nós pensamos, sobre a expressão e a figurinha que o Luís Graça apresenta, quando repara nas “trovoadas” provocadas por alguns Camaradas, nas suas trocas de “galhardetes” aqui no blogue, pensamos nós…

Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.
____________

17 comentários:

Anónimo disse...

CMSantos

Não costumo alargar-me em palavras e neste caso só me vem à cabeça felicitar o Luís, grande obreiro deste GRANDE espaço, pelo seu aniversário.
Muitos anos de vida e continuação de grandes projectos.

ESTOU e ESTAMOS CONTIGO.

CART 2339 68/69 Mansambo

Anónimo disse...

Desejo que continues a trilhar estes carreiros por mais umas comissões. E com o reconhecimento por teres criado, sabido juntar Camaradas dedicados (sempre a alinhar, sem um queixume) e por saberes gerir com muita habilidade este projecto, um abraço do v.briote.

Anónimo disse...

Os meus parabens. Feliz dia na companhia da familia.

vasco Ferreira

Unknown disse...

Caro Luís Graça

Que esta data se repita por muitos e longos anos na companhia da tua família são os meus sinceros desejos.

PARABÉNS

Armandino Alves

Anónimo disse...

Luís!

Apenas um palavra(quantas eu quereria dizer,e quantas já foram ditas pelos camaradas que me antecederam?).E algumas delas bem reveladoras do que és, do que representas,do que conseguiste fazer de nós, Ex-combatentes ostracizados, postos de lado, gente para "Deletar". Coadjuvado, é evidente, pelo magnífico naipe de Editores e escribas de primeira água, como temos muitos e todos sabemos disso, mas a primeira pedra, desta bela construção que dá pelo nome de "Blogue LuísGraça&Camaradas daGuiné" foi tua, é tua e de mais ninguém.
E regresso à palavra do meu início de comentário-desejo. Obrigado!- Obrigado pelo que me deste, pelo que me dás, pelo que partilhas(partilhamos todos) e pelo que continuarás(continuaremos) a partilhar. Porque a obra ainda não está acabada, e tu, e nós, ainda temos muito "mato", seja ele qual fôr, para bater(no bom sentido) e muito carreiro-trilho para "picar".
Parabéns Luís!- Que neste dia de aniversário tenhas tudo de bom, que mereces, e que o disfrutes na companhia dos teus mais chegados, que , virtualmente, os disfrutarás certamente na mente e no "cuore" de todos nós tertulianos desta Tabanca Grande.
E que, já agora, um dia destes, possamos beber um tinto alentejano, do bom, se possível lá para os lados do Alqueva, onde o Verão passado, de supetão, me encontraste, tu e a tua Alicinha, vocês é que me reconheceram,e eu, infelizmente, não te pude "ciceronar" como devia, dado a surpresa, e o facto de ter que regressar a Lisboa por motivos de saúde da minha esposa.
Mas haverá mais marés, e a gente contnua cá.
Bem hajas, Luís-

Francisco Godinho

Anónimo disse...

Luís,

Que dizer mais? Depois de tudo aquilo que todos os camaradas disseram?

Mantive o segredo!

Para hoje o maior desejo que passes um dia feliz com a Alice, o tiHenriques enfim com toda a famíria.

Vou beber um tinto alentejano, com uma saúde ao Homem que pôs em pé a verdadeira História da Guerra na Guiné!

Do tamanho do longo e sinoso Cumbijã, o abraço amigo.

Que venham muitos mais com saúde.

Mário Fitas

Sotnaspa disse...

Camarada, Luís.
Desde o primeiro dia que encontrei o blogue que, para mim a palavra camarada passou a ter significado, e isso posso e devo agradecer-te. Muito obrigado.
Desejo que este dia, sempre especial, (embora alguns de nós não deêm muita importancia), que o passes junto dos teus mais queridos, principalmente a Alice a Joana e o João, e os "velhotes".
E agora a fraze da praxe; que se repita por muitos e bons anos.

Um Grande Alfa Bravo.

ASantos

Jorje Narciso disse...

CARO LUIS

Por uma vez (durante o recente colóquio em Oeiras) tivemos a oportunidade, já prevista, de selar com um gesto de cumprimento uma rápida mas agradável troca de palavras de saudação.
Creio, no entanto, não ter sido essa a primeira vez que estivemos fisicamente perto, pois durante os anos de 69 e 70 fomos contemporâneos na Guiné; e isto porque,.para além daquela extraordinária coincidencia do meu reencontro como Humberto Reis, com quem constantamente convivieste, basta fazer um mero exercicio de cálculo de probabilidade, que aliás é também válido para qualquer outro camarada em qualquer ponto da Guiné:
Tendo eu sido, durante todo o tempo em que permaneci na Guiné um, dos em média, 5 ou 6 mecânicos permanentes na linha dos helis e que neles sempre voavam (excepção feita nas acções de embarque e desembarque de tropas durante operações), significa que também em média em cada 5 ou 6 vezes que um heli aterrou junto de ti, num deles estaria eu !

Cada um de nós cruza-se, pois, ao longo da vida com um incomensurável numero de pessoas; dessas, estabelecemos comunicação com uma quantidade ainda muito significativa, e destas conhecemos efectivamente um número ainda apreciável.
Só que: cruzarmos, contactarmos ou conhecermos, não representa, só por si, que se gerem "Proximidades". .Proximidades essas que podem até nem ser fisicas.
Mas quando tal acontece é nesse número naturalmente mais reduzido que estão aqueles com quem efectiva e assumidamente comungamos... AFECTOS; nas suas diversas, mas complementare, formas: Amor, Amizade, Camaradagem, Solidariedade, Compreensão, Consensualidade, etc.etc.

Pela forma como estás na vida, como te relacioinas com os que te rodeiam e mais ainda pela predesposição natural que possuis para gerar esses afectos,

QUERO,
à luz dos nossos (mesmo que eventuais) encontros anteriores, dos presentes e da sua continuidade futura, manifestar em jeito de parabéns o meu regozijo, pela celebração de mais esta tua primavera (não importa quantas somas já) e que, na sua continuidade futura, com os que te são queridos, mantenhas a tua nitida lucidez de pensamento, sempre acompanhada da forma fisica que mais desejares.
E PEDIR-TE TAMBÉM O FAVOR DE ME ACEITARES NO NUMERO DOS TEUS AMIGOS

Recebe um afectuoso abraço

Jorge Narciso

paulo santiago disse...

Ao grande Comandante deste Batalhão
de Sexas o meu grande abraço de
parabéns.
Continua com a mesma garra.

Anónimo disse...

Ao fazer correr perante os meus olhos todas estas mensagens (incluindo comentários) dedicadas ao Luís, ilustradas com as fotos dos respectivos autores (que fantástioca galeria!...), tive a sensação (incrívelmente próxima de uma realidade em todas as suas dimensões) de que estavamos (nós e ele) reunidos em volta de uma mesa, uma espécie de "Távola Redonda", em que todos, sem distinção, são heróis e se irmanam numa causa, que constitui, afinal, o grande projecto do homenageado. Para além deste, está, pois, de parabéns todo o corpo de co-editores do "brrelogue" pela forma espectacular e criativa com que marcou esta data muito especial.
Um abraço para todos,
Mário Migueis

Miguel disse...

Caro Luís
Juntamo-nos a todos aqueles que tiveram hoje a oportunidade de te felicitar pelo teu aniversário.
Gostariamos também de relembrar a importância do blogue - que em tão boa hora decidiste criar - junto do universo dos ex-combatentes da Guiné - a que, por simpatia, outros se têm juntado - e do efeito terapêutico que a sua leitura representa para tantos.
Que possa prosseguir por muito mais anos esta partilha de afectos e de memórias comuns, que tem contribuído para uma cada vez maior compreensão e aproximação entre nós.
Desejamos o melhor para ti e para a tua família, a qual certamente tem sentido a tua falta quando nos dedicas uma boa parte do teu tempo, mas que, pelo apoio que te tem proporcionado, te tem sem dúvida ajudado a sentires-te mais feliz.
Um abraço amigo
Giselda e Miguel Pessoa

Pagamico disse...

Parabéns Luís Graça feliz dia de aniversario na companhia dos que te são queridos.
Um abraço igual aquele que demos na noite de 12/06/2009.
Amílcar Dias

admor disse...

Luís,
Recebe um grande abraço e votos de muita saúde e muita força
para continuares ao leme deste grande navio, que trouxe tantas almas da nossa Guiné.
Feliz aniversário.
Para o ano há mais!
Até lá tudo de bom para o maior timoneiro do mundo.
Adriano Luís de Melo Moreira

Anónimo disse...

Caro Luis Graça

Não sei se já passaram 24 horas,mas se passaram paciencia, só tenho a apresentar as minhas desculpas pelo atraso,mas ando com problemas que me fazem passar os dias sem saber quais são.

Mas te desejo,um feliz,já passado,aniversário com muita paz e alegria, que nesta data por muitos mais anos possamos dizer:

PARABENS LUIS GRAÇA E MUITAS FELICIDADES

Um Abraço
António Paiva

Anónimo disse...

Mensagem do Luís Borrega, com data de ontem:Caro Camarigo Luís Graça
Lamento não ter jeito para poesia, mas desejo-te que passes um dia de aniversário cheio de saúde, em companhia dos teus entes queridos, que contes muitos mais e sempre como Comandante da enorme nau que é a tua criação: A Tabanca Grande.
Um Abraço Amigo
Luís Borrega

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Camarada Borrega: O que conta é a intenção ! Cada um toca o instrumento que sabe... Eu, por exemplo, nunca me dei ao trabalho de aprender o fula, e convivi com os fulas durante 22 meses... Tu fizeste um pequeno dicionário. Todos temos talentos, é isso que torna o nosso blogue divertido... Luis

Anónimo disse...

Hó críde amigue boa tarde,

Hê já vonhe uma nesquinha tarde para te dá os Parabans Luizim, mas é pormonde estas cousas cavida é béla nã é?

Camarada eu espero que tenhas passado o teu dia(as) junto com os teus, de Saúde e divertido, e que lá para 2200 quem sabe?... ou mais um bocadim a jante se váia incontrá que dizes Luizim?

Um Abraço desde o meio do Atlantico
Tomás Carneiro