quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5757: O Nosso Livro de Visitas (82): "Projecto de Documentário sobre Bafatá" (Silas Tiny)




1. Mais um dos nossos Amigos, de nome Silas Tiny, jovem realizador, se nos dirige, solicitando a colaboração à tertúlia do nosso blogue, para a colaboração na realização de um documentário sobre Bafatá.

Bafatá, 1962 a 2010



Amigos,

O meu nome é Silas Tiny e sou um jovem realizador, que neste momento está a desenvolver um documentário sobre a cidade de Bafatá, versando o período da Guerra Colonial e o tempo actual.

Neste momento preciso de entrar em contacto com portugueses, que lá tenham vivido e servido militarmente.

Queria saber se é possível colocarem um poste com a seguinte informação:

"Projecto de Documentário sobre Bafatá"

Aos camaradas da Guiné, Amigos e participantes no blogue, o meu nome é Silas Tiny e sou um jovem realizador que vive em Portugal.

Neste momento estou a desenvolver um projecto de Documentário sobre a cidade de Bafatá. Começo por explicar melhor o projecto. Este meu projecto surgiu quando li uma reportagem no blogue do Sr. Jorge Rosmaninho, que fala de um operador de cinema que viveu na cidade de Bafatá e que, ainda hoje, continua a fazer a sua rotina diária como trabalhador do Sporting Clube de Bafatá, como se ainda aquele cinema estivesse a funcionar.
Se quiserem até podem consultar mais pormenorizadamente a história clicando no link: http://opatifundio.com/site/?p=9.

Gostei tanto desta história, que pensei logo em fazer um documentário que abrangesse este homem, a cidade de Bafatá e o cinema do Sporting Clube desta localidade.

Quero fazer um apelo a todos os camaradas, seus familiares, amigos (ex-militares e civis), que tenham mantido alguma actividade nesta cidade, ou que saibam de histórias interessantes e importantes, ou que conheçam pessoas ligadas a estes temas, para entrarem em contacto comigo, mandando-me um pequeno e-mail descritivo, para o meu endereço de correio electrónico [...] ou através dos números de telemóvel [...] ou telefone [...].

Por favor, não hesitem.

Podem também consultar o site da produtora que está associada ao desenvolvimento deste projecto: http://www.realficcao.com

P.S. - A informação é esta. Peço-vos isto porque o vosso blogue tem tantos camaradas e porque vindo do blogue eles podem ficar mais entusiasmados a colaborar coisa que eu não tenho conseguido com muito sucesso até ao momento. Em anexo tem uma foto minha caso queira colocar.

Abraços e cumprimentos a todos,

Silas Tiny

___________


Nota de M.R.:

Vd. também os postes relacionados:

16 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5658: O Nosso Livro de Visitas (81): António Marquês, ex-Fur Mil da CCAÇ 4810 (Moçambique), comenta o nosso Blogue e dá-nos conta dos seus contactos com pessoas ligadas à Guiné-Bissau

3 comentários:

Luís Graça disse...

Silas: Parabéns pela ideia. Oxalá você consiga pô-la em prática. A história desse cinema, a cidadezinha (que eu ainda conheci como vila, florescente, a segunda povoação mais importante da Guiné durante a guerra colonial), as suas casas de traça colonial, as suas gentes, o seu rio (o Geba)... seguramente que darão um belíssimo documentário...

O meu filho, João Graça, médico e músico, passou por Bafatá em Dezembro de 2009, ficou lá um noite, e tem algumas fotos, incluindo a da fachada do cinema. Irei publicar aqui, com a autorização dele...

Silas, já agora, tem alguma relação com a Guiné-Bissau, próxima ou afastada ?

Luís Graça

Fernando Gouveia disse...

Silas:
Já há três semanas que temos trocado impressões sobre Bafatá, suas gentes e sobretudo sobre o cinema e só agora é que tive o prazer de ver com quem tenho falado. Sobre o assunto pricipal das nossas conversas está tudo decidido, mas quero dar essa notícia no blog em texto próprio.
Quando entender ligue-me.
Um abraço
Fernando Gouveia

Luís Graça disse...

Silas: Tem seguramemet mais um centena de referências a Bafatá, nos nossos posets (I e II Séroe)... Vejam a nossa lista de marcadores, na coluna do lado esquerdo deste blogue.

Veja também este meu texto poético, no meu blogue Luís Graça > Blogpoesia:

http://blogueforanadaevaodois.blogspot.com/2009/05/blogantologias-ii-81-bela-helena-abelha.html

(...) Lembrei-te de ti,
da história que se contava sobre ti,
passada em Ponta Coli,
entre o Geba e o Udunduma,
frente à vasta bolanha de Samba Silate,
agora seara inútil de capim alto,
com o cadáver do furriel vagomestre do Xime nos braços.
Lembrei-te de ti
e das minhas escapadelas a Bafatá…
Ia-se a Bafatá,
a bonita e alegre Bafatá colonial,
para limpar a vista,
entrar no café da Dona Rosa,
ver as manas libanesas,
comprar umas bugigangas da civilização,
comer o bife com ovo a cavalo na Transmontana,
dar um salto ao Bataclã
e passar pelo Teófilo,
para o copo de despedida,
antes de apanhar o último Unimog,
de regresso a Bambadinca...
(...)