sábado, 6 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5773: Parabéns a você (77): José Belo, se o calor da nossa amizade chegasse a Kiruna, a tua Lapónia era o Alqueva (Os Editores)



Suécia > Lapónia > Kiruna > Tabanca da Lapónia > 4 de Fevereiro de 2010 > O trenó do José Belo no dia de anos... Ninguém escreveu ao Capitão!... Falhou a Operação Apaga a vela, ó Zé!

"Vou tentar apresentar o mais frequentemente possível notícias locais, para que os Lusitanos saibam o que se vai passando a, só, 140 kilómetros do Círculo Polar Ártico. Coisas exóticas , tipo esta foto, quando pela manhä se procura o.....automóvel!

"Nos últimos dias, temperaturas quase Estivais! Os termómetros subiram dos 37 graus negativos para os 17 graus negativos. A partir de agora a luminosidade aumentará de 4 minutos por dia. Com isto quero dizer que estamos a passar das 24 horas de escuridão para um......aumento gradual do lusco-fusco até, dentro de alguns meses, vir a atingir as 24 horas de luz diária do tão falado Sol-da-Meia Noite.

"Para as donas de casa informo que está a haver uma acentuada subida dos precos da carne de rena (a tal, só com 4% de gordura e 24% de proteínas) devido a uma diminuição  do número de animais abatidos em relação  ao ano passado.Em 2009 foram abatidas 54.000 e no ano transacto  71.000.

"De acordo com as declaracoes do Sr. Lars-Ove Jonsson, porta voz do Parlamento Autónomo Lapão, este facto deve-se a um considerável aumento do número de predadores (lobos,ursos e linces).Foram estabelecidas cotas de ursos a serem abatidos (60),e lobos (80).

"Já agora,e por curiosidade,são abatidos anualmente em todo o País 70.000 (!!!!) alces para manter um equilíbrio na espécie.COMPREENDO QUE É COISA QUE VOS NÃO INTERESSA LÁ MUITO mas...não deixa de ser erótico! (Perdão, EXÓTICO!).-

"Gostaria de lembrar a todos os AMIGOS e CAMARADAS que a Tabanca da Lapónia-Lusitana (LIVRE) está aberta de par-em-par à muito bem vinda colaboração de todos" (...).

Fonte: Blogue do José Belo > Tabanca da Lapónia  (com a devida vénia...)


1. O José Belo [foto à esquerda, soba mira de um snipper...] faz aninhos no dia 4 de Fevereiro. O mesmo é dizer, que hoje ainda é  infante... A Op Apaga a Vela, ó Zé!, que deveria ter sido devidamente planeada e executada, abortou.  Ou melhor: nem sequer constava do mapa de operações. A cadeia de comando falhou de alto a baixo: do major de operações ao cabo radiotelegrafista, não havia sinais de vida... Por acaso, o general fizera uma ronda, pelo telefone, a partir de Lisboa, do Estado-Maior do Regabofe, e apanhou o major, em casa, a 300 quilómetros (!), com os trolhas da caserna a remodelar-lhe as casas de banho!... Uso e abuso de poder! Desvio de homens e, quiçá!, de materiais!... É coisa para Tribunal de Guerra!

Mas o mais grave, é que deixou o Cap José Belo sózinho com as suas renas, em Kiruna, a 140 km do objectivo, que era chegar primeiro que a concorrência  ao Círculo Polar Ártico!... De derrota em derrota, como vamos ganhar a guerra ? E ainda para mais com a ampulheta do tempo a despejar os grãos de areia, que emperra as máquinas e dão cabo dos neurónios dos homens...

Zé: No final, não houve festa de arromba, como tu querias... Ou nem é isso: apenas as palavrinhas de apreço e reconhecimento: Missão cumprida, capitão! Parabéns!... Enfim, lá apagaste as velas, triste, e mais velho, com tuas renas, mudas e quedas... No teu iglô faltou o calor humano da Tabanca Grande. E, como é pior a emenda do que o soneto, não te vamos dar os parabéns requentados... Por que, como diz o Álvaro de Campos, há coisas que não se podem servir nem comer frias, a dobrada à moda do Porto, o amor, a amizade:

Um dia, num restaurante, fora do espaço e do tempo,

Serviram-me o amor como dobrada fria.
Disse delicadamente ao missionário da cozinha
Que a preferia quente,
Que a dobrada (e era à moda do Porto) nunca se come fria. (...)

Vamos só dizer-te que já ganhaste, há muito, o nosso apreço, estima, amizade e camaradagem. Acredita: se o calor da nossa amizade pudesse chegar a Kiruna, tu a estas horas estavas com os pés de molho nas águas tépidas do Alqueva!...

Vamos, pois,  desejar-te que continues em forma, embora sempre sempre com saudades da tua terra natal e da boa gente que lá tens. A Op Apaga a Vela, Zé! vai ser montada e fica pronta para ser executada em qualquer dia do ano, sob o melhor dos pretexto, que és tu, grande lapão lusitano, espécie raríssima do nosso bestiário!...

A gente da Tabanca Grande vai runir-se, pela 5ª vez, talvez em Maio... Se cá estiveres, vais de certo aparecer para a gente finalmente se conhecer ao vivo, tirar a tua pinta, marcar-te, abraçar-te e nunca mais te esquecer no dia de anos e dos restantes 364 dias do ano... A vinculação, no nosso blogue, também passa por estes rituais: o tabanqueiro é como o filho da zebra que, ao nascer, se não  fixar logo instantaneamente o código de barras da mãe, está tramado, morre trucidado no meio de um milhão de patas.

Zé, no teu caso, acredita, essa do provérbio "Longe da vista, longe do coração",já não se aplica... Afinal, estamos tão perto uns dos outros, ao alcance de um clique... O que pode acontecer, é andarmos "desenfiados", como aconteceu ao Maior deste... Temos que repor a disciplina da caserna!...Na tropa, não há desculpas nem se pede desculpas, dá-se porradas...Aqui tens a palmatória... e a nossa mão!

Luís Graça

PS - Apreciamos também, de sobremaneira, o teu tão especial humor luso-lapónico...Temos as orelhas a arder... Mas deixa-me dizer-te: o Carlos Vinhal é o melhor major de operações que eu jamais conheci... E olha que eu trabalhei com dois batalhões... e vários senhores majores.

2. Aqui segue, para memória fitura (que a gente aprende com os erros e também sabe dar a mão à palmatória!) o folhetim das mensagens abortadas:

2.1. Do luso-lapão José Belo, de Kiruna com camaradagem e amizade (?), 5 de Fevereiro de 2010:~

Caros Camaradas e Amigos(?).

Há desgostos e........DESGOSTOS! Os que me conhecem pessoalmente sabem que, definitivamente, não sou....dessas coisas.

Quando me pediram a data do meu aniversário pensei pelo menos quatro vezes (e para mim é muito!) antes de colaborar. Não será por acaso que decidi aqui viver isolado tantas décadas. Regressado do CALOR AMIGO da Tabanca do Centro (que ainda sinto no coracão), sentei-me ontem, rodeado por uma manada de renas expectantes, frente ao computador, para em conjunto com elas apagar as "velinhas" do bolo de aniversário.............Nada!

As renas, extraordinariamente silenciosas devido à solenidade do momento (e só lhes digo que uma manada de renas faz mais barulho que um debate na Assembleia da República!) só abanavam a cabeça, por não me atrever a escrever...os cornos!

Enfim....lá lhes tive que explicar o tão antigo ditado Lusitano....."Longe da vista......" E, quando já estava disposto a um compromisso sentimental entre o "bolo com velinhas" ou um simples prato com "coubinhas cozidas"......chegou a meia-noite.

Hoje está mais escuro ,e mais frio, nesta Tabanca da Lapónia. Um abraço do José Belo.

2.2. Do nosso major de operações, Carlos Vinhal (entre outros programas, o responsável pelo "Parabéns a você", que é um caso de sucesso) (*):

Caro José Belo

Estou de rastos, sinceramente. Não tenho palavras para me justificar a não ser que neste momento estou atolado de coisas de ordem pessoal para resolver.

Por outro lado sou estúpido por querer assumir coisas que podia dividir com os meus camaradas que de boa vontade me ajudavam, mas sou assim e não há volta. Eles ainda trabalham e a minha intenção é não sobrecarregá-los.

Falhei contigo, ia falhando com outro camarada que faz anos amanhã, ia falhando com o Brás que faz anos no dia 10, e com o José Teixeira que faz anos também a 6. Repara que estes dois, como tu, não fazem parte da lista.

Esqueci-me completamente de registar os últimos dados que me foram enviados. Não tenho justificação.

Com a força da tua razão, foste no entanto acutilante ao dizer longe da vista, longe do coração. E o Zé Teixeira que ia passando, não fosses tu dar o alerta? Não saberás, mas ele sabe-o, tenho por ele uma consideração enorme, mas isso não impede vir ao de cima os meus limites.

Se não te importares, vou publicar a tua mensagem e esta minha resposta na série Dando a mão à palmatória, para que não fiquem dúvidas que no Blogue não há, nem haverá, tertulianos ordenados por qualquer critério objectivo ou subjectivo.

Não sabendo mais que te dizer para que me perdoes, desejo-te o melhor da vida e quero que fiques na certeza de que, se o calor da nossa amizade chegasse à Suécia, não haveria neve nessas paragens.

Este mail, segue com conhecimento dos meus camaradas Eduardo e Luís.

Um abraço amigo para ti do,

Carlos Vinhal

_____________

Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste da série: 6 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5772: Parabéns a você (76): José Teixeira, ex-1.º Cabo Enfermeiro da CCAÇ 2381, Mampatá, 1968/70 (Editores)

24 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Meu Caro Camarada

Duas ou três palavras só. Vale a pena conhecer-te mesmo só através da Net. Por isso, por tanta letra que se atravessou, nestes últimos tempos em nosso caminho de atabancados nestes lugares de afectos, te envio breve mensagem:
José Belo Parabéns muita saúde muitos anos a sentires que a vida é bela.

Abraço-te Amigo, em abraço forte e fraterno
Torcato

Joaquim Mexia Alves disse...

Oh meu camarigo José Belo

Apetece-me dizer à portuguesa, (agora sem cozido), "ora venham de lá esses ossos"!

Então tu fazias anos e não dizias nada!

Nestas coisas subtilmente, a gente aí por volta do almoço, ao perceber que se esqueceram de nós, mandamos um mail a dizer: "Não me peçam nada hoje que estou ocupado a organizar o meu jantar de aniversário". E "prontos" fica a coisa resolvida.

Mas eu tenho para mim que o Carlos Vinhal quis dar mais enfase ao teu aniversário e assim fingiu que se esqueceu para agora vir este "relatório" todo que chama assim muito mais a atenção para os teus anos!

O gajo sabe-a toda!!!

Agora a sério, recebe um forte abraço camarigo de parabéns, ainda muito a tempo, porque ainda não acabaste de fazer anos, que isso por aí ao que sei ainda é de noite!

Joaquim Mexia Alves disse...

Ainda outra coisa.

Por acaso comigo a coisa até funciona ao contrário, ou seja: longe da vista, mais perto no coração!

José Marcelino Martins disse...

A "máquina" devolveu-me o mail que te havia enviado ontem, Segue de novo, depois de expurgado das sinalécticas criptográficas:

Oi. Este é o qmail-send programa em relay4.ptmail.sapo.pt.
Eu estou receoso que eu não fui capaz de entregar a sua mensagem para os seguintes endereços.
Este é um erro permanente, eu desisti. Sorry it didn't work out.

--- A seguir esta linha é uma cópia da mensagem.


5 de fevereiro de 2010 16:10:17 -0000
De: josesmmartins@sapo.pt
Para: "joseph.c.belo"

Caro Zé Belo

Só agora vi no blogue que o meu estimado amigo e camarada, ainda que desconhecido porque uma contabilidade me impediu de ir a Monte Real, fez anos ontem.

Apesar de estarmos já no dia seguinte e com uma diferença horária a aumentar o tempo passado, aqui vai o meu abraço de parabens, e que este dia se repita por muitos anos, para ter o prazer de te saudar, deste cantinho à beira mar plantado.

Por favor! Dá recomendações minhas ao Pai Natal e diz-lhe que me tenho portado bem.

Abraço fraterno

José Martins

Zé Teixeira disse...

Apanhado de surpresa. Não deixa de ser uma surpresa muito agradável.Eu tinha obrigação de saber. Mas não sabia ou o pó que vagueia pelo sotão da memória escondeu a pasta onde estava escrito que fazias anos a 4 de Fevereiro. Notei que nesse mesmo dia, tu te lembraste dos meus anos e com receio de te esqueceres,(por causa da vodca com cerveja) enviaste antecipadamente, o quente (talvez frio devido ao gelo que grassa por aí) abraço para este teu amigo que nasceu dois dias depois de ti, te aturou durante aqueles longos meses na Guiné. Recordo que tu com medo de morreres com um ataque de bronquite (?)me entregaste, logo no inicio da Comissão uma caixa de injecções para combater essa possível doença, as quais andaram na minha bolsa de enfermeiro durante toda a comissão, para que o "meu alferes" não morresse de bronquite.
Como já tive oportunidade de te dizer, na prenda / livro que os meus filhos me ofereceram, vinhas tu ao lado do Zeca Afonso. Isto é, estiveste presente, bem presente no meu aniversário.
Eu é que falhei ao teu, mas não perdes pela memória.
Aquele quente e fraterno abraço de parabéns.

Zé Teixeira

Manuel Reis disse...

Caro Zé:

Não há muito para dizer. O rasto de simpatia que deixaste em Monte Real, deixou-nos um pouco mais sós com a tua partida para a Lapónia.

Sem pretender criar um clima de sentimentalismo doentio, a verdade é que, em todas as reuniões da Tabanca do Centro, vais estar presente. Ficaste,indossiavelmente ligado à Tabanca do Centro. Vou propor ao Homem Grande desta Tabanca, o também "Grande" Mexia Alves a tua "promoção" a sócio honoriário.
Como dizia o Luís estás à distância de um "clic".

Um abraço de parabéns pelo teu aniversário com o desejo de os continuar a contar!

Um forte abraço
Manuel Reis

Manuel Reis

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ ZÉ BELO, PEÇO-TE UMA GRANDE DESCULPA SÓ HOJE É QUE VI O TEU ANIVERSÁRIO, MAS MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA.
PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO ZÉ BELO
UMA SALVA DE PALMAS.
ZÉ BELO E QUE DAQUI A UM ANO EU TE ESTEJA CANTANDO MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

Anónimo disse...

Caro José Belo.

Como nunca é tarde e vale apenas a intenção, aí vai um grande abraço por mais um, para o ano há mais.

Um abraço solidário para o Carlos Vinhal, bem o merece.

Manuel Marinho

manuel amaro disse...

Cheguei.
Tarde, mas ainda dentro do controle.
Mesmo numa comunidade com poucas centenas de activos, é importante haver uns exemplares que marquem a diferença.
O Zé Belo é isso mesmo. É um de nós, mas com características muito específicas, que mesmo que seja difícil de explicar, nós sentimos que anda ali aquele espírito nórdico, tão diferente do nosso. Diferente, para melhor.

Parabéns Camarada. Votos de muitas felicidades.

Um Abraço

Manuel Amaro

Anónimo disse...

Dear Joseph, tardiamende mas com a mesma sinceridade de todos que em devido tempo te enviaram os parabéns, segue um abraço apertado com os desejos que tenhas passado um óptimo dia, quem sabe se, regado com um vinmho do Douro, ou será que não chegou nenhum à Lapónia?
Um abraço do
Vasco
P.S. Vens para o bacalhau com batatas a murro?
Vasco A.R.da Gama

Anónimo disse...

Caro José Belo,
Parabéns e Feliz Aniversário.
Ainda consegui chegar mais atrasada dos que se atrasaram.
Abraços
Filomena

Anónimo disse...

Caro José Belo,
De um imigrante para outro...a neve da tua Lapónia é da mesma cor da minha nos States.
Auqi (Ipara aquecer) eu bebo coca-cola...e aí?
Mando-te a garrafinha na volta do correio. Temos que brindar!
Parabéns,
José Câmara

Miguel disse...

Caro José Belo
Não consideramos que seja tarde para te dar os parabéns, mas compreendemos que a falta de notícias do burgo custa mais a quem está longe. Bom, pelo que sabemos, ainda por cima já tinha acabado o vinho cá da terra para fazeres as comemorações...
Mas mais vale tarde do que nunca.
Um abraço de parabéns. Adeus e até ao teu regresso...
Giselda e Miguel Pessoa

Anónimo disse...

Com atraso ou sem ele, não podia deixar de me associae a todos quantos te estão a felicitar por mais um dos milhares de aniversários que ainda te estão reservados (se não for por mais nada, será pela capaciadade de conservação desses ares quentinhos do Ártico)
Um abraço,
Mário Migueis

JD disse...

Zé Belo,
Que fantástica celebração. Só me resta juntar ao grupo que te felicita e desejar-te grandes venturas e alegrias.
E, já agora, continua a dar notícias eróticas desse lugar distante. Mesmo que seja só para falares da fauna indigena.
Um abraço de parabéns
JD

Juvenal Amado disse...

Foi um prazer conhecer-te na Tabanca do Centro.
Da Tabanca Grande já te conhecia. Mas seria um prazer conhecer-te noutro lugar qualquer, pois o facto nada têm a haver com o sítio, mas com a pessoa que és.

Neste dia envio-te um abraço de parabéns.

Juvenal Amado

Ps. Coisa tenho a certeza, não tens dificuldade em ter umas cervejas frescas aí na Suécia.

Anónimo disse...

Caro José Belo

Apesar de tardio aí vai o meu abraço de parabéns e que se repitam por muitos e saudáveis anos.

Jorge Picado

Hélder Valério disse...

Caro Zé Belo

Atraso por atraso, aqui vão também os meus sinceros parabéns!
Lamentei imenso ter perdido a oportunidade de conversarmos pessoalmente aquando da tua presença na 'Operação Cozido', mas a vida é assim mesmo.
Esperemos que haja mais outra possibilidade.
Lá vai então, uma vez mais, os votos de que apesar das renas (ou com elas..) tenhas passado um bom dia de aniversário.
Um abraço
Hélder S.

Colaço disse...

Sinceros parabéns com algum atraso mas a Lapónia é tão distante por esse motivo o Belo vai perdoar.

Um abraço
Colaço

Anónimo disse...

Obrigado por meterem dado a oportunidade de sentir,mais uma vez,que na Lusitänea somos...diferentes.Quanto mais se convive,conhece,ou mesmo se tem família (como eu) entre "outras gentes",se compreende que,ao nascer-se na Lusitänea embarca-se em viagem longa de uma vida. Nao resisto em agradecer com algumas palavras de Fernando Pessoa. "No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...eu era feliz e ninguém estava morto.Na casa antiga,até eu fazer anos era uma tradicao de há séculos.E a alegria de todos,e a minha,estava certa como uma religiao qualquer.No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,eu tinha a grande saúde de nao perceber coisa nenhuma.De ser inteligente para entre a família,e de nao ter as esperancas que os outros tinham por mim.Quando vim a ter esperancas,já nao sabia ter esperancas.Quando vim olhar para a vida,perdera o sentido da vida." Um grande abraco para todos.

António Graça de Abreu disse...

Atrasadíssimo, já não te envio os parabéns, mas vai um fortíssimo abraço e a certeza do gosto que tive em te conhecer em Monte Real, no "cozido" preparado pela Tabanca do Centro. De Matosinhos a Alfragide, da Lapónia a Xangai, Portugal e o mundo inteiro são pequenos para tanto tão ilustre tabanqueiro.
O teu amigo
António Graça de Abreu

Luís Graça disse...

Meu caro José Belo:

Para além das tuas queridas renas, a gente sabe pouco sobre ti, meu luso-lapão...

Quando foste exactamente para a Suécia, e porquê... Por onde andaste, o que fizeste, como sobreviveste, como resististe... Afinal, que crime cometeste oara te mandarem a Lapónia...

Como e quando chegaste a Kiruna ?

Sabemos também pouco da tua história de vida no TO da Guiné...

Claro, tens o direito ao sigilo, ao anonimato... Mas já que entreabriste a porta... Sabes como é o portuga, põe logo o pezinho na porta, para que tu não a feches...

Mais importante: quando voltas, este ano, a este jardim à beira-mar plantado ?

Espero que te tenhas divertido, no mínimo, com o nosso texto, atabalhoado, de parabéns...

Luís

Anónimo disse...

Caríssimo Camarada,Companheiro e Amigo Luis Graca. Como um simples "peao de brega",nao em toirada digna,mas num vasto circo barato,nao há muito na minha história de vida que possa interessar alguém,para além das renas,e de alguns senhores responsáveis por "arquivos menos convenientes" dentro da minha profissao passada.Como alguns deles possuem um espírito mais sensível que a mais virginal das virgens,acabam sempre por concluir:-Gozou c'a tropa!De certo modo sinto-me responsável em nao destruir o "menino interior" que vive dentro daqueles corpinhos de reformados que sabem mais sobre os como eu,que os nossos anjos da guarda! Mas irei tentar responder a algumas das perguntas em E-mail que te vou enviar. Um grande abraco amigo.

Anónimo disse...

Amigo
Como ex-inquilino do teu abrigo subterrâneo em Mampatá, embrulhado no pavor de ir para Gandembel mais dia menos dia, é uma vergonha não te ter mandado um abraço de felicidades no dia dos teus anos.Mas sei que me perdoas como eu já te perdoei por não me teres dito nada quando vieste ao cozido no mês passado...toma e embrulha. É verdade que a minha saude não anda famosa mas gostaria de voltar a conversar contigo.
Por agora ficamos assim e desculpa mais uma vez.
Um abraço do
Hugo Guerra