segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5790: Memórias de outros tempos (3): Porque rapei o meu bigode (Jorge Teixeira/Portojo)

1. Mensagem do nosso camarada Jorge Teixeira (Portojo)* (ex-Fur Mil do Pelotão de Canhões S/R 2054, Catió, 1968/70), com data de 6 de Fevereiro de 2010:

Carlos
Se achares que deves publicar, siga.

Um abraço do
Jorge Portojo



Porque rapei o meu bigode ou as meias palavras do meu Comandante Mário Belo de Carvalho

Catió, Junho ou Julho de 1969. As datas precisas fugiram-se-me.

O Comando do sector, da responsibilidade do senhor TCor Mário Belo de Carvalho, Comandante do BART 2865, com cerca de 5/6 meses de mato, foi visitado pelo senhor General Spínola.

Formados na parada para receber Sua Excelência, logo ali ficamos com a impressão de que algo ia acontecer de mau. Na realidade, algum tempo depois, o senhor TCorn Belo de Carvalho levou uma porrada e saiu para Bissau. A opinião da tropa bandalha, (leia-se: soldados, cabos e furrieis milicianos) foi que o Segundo Comandante, Major e posteriormente TCor Melo Machado (de quem ninguem gostava e ainda hoje assim alguns pensamos), tinha ajudado a colocar os patins ao nosso Comandante. Os motivos, nunca soubemos

Acontece que este senhor nunca foi pessoa bem vista entre a rapaziada, contrariamente ao Comandante Belo de Carvalho. Um cavalheiro, que dirigia a palavra a toda a rapaziada, jogava a bola connosco, pessoa bastante humana.
Portanto, Catió andava com os nervos à flor da pele. O meu Pelotão que era apenas adido para efeitos operacionais, de alimentação e alojamento, também sentiu o efeito. Creio que o meu alferes Comandante do Pelotão nesta altura estava de férias e nunca trocamos qualquer palavra sobre o assunto.


TCor Art Mário Belo de Carvalho - BART 2865

Em Julho, durante uma flagelação à unidade e população, (não lembro o dia porque passaram a ser frequentes e aí o calendário acabou) ou já estava fora ou saí para reforço de segurança no exterior. O Pelotão foi esquecido e não recebemos ordem de regressar. Quando clareou o dia dei ordem para regressar e formei o Pelotão em frente ao Comando. Quis saber porque fiquei sem comunicações durante toda a noite. A central tinha-me dito que todos se foram deitar e não poderiam entregar qualquer mensagem aos comandos a não ser assuntos urgentes.

O senhor Comandante Belo de Carvalho recebeu-me, já não me lembro muito bem da conversa que tivemos, mas duas coisas eu lembro: perguntou-me quem tinha dado ordem para regressarmos e quem deu autorização para eu usar bigode. Respondi-lhe que ninguém, às duas perguntas. Mandou-me destroçar o Pelotão. De imediato, dirigi-me aos lavabos e cortei o meu apendice piloso. Com um desgosto grande, pois os meus pais gostavam de mer ver com ele.

Em seguida entrei no Comando e pedi autorização para ser recebido pelo nosso Comandante. Fui aceite e então fiz talvez a minha apresentação mais solene desde sempre: om batimento de pés e pala como era norma:

- Apresenta-se a V.Ex.ª o Furriel Miliciano Jorge Teixeira do Pelotão de Canhões Sem Recuo 2054 com o bigode cortado.

Sorriso daquele homem, mas logo sério. Em sentido, está apresentado, pode retirar-se.

Porquê esta conversa toda, só para falar do meu bigode rapado? É que tudo tem uma razão. Ele que tantas vezes me viu de bigode, nunca fez qualquer observação. A situação em que se encontrava, a negligência do comando com o pessoal, etc. talvez a única coisa de que se lembrou foi de me dar uma "ripeirada".

Quando estive em Bissau, antes de ser internado no HM, já em Setembro, soube que ele estava de "castigo", aguardando ordens para regressar à Metrópole, numa daquelas casas dentro do Quartel General, à esquerda de quem entrava. Fui visitá-lo. Não me lembro minimamente do que falamos. Sei que o olhar do homem era vago, triste. Presumo que para um militar de carreira o pior que lhe poderia acontecer era ser recambiado para casa.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 1 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5741: Blogoterapia (142): Aquela janela virada para o heliporto (Jorge Teixeira/Portojo)

4 comentários:

Luís Graça disse...

Jorge:

Aconteceu a muitos mais oficiais superiores (majores, tenentes-coronéis)... Não sei se os de cavalaria escaparam. Como sabes, havia (nem sei se ainda há...) uma rivalidade tola entre os oficiais da Academia por causa da arma a que pertenciam...

Conheci, em Bambadinca, Sector L1, Zona Leste (entre Junho de 1969 e Março de 1971) dois batalhões, o BCAÇ 2852 e o BART 2917, e também aos respectivos comandantes o Com-Chefe enfiou os patins...

Pergunto-me: como poderíamos ganhar aquela guerra, com tantas "chicotadas psicológicas" nos nossos comandantes ?...

Talvez alguém tenha informação mais detalhada e reflexão sobre este tópico, este dossiê (que também é doloroso)...

Anónimo disse...

Sobre estas "chicotadas psicológicas" de que o Luís fala, posso dizer que ao Cmdt do BCaç 2885, o ComChefe não chegou a enfiar os patins, mas tive conhecimento, ainda que não muito detalhado pois o facto ocorreu antes de eu chegar, que no dia em que o pessoal do Destacamento do Bindoro (a Sul de Mansoa e junto do rio Geba) sofreu uma fortíssima emboscada quando vinha reabastecer-se, Sexa "Caco Baldé" aterrou de heli em Mansoa, pegou no Cmdt para visitarem o Bindoro e deixou-o lá ficar praticamente com "uma mão à frente e outra a atrás", ou seja com a roupa que levava no corpo.
E assim lá ficou uns dias (não sei quantos) até receber ordem de regressar a Mansoa.
O referido Oficial era Infante.

AB
Jorge Picado

Unknown disse...

Sabem rapazes. Eu andei por ali por ver andar os mosquitos. Não me disseram nada, não vi nada, não ouvi nada, não li nada. Mas é como as estórias das bruxas. Ninguém acredita mas que as há...
É tema para desenvolver por quem saiba.
Uma resposta ao Luís.
Voltei a deixar crescer bigode e posteriormente barba por volta de 1972. daquelas bonitonas, bem aparadas e etc. Que rapei totalmente e nunca mais usei desde que em Portugal, a partir de meados de 1974 e até Novembro de 1975, tudo que era "revolucionário" deixou crescer apendices pilosos asquerosos. Como me poderiam confundir com essa seita, resolvi diferenciar-me de novo.

Rui Santos disse...

Olá Potojo.
Pelotão de Canhões S/R 2054 ??
Pelas datas que deste,creio que estive lá na mesma altura, mas como falas em Alferes comandante, e eu recordo-me que o PCS ???? era comandado por um Aspirante, talvez esteja enganado.1
Desculpem o comentário atrasaddo só 5 anos
Rui Santos