sábado, 13 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5806: Tabanca Grande (202): Raul Rolo Brás, ex-Sold Cond Auto da CCAÇ 2381 “Os Maiorais”, Buba/Quebo/Mampatá/Empada, 1968/70



1. O nosso Camarada Raul Rolo Brás, foi Soldado Condutor Auto da CCAÇ 2381 “Os Maiorais”, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70, enviou-nos, com data de 11 de Fevereiro de 2010, a seguinte mensagem:



Olá amigos, camaradas e companheiros de guerra,

Assim me apresento:

Para quem não me conhece, sou o Raul Rolo Brás, nascido e criado em Salavessa, na data de 18/04/1946, concelho de Nisa, distrito de Portalegre, devidamente recenseado e editado para o serviço militar obrigatório, na data de 14 de Agosto de 1967.

Assim como qualquer bom português, no meu tempo, apresentei-me à chamada no dia 14/08/1967, Regimento de Lanceiros Nº 1 (C.I.C.A. 3), em Elvas, para frequentar a recruta e a especialidade de Condutor Auto.



Após 6 ou 7 semanas de instrução e o Juramento fidedigno á Bandeira Nacional, ainda em Elvas, fui destacado para o Regimento de Cavalaria Nº 6 no Porto, em 08/10/1967.




Permaneci com a especialização apontada mais 2 meses aproximadamente, findos os quais fui destacado para Regimento de Transmissões, também no Porto, no dia 26/11/1967, onde permaneci até finais de Janeiro de 1968.

Na perspectiva de aperfeiçoamento de condução em todo-o-terreno, onde revi e contactei novamente, com antigos camaradas da recruta, segui para Santa Margarida - Regimento de Cavalaria Nº 4, até à data de 18/03/1968.

Nessa data fui destacado para o Regime de Infantaria Nº 2, em Abrantes, permanecendo ali com o destino traçado até hoje na minha memória, á Guiné, no dia 30/04/1968.

Dali parti, integrado na Companhia de Caçadores 2381 “Os Maiorais”, no tão afamado e conhecido transportador marítimo Niassa (que para a guerra levou e trouxe tantos de nós como eu), no dia 01/05/1968.

Um abraço,
Raul Brás
Sold Cond Auto da CCAÇ 2381


2. Camarada Raul Brás, em nome do Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote e demais tertulianos deste blogue, quero dizer-te que é sempre com alegria que recebemos notícias de mais um Camarada-de-armas, especialmente, se o mesmo andou fardado por terras da Guiné, entre 1962 e 1974, tenha ele estado no “ar condicionado” de Bissau, ou no mais recôndito e “confortável” bura… ko de uma bolanha.

Tal como o Luís Graça já referiu inúmeras vezes, em anteriores textos colocados em postes no blogue, todos aqueles que constituíram a geração dos “guerreiros” do Império, temos alguma coisa a contar para memória futura e colectiva, deste período sangrento da História de Portugal, que foi a Guerra do Ultramar.

Foram 12 anos de manutenção de um legado histórico, à custa de muito sacrifício, privação de toda a ordem, dor, sofrimento, morte…

Como se não tivesse bastado, sofremos nos últimos 35 anos com o modo como os políticos portugueses nos tratam. Nós que, nos nossos 21/22/23 anos, demos o nosso melhor, como podíamos e sabíamos, muitas vezes mal treinados e armados, sabe Deus como alimentados e enfiados em autênticos buracos, feitos no lodo, em meios completamente hostis e perigosíssimos, sob vários aspectos, onde, além dos combates com o IN, enfrentávamos as traiçoeiras minas e armadilhas, e ainda tínhamos as doenças a apoquentar-nos (paludismos, disenterias, micoses, etc.).

Nós até nem pedimos muito além de respeito e dignidade, que todos nós merecemos pelo que demos a esta Pátria, queríamos, e continuamos a querer, no mínimo, que os nossos doentes, física e psicologicamente, sejam tratados condigna e adequadamente.

Oferecendo-te então as nossas melhores boas-vindas, ficamos a aguardar que nos contes estórias, que ainda recordes, e se tiveres fotografias daquele tempo que nos as envies, para as publicarmos aqui.

3. Não sei se já sabes, mas a tua companhia já tem entre o pessoal da Tabanca Grande, mais 4 Camaradas. São eles:

- o José Belo Alf Mil At Inf, o José Manuel Samouco Fur Mil At Inf, o 1º Cabo Enfermeiro José Teixeira e o Arménio Estorninho 1º Cabo Mec Auto Rodas.

Emblema e guião de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.
____________

Nota de M.R.:

(*) Vd. último poste da série em:


2 comentários:

Anónimo disse...

Meu saudoso Camarada,companheiro e Amigo Maioral. Fiquei muito contente por saber notícias tuas. Um grande e sincero abraco de BOAS VINDAS!

Zé Teixeira disse...

Olá Raúl. Bem vindo à blogosfera.
Estou feliz por te ver por estas bandas.
Vês como é fácil.
Agora é só continuares. Também tens estórias para contar. Estórias que partilhamos juntos em Mampatá, em Buba e em Empada.
Os Maiorais estão a ficar bem representados.

Cumprimentos à tua esposa e aquele abraço de irmão.
Zé Teixeira