quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5832: Álbum fotográfico do Júlio Tavares, Sold Cond Auto, CCS / BART 1913 (Catió, 1967/69) (Parte III) (Marisa Tavares / Victor Condeço)

Última parte da mensagem do Victor Condeço, ex-Fur Mil Mec Armamento, CCS/BART 1913 (Catió, 1967/69), membro da nossa Tabanca Grande, residente em Entroncamento  (foto à esquerda, quando jovem militar), com os comentários às fotos que ele selecionou do álbum fotográfico da Marisa Tavares, filha do nosso camarada Júlio Tavares (1945-1986), mais conhecido pelo seu nome de guerra,  Madragoa: era Sold Cond Auto Rodas, estando-lhe distribuída uma GMC, que ia habitualmente à frente, nas colunas logísticas; emigrou para o Canadá, em 1975, lá nasceu a sua filha Marisa, em 1978; faleceu em 1986, devido a doença prolongada) (foto à direita, quando jovem, em Catió):

 

- Fotos dos brincadeiras náuticas, terão sido tiradas no rio Cadime, Porto Interior de Catió, porto de abrigo da lancha LP2, a quem o bote insuflável pertencia. (a LP2 era a lancha que fazia o reabastecimento diário, de pão e água ao Cachil, na ilha do Como).



- Esta canoa transporta à proa o Sarg Dias e a seguir o Alf A. Garcia, ambos do SM, os outros não reconheço, mas a foto tem forte possibilidade de ter sido tirada na travessia do rio Ganjola para o destacamento do mesmo nome, único sítio onde era utilizado este tipo de transporte.




- Nesta foto já publicada, o pessoal está posando no local onde viria a ser construído o depósito de géneros, à esquerda de quem entrava pela porta de armas, por de trás é a parada e ao fundo o edifício do comando, erradamente colorido de rosa, pois sempre foi branco, como aliás tudo o resto à excepção da messe de sargentos antiga.



- As fotos seguintes são na esplanada e no interior do Bar Catió,  do libanês sr. José Saad. As fotos coloridas, tal como a anterior, são coloridas à mão por meio de pincel, hobby praticado pelo já falecido 1º Cabo Escriturário Vítor Santos, do Concelho Administrativo.




- Nas fotos em que o Júlio está escrevendo, por de trás dele vê-se uma estrutura de troncos de palmeira e cibes. Isto viria a ser o parque de viaturas e oficina auto, que pode ser vista já em funcionamento em outras fotos onde se vêm, a frente de um jeep, dois chassis de viaturas em cima de cepos e outra onde ainda sem cobertura se vê o Júlio na frente da GMC que conduzia.

Nesta oficina o pessoal do Serviço de Material, mecânicos, serralheiros, soldadores, electricistas, bate-chapas e pintores, a ferrugem,  como eram conhecidos, com o auxílio de alguns condutores, entre eles o Júlio, fizeram-se maravilhas na recuperação de viaturas que estavam na sucata, (já uma vez, P4253 falei destes trabalhos de reconstrução).




- Fotos de grupo, condutores e mecânicos, vendo-se na primeira ao centro o Sarg Dias e o Fur Mil Freitas, ambos mecânicos auto, nas outras duas só está o Freitas (o do bigode).



- O Júlio com dois camaradas no passeio central da avenida que ia da rotunda da Igreja à casa do administrador, aquela que se vê ao fundo com o Citroen 2CV em frente.



- O Júlio e o Fur Mil Viriato Dias, matando a malvada sede, nas traseiras do edifício do comando, próximo da messe de sargentos antiga.

Aproveito para pedir, se o Viriato nos ler que dê notícias, ou alguém que nos leia e saiba do seu paradeiro lhe transmita este meu pedido, pois foi um camarada a quem perdemos o rasto, e que muito gostaríamos de voltar a contactar.

- Estas fotos podem ter sido tiradas em Ganjola, assim como outras que estão no slid-show da Marisa e que são difíceis de identificar o local.





- Foto da exposição na Amura, [ em Bissau,] em Fevereiro de 1968, de armamento capturado e foto do helicóptero em Bissalanca- BA12, também capturado ao PAIGC, pelo menos era o que constava na altura.







- Fotos várias, no refeitório, no interior do aquartelamento, em frente da prisão e na aula de barbeiro, repousando algures na tabanca, e na bicicleta de vendedor de bebidas (ou gelados???, já não me recordo).



- E para concluir mais uma  foto (colorida), só com o Júlio, conhecido entre a rapaziada da CCS pelo Madragoa.

Comentário final:

Por último quero aqui deixar o meu apreço à sensibilidade e interesse da Marisa, em querer saber mais sobre o seu pai. É muito louvável esta sua atitude. Se ele fosse vivo,  teria imenso orgulho na filha a quem deu o ser. Se é possível haver algo que resta de nós para além da morte, esteja ele onde estiver decerto estará em paz e feliz com a filha que tem.

E como os filhos dos nossos camaradas nossos filhos são, como usa dizer-se aqui na Tabanca, disponha sempre da amizade dos camaradas de se pai.

Em Maio costumamos realizar um almoço convívio do nosso Batalhão, em que costumam aparecer bastantes camaradas com seus familiares, esposas, filhos e até netos. Devemos estar a receber a convocatória por todo o mês de Fevereiro.

Porque poderá ficar entusiasmada com a ideia em poder participar, logo que eu tenha a convocatória, enviar-lhe-ei uma cópia.  Dar-nos-ia imenso gosto a sua presença.

Aceite os meus cumprimentos.
Victor Condeço

Fotos: © Marisa Tavares (2010). Direitos reservados (*`)
_________

Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste da série: 11 de Fevereiro de 2010> Guiné 63/74 - P5802: Álbum fotográfico do Júlio Tavares, Sold Cond Auto, CCS / BART 1913 (Catió, 1967/69) (Parte II) (Marisa Tavares / Victor Condeço)

Sobre Catió, há mais de 80 referências (vd. lista de Marcadores / Descritores, na coluna do lado esquerdo). Vd. por exemplo postes de:

28 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5366: Memória dos lugares (58): Fotos de Catió e Priame (Benito Neves)

5 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5411: Memória dos lugares (59): Fotos de Catió e Priame II (Benito Neves)

E ainda:

 24 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5006: O segredo de... (8): Joaquim Luís Mendes Gomes: Podia ter-me saído caro aquele pontapé no...

1 comentário:

Anónimo disse...

In a similar sense, business people would be wise to offer their workers something to unite
under. This business will be operated in the owner's home and will
be done entirely about the internet. " Employees at Nike are encouraged being curious and ready to accept new ideas, whatever their source.

Also visit my blog - http://www.stallergenes.it