sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5885: Parabéns a você (82): João Carlos Silva, ex-Cabo Especialista da FAP, BA6 (Montijo, 1979/82) (Editores)

1. É com muito prazer e alguma inveja que, hoje dia 26 de Fevereiro de 2010, prestamos homenagem ao nosso camarada e amigo João Carlos Silva (ex-Cabo Especialista da FAP, BA6-Montijo, 1979/82) que está de parabéns.

Este misto de prazer e inveja, primeiro, tem a ver com a alegria que todos sentimos quando um camarada festeja o seu aniversário, logo desconta mais um ano aos que lhe faltam calcorrear até à meta, os 100. Em segundo lugar, não nos movendo nada de pessoal contra o João, sentimos já alguma nostalgia da ternura dos nossos 40 e tal anos. Que saudade... que inveja...


Muito a sério caro amigo João Carlos, estes teus camaradas um pouco menos novos, desejam-te uma longa vida, feliz e com saúde junto daqueles que são o motivo e o orgulho da tua vida.

Que este dia, em especial, seja passado com alegria junto dos teus familares e amigos, e que esta data seja festejada para além da existência terrestre destes teus amigos e camaradas mais velhotes, já que chegarão aos 100 muito primeiro do que tu.



2. Passou algum tempo desde que João Carlos Silva nos escreveu para nos envaidecer com as suas palavras de incentivo e admiração. Vamos lembrar:

Em primeiro lugar apresento-me, sou o João Carlos Silva “alfacinha” de gema pois nasci na “velha” rua da Palma (sabem aquele Fado “…ai Mouraria da velha rua da Palma…”, pois é essa mesmo) e vivi 24 anos na Freguesia dos Anjos. Actualmente (há quase outros tantos) resido no concelho de Almada (sempre com Lisboa à vista…, ou quase). Militarmente falando, servi na Força Aérea Portuguesa de 1979 a 1982, como cabo Especialista MMA na BA6, na esquadra 301 onde operavam os FIAT G-91 (esquadra criada em 1978, antes disso e desde Agosto de 1974 era a esquadra 62 com as aeronaves vindas do Ultramar e da BA5, in Historial da Esquadra 301). Resumidamente, comecei na Manutenção (como era da praxe) tendo posteriormente trabalhado sempre na Linha da Frente. Faço parte da tertúlia da linha da frente do blog Especialistas da BA 12 do companheiro Victor Barata, pelas razões que expresso nesta mensagem e porque ele (e restantes companheiros) me acolheu nesse espaço de forma generosa.

Porquê esta minha “atabalhoada” mensagem ? Bom, por várias razões. A principal, como se vocês precisassem com quase 1 milhão de visitantes desde Abril de 2005, será porque quero partilhar convosco o que pode sentir (por isso a objectividade não será o forte deste texto) alguém que não esteve na Guerra Colonial por via da idade.

Como é que chegamos aqui ?

Bem, eu lembro-me bem de quando “miúdo” pensar, com bastante receio, que em breve seria a minha vez de avançar para África no cumprimento de um dever que afectava toda uma geração de jovens portugueses (e também de jovens guineenses, só agora tenho essa percepção, o vosso blog também tem essa virtude). Para este sentimento muito contribuiu a comissão do meu primo Victor Condeço (membro da vossa Tabanca Grande) por terras da Guiné, mais concretamente em Catió, e especialmente quando o fomos esperar ao cais da Rocha Conde de Óbidos em Alcântara. Além disso, tenho vagas memórias das preocupações porque passava a família.

Adicionalmente, tenho um outro parente, por parte da minha mulher, que serviu na Marinha e teve 2 comissões na Guiné, operando nas lanchas naqueles perigosos rios. Mais recentemente, constatei que dois antigos colegas meus de trabalho fazem parte da Tabanca Grande, o Raul Albino e o António Matos (Garcia de Matos). Provavelmente não se lembrarão de mim, mas, eu como mais “moderno”, lembro-me deles.

Depois, porque tenho vindo a absorver toda a informação e especialmente nos últimos dias me chamaram especial atenção algumas mensagens. Por exemplo, o complexo tema de Guiledje, como podem existir visões tão distintas sobre os mesmos acontecimentos, as mensagens do António Martins de Matos e a resposta de Nuno Rubim na mensagem 3811, a mensagem 3816 do Miguel Pessoa, que muito bem dizes em comentário “Na América já estavas no cinema…em Portugal, nem sequer te (re)conhecem…”, a mensagem 3820 do Joaquim Mexia Alves, com a qual eu concordo bastante, e a mensagem 3824 do Virgínio Briote (comentário à mensagem 3820 do Mexia Alves).

Bom, eu leio tudo isto e fico preso a estes relatos que muitos dos mais jovens simplesmente ignoram ou não fazem ideia porque parece que foi considerado tabú (ver mensagem 3824 do Virgínio Briote).

É notável o número de visitantes que a vossa Tabanca Grande tem tido, reflexo significativo da importância que tem este assunto da Guerra Colonial e da possibilidade de os protagonistas expressarem a sua visão e os seus sentimentos.

É de louvar os contributos na primeira pessoa e a dedicação dos Editores do blog que permitem que todas estas mensagens cheguem a todos nós e que possam ficar registadas para que os vindouros venham a conhecer, assimilar e respeitar o passado. Não é possível criar uma identidade sem considerar o passado.

De certeza que já receberam, refiro-me a malta mais “moderna”, inúmeras manifestações de respeito e admiração pela missão cumprida no meio de todos estes sacrifícios físicos e psicológicos, no entanto, nesta sociedade actual em que muitos fazem gala em “rotular”, rebaixar ou tentar anular, os parceiros do lado sem sequer se darem ao trabalho de os conhecer (profissionalmente ou pessoalmente) apenas por um alegado espírito de competitividade aplicado superficialmente e sem nexo e que não sei aonde nos vai levar (parece que não está a dar resultado), faço questão de transmitir de forma muito clara o meu respeito e admiração por todos os ex-combatentes e às respectivas famílias que tanto sofreram.


Estas foram as suas impressões em Fevereiro de 2009. É da nossa responsabilidade não o desiludir.


3. Deixo agora estas fotos que temos em arquivo:

João Carlos Silva enquanto Cabo Especialista da FAP

João Carlos Silva aos comandos de um Fiat G91

João Carlos Silva na Base Aérea da OTA

João Carlos Silva, Especialista da Força Aérea Portuguesa, esteve presente no nosso IV Encontro acompanhado de seu tio Alberto Bártolo, à direita da foto, que é Reformado da Marinha de Guerra Portuguesa e que conhece muito bem os rios da Guiné.
__________

Notas de CV:

Vd. postes de João Carlos Silva de:

5 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3844: FAP (5): Reflexões sobre o Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (João Carlos Silva)
e
22 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3923: Tabanca Grande (122): João Carlos Silva, ex-Cabo Especialista da Força Aérea Portuguesa (1979/82)

Vd. último poste da série de 25 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5880: Parabéns a você (81): Gumerzindo Silva, ex-Soldado Condutor da CART 3331, Cuntima, 1970/72 (Editores)

9 comentários:

Anónimo disse...

Caro Carlos Silva.

Recebe um abraço de parabéns, neste dia que eu desejo que o passes feliz na companhia dos teus familiares e amigos.

Um abraço

Manuel Marinho

Hélder Valério disse...

Caro Carlso Silva

É com grande satisfação que te felicito pelo teu aniversário pois, para além da forma franca com que te apresentaste, és um garante que nós não falamos só para os nossos contemporâneos.
Então, com a responsabilidade de 'manteres a candeia acesa', recebe um grande abraço de parabéns.
Hélder S.

Anónimo disse...

Um forte abraço fraterno e um dia de anos comemorado como deve ser:
Com a familia, amigos e camaradas.

José Martins

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro Carlos Silva

aqui te deixo o meu abraço camarigo de parabéns por este dia.

Anónimo disse...

Caro camarada, João Silva.
Que o teu aniversário se repita, por muitos e virtuosos anos, com saúde, alegria e bem-estar, na companhia dos que te são queridos, e, que nós tertulianos, possamos assistir.
Parabéns e felicidades, no dia do teu Aniversário.
Um abraço.
José Corceiro.

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ JOÃO CARLOS
MAIS UM ANO, QUE ESTE DIA SEJA UM DIA CHEIO DE ALEGRIA E DE MUITA FELICIDADE E QUE SE REPITA POR MUITOS ANOS.
PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO JOÃO CARLOS
UMA SALVA DE PALMAS.
JOÃO E QUE DAQUI A UM ANO EU TE ESTEJA CANTANDO MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

Anónimo disse...

Caro Carlos Silva

Um abraço de parabéns por mais um aniversário. Que tenha sido passado com saúde e alegria com toda a família e se repita por muitos mais.

Um abraço
Jorge Picado

Colaço disse...

Parabéns ao nosso jovem camarada, para ir juntando uns anitos e chegar à minha bonita idade.

Um abraço
Colaço

João Carlos Silva disse...

Amigos, Companheiros, Camaradas,
Faz hoje 30 anos que, enquanto aluno da especialidade de Mecânico de Material Aéreo da FAP, estava de serviço de reforço na BA2-OTA no posto do Paiol Norte. Na altura, para um jovem de 18 anos, foi um aniversário que poderia dizer triste.
Hoje, seguramente foi um dia de aniversário muito diferente e felizmente junto da família e, graças às novas tecnologias, também junto dos Amigos.
O meu Obrigado pelas vossas mensagens e que possamos ir sempre estando juntos.
Saudações Especiais,
João Carlos Silva