sábado, 27 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5894: Em busca de... (119): Afilhado de guerra, Hélder Martins de Matos, ex-1.º Cabo Escriturário, Bafatá, 1963/64 (Felismina Costa)

As lavadeiras, os barcos e o Geba com as suas canoas.
Foto: © Fernando Gouveia (2009). Direitos reservados



Felismina Costa, no dia 27 de Fevereiro de 2010, deixou este comentário no Poste 5513*:

Boa-noite!
Tomei a liberdade de vos perguntar se algum dos senhores, conheceu um militar de nome Hélder Martins de Matos, 1.º Cabo Escriturário n.º 384/62, que prestou serviço na Guiné entre 1963/64, inclusivé, em Bafatá e de quem fui madrinha de guerra durante esse periodo. Lembro-me de que enviava a correspondência para o SPM 1588 - Guiné.

Com o regresso perdi o contacto, eu tinha à data 15 anos, e um destes dias lembrei-me de pesquisar na NET sobre a guerra da Guiné e encontrei o vosso blog que acho muito interessante pelo vosso espírito de camaradagem e sobretudo por não deixarem morrer um tempo... o tempo da vossa juventude, donde trazemos quase sempre as melhores recordações da nossa vida.

Agradecia-vos que se tiverem notícias desse senhor que refiro, me enviem o seu contacto para o meu e-mail: felismina.mealha@hotmail.com.

Para mais fácil identificação, envio estas duas fotos do Hélder à época.



Com os meus cumprimentos, faço votos para que durante muitos anos os senhores se continuem a encontrar nos vossos almoços e em outros eventos que vos aprouver.

O meu muito obrigada pela vossa atenção.
Sou respeitosamente:
Felismina Costa


2. Comentário de CV:

Cara amiga Felismina Costa
Estamos a publicar este poste na espectativa de que algum camarada que esteve em Bafatá entre 1963/64 o leia e possa dar uma pista quanto ao paradeiro do camarada Hélder Martins de Matos.
Os elementos que nos fornece são muito escassos, pelo que se se lembrar de mais algum pormenor acerca do nosso camarada, envie para nós.

Entretanto na nossa tertúlia temos alguns camaradas especialistas em dar pistas para ajudar na pesquisa.

Fiquemos então com a esperança de que se há-de arranjar alguma informação.

Dirigindo-me agora directamente à tertúlia, deixo o meu pedido a quem possa fornecer pistas a esta Madrinha de Guerra que não se esqueceu o seu afilhado, mesmo volvidos estes anos todos.

Para a amiga Felismina Costa as nossas homenagens e o agradecimento pelas palavras simpáticas que nos dirige.

Carlos Vinhal
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 21 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5513: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (19): Referências a lugares

Vd. último poste da série de 18 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5837: Em busca de... (118): O meu meio-irmão, filho de Júlio Tavares, o Madragoa, nascido presumivelmente em Catió, e hoje com 42 anos, se for vivo (Marisa Tavares, Canadá)

3 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Carlos Vinhal, em resposta ao pedido de mais elementos que possam ajudar na localização de Helder Martins de Matos, recordo que ele,(segundo me disse)trabalhava na indústria hoteleira, antes de ir para o seviço militar.Recordo inclusivé de me ter dito que à data trabalhava no café Londres, na praça de Londres em Lisboa. A ideia com que fiquei dele, é a de um rapaz educado e delicado. Pouco ou nada comentava da situação vivida na altura. Guardo ainda as fotos que me enviou de Bissau, e de BRÁ.
Muito obrigada a todos os que se interessarem em procurar saber do seu paradeiro e muito especialmente aos senhores Carlos Vinhal e José Martins, pelo empenho demonstrado.
Mais uma vez, o meu muito obrigada.

Felismina Costa

SPM 0028 disse...

Boa Noite

Caso a nossa amiga Felismina Costa vier ver estes comentários, informo quew este nosso camarada, pelo SPM, pertenceu ao Batalhão de Engenharia 447 (informação dada pela nossa amiga Teresa Almeida (Liga Combatentes) a meu pedido.

Deve ter estado destacado em Bafatá, na engenharia, claro.

Já contactei a freguesia de Belver, mas ainda não obtive resposta.

Aguardo contacto daquela autarquia.

Vamos unir esforços, para por a madrinha em contacto com o afilhado.

Afinal estamos a chegar à Páscoa.

José Martins

Anónimo disse...

Boa-noite Sr.José Martins!

Os vossos esforços estão a dar frutos, e eu fico muito contente!
geralmente, todo o esforço é recompensado, e é muito gratificante saber,que há gente que se interessa e põe os seus conhecimentos ao serviço dos outros.
Espero ter o prazer de contar ao Helder da vossa pronta disponibilidade na tentativa de o encontrar-mos.
Espero que o meu nome ainda lhe recorde a madrinha, (que não conhece pessoalmente)mas que num tempo, que o justificou, esteve tão pronta, como os Senhores agora, na procura do seu contacto.
realmente a Páscoa está próxima!
É TEMPO DE AFILHADOS!
Muito obrigada a todos, pois sei que muita gente está a trabalhar no sentido de tornar possível, nem que seja por e-mail (a nova forma de conrespondência), o nosso contacto.
Estou convencida de que brevemente as notícias chegarão confirmando a sua localização algures.
Bem-hajam, a todos os empenhados na sua procura.

Não vale desistir!

Saudações amigas da:

Felismina