domingo, 28 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5913: Os nossos médicos (18): Um repasto de carne de sagui (macaco) (Mário Silva Bravo)


1. O nosso camarada Mário Silva Bravo (ex-Alf Mil Médico na CCAÇ 6, Bedanda, 1971/72) enviou-nos a seguinte mensagem, em 5 de Fevereiro de 2010:

Camaradas,
O nosso blogue também é feito de estórias simples e engraçadas. Em 04 de Fevereiro p.p. o nosso Camarada Amaro Samúdio, enviou-me a seguinte mensagem:

Que me lembre, só conheci, nos 13 treze meses que estive naquele quadrado de arame farpado chamado Guiléje, o Dr Mário Bravo.



És o médico dos "Gringos de Guiléje".


Ias lá regularmente, e ficavas dois ou três dias. Era assim não era?


Os civis de Guiléje, e os militares também, sabiam que tinha chegado o médico e enchiam o posto de enfermagem. Lembras-te?


Nós, os enfermeiros, comentávamos: o médico é um gajo porreiro.


E eras de facto boa pessoa.


A tua simpatia era grande, suponho que a terás mantido até hoje dia em que fazes 64 anos e que eu desejo se repitam por muitos e muitos.


Um grande Abraço
Amaro Munhoz Samúdio


Em resposta a esta mensagem, em 5 de Fevereiro de 2010, respondi-lhe assim:


ANIVERSÁRIO 64 ANOS

Meu Caro Amaro Samúdio,

Fiquei muito emocionado com as palavras que me enviaste no dia dos meus 64 anos.

Como é bom ler coisas tão sinceras e verdadeiras, como as que escreveste. Todas as referências que apresentas, correspondem às minhas passagens por Guileje.
Tempos difíceis, que foram ultrapassados com a ajuda de um grande sentimento de entreajuda e amizade, que nos tempos que correm e fora desse ambiente é muito difícil encontrar.

Lembro-me muito bem dessas minhas viagens e de coisas engraçadas que me aconteceram.

Um dia, o cozinheiro da companhia, decidiu fazer um prato especial, porque estava lá o médico (eu!).
E vai daí e com a cumplicidade do Capitão, que julgo chamar-se Delgado, preparou uma refeição com carne, que vim a saber, no fim do repasto, tratar-se de carne de sagui (macaco).

Estava mesmo bom!!!

Um abraço,
Mário Bravo
Alf Mil Médico da CCAÇ 6

Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.
___________

Nota de M.R.:

28 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5910: Os nossos médicos (17): Os médicos na Guiné. Relato médico (Mário Silva Bravo)

5 comentários:

Luís Graça disse...

O Capitão dos Gringos de Guileje era o Cap Mil Abílio Delgado que conheci em 2008, no Simpósio Internacional de Guileje... Foi o capitão miliciano mais jovem do TO da Guiné, com 21 ou 22 anos... Vive na Ericeira.

Anónimo disse...

V. Algumas fotos em http://www.youtube.com/user/TheArcosta, postadas por Alfredo Costa. Talvez emigrado nos Estados Unidos ou Canadá.
Abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

Embora eu não seja zoólogo nem primatólogo, interesso-me por esta área cientifica... Sem querer armar-me em senhor professor, deixa-me, Mário, fazer aqui um esclarecimento: salvo melhor opinião, não há "saguis" na Guiné nem em África... Os "saguis" são pequenos macacos do "Novo Mundo" , pertencentes à família "Callitrichidae"...

É a designação comum de várias espécies existentes no Brasil e noutras regiões ds América do Sul... Aliás, a palavra "sagui" vem do tupi...

Em Guileje deves ter comido carne de "sancu" (macaco), africano, talvez maco-cão ou macaco-fidalgo (que ainda abunda no Cantanhez), mas não de "sagui" (que é brazuca)...

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar o poste anterior: Luís Graça

Anónimo disse...

Luis,

Se o pequeno macaco na Guiné chamado "macaco de tarrafo", que habita na vegetação baixa junto dos rios e seus braços não é um sagui (ou saguim), como devemos chamá-lo?
Ouvi chamar-lhe, também, "macaco gato" porque emite sons idênticos ao miar dos gatos bébés.
No Brasil também chamam "pão-duro" ao "forreta" e há avarentos dos dois lados do Atlântico...
Há, aliás, fotos de "macacos de tarrafo" no Blogue, como mascotes de soldados.
Alberto Branquinho